Pular para o conteúdo principal

O CRIADOR DO I CHING Fu Hsi (伏羲; Pinyin: fúxī)

Os chineses têm defendido que sua civilização foi fundada por seres anfíbios que tinha cabeça de um homem e uma cauda de peixe. A entidade, chamada Fuxi, foi descrita como macho ou fêmea.


















RICHARD WILHELM










Os chineses têm defendido que sua civilização foi fundada por seres anfíbios que tinha cabeça de um homem e uma cauda de peixe. A entidade, chamada Fuxi, foi descrita como macho ou fêmea. A data tradicionalmente atribuída a ele é 3.322 aC. Na mitologia chinesa, Fu Xi ou Fu Hsi foi o primeiro da mítica Três Soberanos da China antiga. Ele é um herói da cultura a fama de ser o inventor da escrita, a pesca ea caça com armadilhas.
Fu Xi nasceu a atingir média inferior do Rio Amarelo, em um lugar chamado  Chengji (possivelmente moderna Lantian, Shaanxi ou Tianshui, Gansu). Segundo a lenda, a terra foi assolada por uma grande inundação, e apenas Fuxi e sua irmã Nüwa sobreviveu. O aposentado a Montanha Kunlun onde rezou por um sinal do Imperador dos Céus. O ser divino aprovado a união e os irmãos começou a procriação da raça humana. Fu Xi, em seguida, veio a governar seu falecido embora existam relatos de seu longo reinado variar entre as fontes de 115 anos (2852-2737 aC) a 116 anos (2952-2836 aC). Ele viveu por 197 anos e morreu por completo em um lugar chamado Chen (Huaiyang moderna, Henan) onde seu mausoléu ainda podem ser encontrados.
Durante o tempo do seu antecessor Nüwa (que segundo algumas fontes foi também a sua esposa e / ou irmã), a sociedade era matriarcal e primitivo. O parto era considerado milagroso não exijam a participação das crianças do sexo masculino e apenas sabia que suas mães. Como o processo reprodutivo foi melhor compreendida antiga sociedade chinesa se mudou para um sistema patriarcal e Fu Xi assumiu uma importância fundamental.
Fu Hsi ensinou seus súditos a cozinhar, a pescar com redes, e para caçar com armas de ferro. Ele instituiu o casamento e ofereceu o primeiro ar livre sacrifícios ao céu. Uma tabuleta de pedra, datada de 160 DC mostra Fu Hsi com Nüwa, que era sua esposa e sua irmã.
Tradicionalmente, Fu Hsi é considerado o criador do I Ching (também conhecido como o Jing Yi Yi ou Zhou), que o trabalho é atribuído à sua leitura do Mapa Ele (ou do Rio Amarelo Mapa). Por essa tradição, Fu Hsi tinha a disposição dos trigramas do I Ching revelado a ele de maneira sobrenatural. Esta disposição precede a elaboração do I Ching, durante a dinastia Zhou. Fu Hsi disse ter descoberto o arranjo em marcas nas costas de um mítico dragão-cavalo (às vezes diz-se que uma tartaruga), que emergiu do rio Luo. Esta descoberta é também disse ter sido a origem da caligrafia. Fu Hsi também é creditado com a invenção do Guqin, juntamente com Shennong e Huang Di.



Há cerca de seis ou sete mil anos havia um mito universal de que todos os seres eram provenientes do ÚTERO de uma  DEUSA MÃE; tal mito da criação universal teve lugar durante uma fase informe do mundo, aonde nada podia ainda ser identificado. Inicialmente cultuada na ÍNDIA, como KALI, a Mãe Informe, recebeu depois o nome de TIAMAT (Babilônia), NU KUA(China), TEMUT (Egito), TÊMIS(Grécia pré-helênica) e TEHOM(SÍRIA e CANAÃ) --este último foi o termo usado mais tarde pelos escritores bíblicos para ABISMO. As mais antigas noções de criação se originavam da idéia básica do nascimento, que consistia na única origem possível das coisas e esta condição prévia do caos primordial foi extraída diretamente da teoria arcaica de que o útero cheio de sangue era capaz de criar magicamente a prole. Acreditava-se que a partir do sangue divino do útero e através de um movimento, dança ou ritmo cardíaco, que agitasse este sangue, surgissem os "frutos", a própria maternidade. Essa é uma das razões pelas quais as danças das mulheres primitivas eram repletas em movimentos pélvicos e abdominais. Muitas tradições referiram o princípio do coração materno que detém todo o poder da criação. Este coração materno, "uma energia capaz de coagular o caos espumoso"  organizou, separou e definou os elementos que compõem e produzem o cosmos; a esta energia organizadora os gregos deram o nome de DIAKOSMOS, a Determinação da Deusa. Os EGÍPCIOS, nos hieróglifos, chamaram este coração de ab e os HEBREUS foram os primeiros a chamar de pai (ainda que masculinizassem, a idéia fundamental de família e continuidade da vida não era patriarcal).
O coração e o sangue definem um elo imanente a todos os seres que dele nasceram e uma idéia de coração oculto do universo que pulsa e mantém o ritmo de ciclos das estações, dos nascimentos, mortes, destinos. Este é o significado que está no LIVRO DOS MORTOS ou das mutações. No mesmo sentido o livro chinês é denominado Livro das Mutações.
O nome chinês dado à Mãe Primordial e informe é Nu Kua, nome referido também entre os egípcios, gregos, mesopotâmicos e hindu. As referências a ela remontam há 2.500 a.C. e a imagem permanece venerada nas regiões setentrionais. KUAN YIN ou A Mulher é uma deusa dos casamentos e das mulheres em geral. O corpo original do I Ching chama-se (oito Trigramas) e os sessenta e quatro hexagramas são denominados por kua, derivado linguístico de Mãe Primordial ou Nu Kua.


O I Ching escapou da grande queima de livros feita pelo tirano Ch'in Shih Huang Ti, no tempo em era considerado um livro de magia e ADVINHAÇÃO, o que levou a escola de magos das dinastias Ch'in e Han a interpretá-lo segundo outras visões A doutrina do yin-yang foi sobreposta ao texto. O sábio Wang Pi veio a resgatá-lo como livro de sabedoria.
Houve várias traduções do "I Ching" para línguas ocidentais, algumas claramente desrespeitosas, tratando a cultura chinesa como primitiva. A tradução de Legge fez parte da série Sacred books of the East (Livros sagrados do Oriente), e foi traduzida também para o português.
RICHARD WILHELM traduziu o I Ching para o alemão ao longo dos anos em que viveu na China, inclusive durante a invasão japonesa, quando a cidade em que estava foi cercada. Teve o apoio de um velho e sábio mestre, Lao Nai Suan, que morreu ao ser concluída a tradução. A edição alemã é do ano de 1923. Wilhelm traduziu também outro clássico chinês, o TAO TE CHING.

REFERÊNCIAS
  • I Ching of the Goddess: Divination Kit (Boxed Set with Cards) (2001) ISBN 1-931412-72-3

  • Women And Religion: Sexism In The Christian Tradition (1997) [speech] http://ffrf.org/fttoday/1998/jan_feb98/walker.html

    Richard Wilhelm in the German National Library catalogue (German)

    1. NOW-NJ National Organization of Women - New Jersey short biography
    2. Freedom from Religion Foundation short biography
    3. Walker Treasury Project online community of Walker fans

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    OS MISTÉRIOS DO 11 DE SETEMBRO "PORQUE A VERSÃO OFICIAL NÃO PODE SER VERDADEIRA"

    TODOS OS MISTÉRIOS FORAM DESVENDADOS NESTE DOCUMENTÁRIO RTP 2 - 11 de Setembro A Grande Farsa (Completo) NÃO FOI UMA AERONAVE QUE ATINGIU O PENTÁGONO ISTO JÁ ESTA PROVADO AUTOR QUE DENUNCIAVA 11/09 É ENCONTRADO MORTO AUTOR QUE DENUNCIAVA O 11 DE SETEMBRO COMO UM PLANO AMERICANO É ENCONTRADO MORTO JUNTO COM TODA FAMÍLIA Phillip Marshall, pesquisador, escritor e ex-piloto da CIA, foi encontrado morto em 2 de fevereiro de 2013, com sua esposa e filhos. Até mesmo o cão da família foi morto. As autoridades tratam a questão como suicídio, mas de acordo com aqueles que o conheciam Phillip, ele vivia com medo desde q...ue ele publicou seu livro "The Big Bamboozle: 9/11 e a Guerra ao Terror", em que culpa o governo dos Estados Unidos para os ataques. Phillip escreveu no livro que a administração Bush, com a cooperação de inteligência saudita, foi responsável pelos ataques terroristas de falsa bandeira 11 de setembro de 2001 às Torres Gêmeas. De ac

    ARTUR BERLET E A REVELAÇÃO (UMA CIDADE COM 90 MILHÕES DE HABITANTES) NOSSO PLANETA O PRÓXIMO ALVO?

    Aliás, todas as evidências indicam que existe mesmo uma certa raça malévola dos tripulantes de OVNI que tem um grande interesse em destruir a nossa civilização, muito possivelmente para se apoderar da Terra - um verdadeiro paraíso infelizmente tão desprezado e maltratado por nós mesmos! Nada, nada mesmo, impede que certas criaturas, tal como nos falam os relatos bíblicos sobre a "Tentação da Serpente", de tempos em tempos se aliem com algumas nações, fornecendo tecnologia e assim estimulando nos bastidores, e graças à nossa estupidez, o nosso próprio fim! Artur Belet, um brasileiro seqüestrado para exames por tripulantes de um OVNI no Estado do Rio Grande do Sul, ouviu de um deles precisamente isto: "Chegamos à conclusão que vocês não suportarão por durante muito tempo a curiosidade de ver o estrago que fazem todas as suas armas. E quando isso acontecer, não poderão escapar dessa devastação, porque com poucas bombas daquelas (nucleares) contaminarão tod

    O PROJETO JANUS

    Eis aqui um pequeno exemplo de poder: Imaginemos que sois o novo rei de um país e desejais ter a segurança de continuar sendo. Então, convocais separadamente duas pessoas das quais tendes a certeza de que elas farão o que lhes direis. Para uma dareis diretrizes “de esquerda” e a financiareis para que ela possa criar um partido.  Com a outra agireis da mesma forma, fazendo-a criar um partido “de direita”.  Acabais de dar vida a dois partidos de oposição, financiais a propaganda, os votos, as ações e estais exatamente a par de seus mínimos planos. O que significa que controlais os dois. Para que um partido tenha vantagem sobre o outro, só tendes de lhe dar mais dinheiro. Os dois chefes de partido crêem ter-vos a seu lado, e sois assim “amigo” dos dois.   O povo é assim, dessa forma, preso nesse vai-e-vem entre “esquerda” e “direita” e sequer pode imaginar que, como rei podeis ser a origem da dissensão. O povo até vai pedir-vos auxílio e conselho.  Golbery seria o idealizador do Projeto J