O arquétipo universal do adversário escatológico: Anticristo, Āsurī Sampad, Ahriman, Armilus, al-Dajjāl e as forças involutivas nas religiões e mitologias

 




O arquétipo universal do adversário escatológico: Anticristo, Āsurī Sampad, Ahriman, Armilus, al-Dajjāl e as forças involutivas nas religiões e mitologias

Introdução — Entre o adversário, o enganador e a restauração

Poucos temas religiosos atravessaram tantas culturas quanto a figura do adversário escatológico: aquele que aparece, em diferentes tradições, como opositor da ordem divina, agente da corrupção, enganador da humanidade, inimigo do Messias ou princípio associado à deterioração da ordem cósmica.

No cristianismo, essa figura está relacionada ao Anticristo, ao “homem da iniquidade”, à Besta do Apocalipse e, posteriormente, a outras representações do mal escatológico. No judaísmo posterior encontramos tradições sobre Armilus, Gog e outros adversários messiânicos. No zoroastrismo aparece Angra Mainyu/Ahriman, associado às forças destrutivas. Na escatologia islâmica encontra-se al-Dajjāl, o grande enganador. Na tradição hindu, a Bhagavad-Gītā apresenta a oposição entre daivī sampad — qualidades divinas — e āsurī sampad — qualidades associadas aos asuras (BHAGAVAD-GĪTĀ, 16.1–24).

Ao lado dessas tradições existe uma fonte judaica do período do Segundo Templo particularmente importante para a história da demonologia: 1 Enoque.

O chamado Livro dos Vigilantes, preservado em 1 Enoque 6–16, desenvolve a breve narrativa de Gênesis 6:1–4 e apresenta os Vigilantes, sua transgressão, a geração dos Gigantes e, posteriormente, os espíritos dos Gigantes mortos, que permanecem na Terra como espíritos malignos (NICKELSBURG; VANDERKAM, 2012).

A presente investigação não parte da premissa de que todas essas figuras sejam uma única entidade.

Ao contrário: o primeiro princípio metodológico será não confundir semelhança estrutural com identidade histórica.

O Anticristo não é chamado de Anticristo em 1 Enoque. A Besta do Apocalipse não é chamada de Anticristo no próprio Apocalipse. O “homem da iniquidade” de 2 Tessalonicenses não recebe esse nome de Paulo. Āsurī sampad não significa literalmente “Anticristo”. Ahriman pertence a uma cosmologia zoroastriana própria. Armilus pertence à escatologia judaica posterior. Al-Dajjāl pertence à tradição islâmica.

O que podemos investigar é algo diferente:

por que tantas culturas desenvolveram imagens de corrupção, oposição, engano, conflito escatológico e posterior restauração?

Essa é a questão central desta matéria.


1. O Anticristo nas cartas joaninas

A primeira distinção necessária é linguística.

O termo grego antíchristos não constitui uma categoria geral encontrada em toda a Bíblia. As ocorrências estão concentradas nas cartas atribuídas a João: 1 João 2:18, 2:22, 4:3 e 2 João 7, considerando-se as ocorrências do singular e plural.

Em 1 João 2:18, o autor afirma que “muitos anticristos” surgiram. Em 1 João 2:22, o anticristo está associado àquele que nega que Jesus é o Cristo. Em 1 João 4:3 aparece a expressão “espírito do anticristo”. Em 2 João 7, o termo aparece relacionado ao enganador que não confessa a vinda de Jesus Cristo em carne (BÍBLIA, 2002, 1Jo 2:18–22; 4:3; 2Jo 7).

A consequência histórica é importante.

O Anticristo, em sua formulação joanina original, não aparece simplesmente como um governante político mundial do fim dos tempos.

O conceito possui uma dimensão cristológica e espiritual.

Além disso, a própria existência de “muitos anticristos” impede uma identificação automática entre o conceito joanino e a figura singular de um tirano futuro.

A imagem posterior do Anticristo como personagem escatológico único resulta de um processo interpretativo muito mais amplo, no qual elementos de Daniel, das cartas paulinas, do Apocalipse e de tradições cristãs posteriores foram progressivamente aproximados (BOUSSET, 1895).

Essa distinção entre texto original e desenvolvimento interpretativo posterior será fundamental em toda a nossa investigação.


2. O “homem da iniquidade” de Paulo

Outro personagem frequentemente identificado com o Anticristo é o chamado “homem da iniquidade”, em 2 Tessalonicenses 2.

Paulo descreve uma figura associada à apostasia, à exaltação contra Deus e a uma manifestação escatológica antes do desfecho final (BÍBLIA, 2002, 2Ts 2:1–12).

Entretanto, Paulo não utiliza nesse trecho a palavra antíchristos.

Temos, portanto, três categorias textuais distintas:

João: Anticristo;

Paulo: homem da iniquidade;

Apocalipse: Besta.

A tradição cristã posterior aproximou essas figuras.

Essa aproximação não deve ser confundida com uma identidade textual original.

A história do Anticristo é justamente a história de como diferentes imagens apocalípticas foram reunidas e reinterpretadas dentro da tradição cristã (BOUSSET, 1895; PAGELS, 1995).


3. A Besta do Apocalipse e o número 666

O Apocalipse de João apresenta no capítulo 13 uma Besta que recebe autoridade do Dragão.

Uma segunda Besta aparece posteriormente e participa da estrutura de culto e poder apresentada pelo texto.

É nesse contexto que surge o famoso número:

666.

O Apocalipse afirma que esse é o “número da Besta” e acrescenta que se trata do “número de um homem” (BÍBLIA, 2002, Ap 13:16–18).

Entretanto, uma observação metodológica é indispensável:

o Apocalipse não chama a Besta de “Anticristo”.

A associação entre a Besta e o Anticristo pertence à história da interpretação cristã.

A interpretação histórica do 666 frequentemente recorre à gematria, sistema no qual letras possuem valores numéricos. Uma das hipóteses acadêmicas mais conhecidas relaciona o número a uma forma hebraica do nome do imperador Nero, embora a discussão permaneça aberta (BAUCKHAM, 1993).

Portanto, precisamos distinguir três níveis:

  1. 666 no texto do Apocalipse;
  2. interpretações históricas do número;
  3. interpretações esotéricas posteriores.

Essa separação será especialmente importante quando chegarmos a Max Heindel.


4. Max Heindel e a leitura Rosacruz do 666

A literatura Rosacruz moderna introduz uma interpretação significativamente diferente.

Em The Rosicrucian Cosmo-Conception, Max Heindel relaciona o número 666 ao número 9 por redução numerológica:

6 + 6 + 6 = 18

e:

1 + 8 = 9.

Heindel relaciona o número 9 à humanidade em seu sistema cosmológico e interpreta o “número da Besta” em relação à própria humanidade como aquilo que pode impedir seu progresso evolutivo (HEINDEL, 1909).

A interpretação é explicitamente cosmológica e esotérica.

Isso significa que não devemos atribuí-la ao Apocalipse como se fosse seu significado original.

Para Heindel, o problema adquire uma dimensão interna: aquilo que impede a evolução espiritual não é necessariamente apenas um inimigo externo, mas pode estar relacionado ao próprio estágio evolutivo da humanidade (HEINDEL, 1909).

Essa leitura será importante para o conceito comparativo de “forças involutivas” utilizado nesta investigação.

Mas devemos registrar:

“Forças involutivas” é uma categoria interpretativa utilizada em tradições esotéricas e em nossa comparação; não é o termo utilizado pela Bhagavad-Gītā.


5. Gênesis 6 e a origem da tradição dos Vigilantes

Antes de chegar a 1 Enoque, precisamos voltar ao texto bíblico mais antigo que alimentará essa tradição.

Gênesis 6:1–4 apresenta uma passagem extremamente breve na qual os “filhos de Deus” tomam mulheres humanas e aparecem os Nefilins.

O texto bíblico não desenvolve uma demonologia completa.

É 1 Enoque que amplia dramaticamente essa narrativa.

No Livro dos Vigilantes, os seres celestes são apresentados como Vigilantes, que descem à Terra e transgridem os limites estabelecidos entre o mundo celeste e o humano.

Semjaza/Shemihazah aparece como figura de liderança no juramento realizado no monte Hermom (1 ENOQUE, 6–8).

A tradição enóquica transforma, assim, uma pequena passagem de Gênesis em uma narrativa complexa sobre:

  • transgressão celeste;
  • conhecimento proibido;
  • violência;
  • Gigantes;
  • corrupção da Terra;
  • julgamento divino.

Esse desenvolvimento é característico da literatura judaica do Segundo Templo, na qual textos bíblicos anteriores eram reinterpretados e ampliados para responder a questões cosmológicas e escatológicas (REED, 2005).


6. Vigilantes, Nefilins e Gigantes

Uma das maiores dificuldades das interpretações populares de 1 Enoque consiste em tratar como sinônimos:

Vigilantes = Nefilins = Gigantes = demônios.

O texto é mais complexo.

Os Vigilantes são seres celestes.

As mulheres pertencem à humanidade.

Os Gigantes surgem da união entre os Vigilantes e mulheres humanas.

Os espíritos malignos surgem posteriormente da morte dos Gigantes.

Portanto, a sequência narrativa pode ser esquematizada assim:

Vigilantes

↓

união com mulheres humanas

↓

Gigantes

↓

morte dos Gigantes

↓

espíritos dos Gigantes

↓

espíritos malignos na Terra

(NICKELSBURG; VANDERKAM, 2012).

Essa sequência é fundamental para evitar uma simplificação recorrente na literatura popular.


7. A queda dos Vigilantes

Em 1 Enoque 6–16, a transgressão dos Vigilantes assume proporções cósmicas.

Eles não apenas se relacionam com mulheres humanas.

Também transmitem conhecimentos que o texto considera inadequados ou proibidos.

Azazel, por exemplo, é associado ao ensino da fabricação de armas e de outros conhecimentos; outros Vigilantes aparecem associados a encantamentos, astrologia e práticas mágicas (1 ENOQUE, 8).

O problema, portanto, não é simplesmente “anjos fazendo sexo com humanas”.

A narrativa representa uma violação da ordem cosmológica.

Conhecimento, poder e violência entram em uma cadeia de corrupção.

A tradição enóquica amplia desse modo a pequena narrativa de Gênesis para explicar por que a Terra chegou ao estado de violência que antecede o Dilúvio (NICKELSBURG; VANDERKAM, 2012; REED, 2005).


8. O Dilúvio e a morte dos Gigantes

Os Gigantes tornam-se progressivamente associados à violência e à corrupção da Terra.

A narrativa culmina na destruição da geração dos Gigantes e no julgamento dos seres celestes transgressores.

Mas 1 Enoque introduz uma consequência extraordinária:

a morte física dos Gigantes não significa o desaparecimento completo de sua existência espiritual.

É nesse ponto que o capítulo 15 se torna central.

O texto estabelece uma diferença entre o destino dos Vigilantes e o destino dos Gigantes.

Os Vigilantes são julgados e aprisionados.

Os Gigantes são destruídos fisicamente.

Seus espíritos, entretanto, permanecem na Terra.

Essa distinção é um dos elementos mais importantes para compreender a demonologia enóquica (NICKELSBURG; VANDERKAM, 2012).


9. Os espíritos dos Gigantes

1 Enoque 15:8–12 apresenta uma explicação para a origem dos espíritos malignos.

Os Gigantes são descritos como provenientes da união entre seres espirituais e mulheres humanas.

Depois de sua morte, seus espíritos permanecem na Terra.

O texto os caracteriza como espíritos malignos.

Eles afligem os seres humanos e permanecem ativos até o julgamento.

A formulação é particularmente significativa porque oferece uma espécie de genealogia da demonologia:

seres celestes transgressores → descendentes híbridos → morte dos descendentes → sobrevivência de seus espíritos → espíritos malignos.

Esse modelo ajuda a explicar por que determinadas tradições judaicas e cristãs antigas puderam conceber os demônios como espíritos sem corpo.

Entretanto, não devemos dizer que todos os demônios do judaísmo e do cristianismo tenham sido necessariamente derivados dessa tradição.

O que podemos afirmar é que 1 Enoque oferece uma das explicações antigas mais desenvolvidas para a origem dos espíritos malignos (NICKELSBURG; VANDERKAM, 2012; REED, 2005).


10. Os espíritos dos Gigantes e os espíritos imundos dos Evangelhos

O paralelo com os Evangelhos é inevitável.

Nos Evangelhos encontramos espíritos imundos que reconhecem Jesus, habitam pessoas, podem ser expulsos e, em determinados episódios, desejam evitar o abismo (BÍBLIA, 2002, Mc 5:1–20; Lc 8:26–39).

Também encontramos em Mateus 12:43–45 a imagem de um espírito imundo que, depois de sair de uma pessoa, procura lugar para habitar e posteriormente retorna à “casa” anterior.

Existe, portanto, uma afinidade estrutural:

1 Enoque: espíritos malignos sem corpo permanecem na Terra;

Evangelhos: espíritos imundos procuram habitação humana.

Isso não demonstra, por si só, uma dependência literária direta.

Mas torna legítima a investigação da relação entre as tradições judaicas sobre espíritos malignos e a demonologia do cristianismo primitivo (REED, 2005).


11. O Livro dos Gigantes e Qumran

A descoberta dos Manuscritos do Mar Morto ampliou consideravelmente o conhecimento sobre a tradição enóquica.

Fragmentos aramaicos relacionados a 1 Enoque e ao Livro dos Gigantes foram encontrados em Qumran.

Entre eles encontra-se o manuscrito 4Q204, uma das testemunhas aramaicas da tradição de Enoque.

Esses materiais demonstram que a literatura enóquica possuía circulação em ambientes judaicos do período do Segundo Templo e não surgiu como uma criação medieval da Igreja etíope.

Os manuscritos de Qumran são especialmente importantes porque permitem comparar a tradição posterior em ge'ez com testemunhos muito mais antigos (MÍLIK, 1976; VANDERKAM, 1992).

Isso muda completamente a discussão histórica sobre 1 Enoque.

A sobrevivência do texto completo em etíope não significa que sua origem seja etíope.

A tradição é muito mais antiga.


12. 1 Enoque 69 e o misterioso Kasbeel

O capítulo 69 apresenta outro personagem enigmático:

Kasbeel/Kasb'el.

Ele aparece relacionado ao Juramento e ao conhecimento de um nome secreto.

O capítulo possui uma cosmologia peculiar na qual o Juramento assume enorme importância para a ordem do universo (1 ENOQUE, 69).

É importante, entretanto, não confundir Kasbeel com Semjaza.

Semjaza aparece como líder dos Vigilantes em 1 Enoque 6.

Kasbeel aparece no capítulo 69 em conexão com o Juramento.

A tradição textual permite investigar relações entre esses episódios, mas o texto não autoriza uma identificação simples entre ambos (NICKELSBURG; VANDERKAM, 2012).

Essa distinção é fundamental para uma leitura acadêmica.


13. 1 Enoque e a demonologia judaica

A importância de 1 Enoque não está apenas em suas narrativas sobre anjos.

O texto ajuda a compreender como determinados setores do judaísmo do Segundo Templo pensavam a relação entre:

  • pecado;
  • seres celestes;
  • violência;
  • conhecimento;
  • espíritos malignos;
  • julgamento;
  • fim dos tempos.

A demonologia enóquica não deve ser projetada indiscriminadamente sobre todo o judaísmo antigo.

O judaísmo do Segundo Templo era diversificado.

Existiam diferentes correntes, comunidades e interpretações.

1 Enoque é, portanto, uma testemunha de uma tradição judaica específica, ainda que extremamente importante (REED, 2005; VANDERKAM, 1992).


14. O Anticristo não está em 1 Enoque

Chegamos agora a uma conclusão metodológica indispensável.

1 Enoque não apresenta a palavra “Anticristo” como categoria de sua demonologia.

O livro apresenta:

  • Vigilantes;
  • Gigantes;
  • espíritos dos Gigantes;
  • espíritos malignos;
  • julgamento;
  • figuras angelicais;
  • adversários cósmicos.

Mas não apresenta uma doutrina segundo a qual o Anticristo seja o espírito de um Gigante.

Essa associação é uma construção interpretativa posterior.

O máximo que podemos fazer é estudar se determinadas concepções sobre os espíritos dos Gigantes contribuíram para o desenvolvimento de tradições posteriores sobre forças demoníacas e adversários escatológicos.

Essa é uma hipótese histórica investigável.

Não é uma afirmação textual.


15. Gog e Magog

Antes de Armilus, encontramos no próprio Tanakh uma das mais importantes imagens do adversário escatológico:

Gog de Magog.

Ezequiel 38–39 descreve uma grande invasão contra o povo de Deus.

A tradição posterior reinterpretará Gog e Magog em diferentes contextos.

No Apocalipse 20, Gog e Magog reaparecem associados à rebelião final (BÍBLIA, 2002, Ez 38–39; Ap 20:7–10).

Esse é um exemplo particularmente interessante de transmissão e transformação de motivos apocalípticos.

Uma figura originalmente presente na profecia hebraica reaparece no Apocalipse cristão em uma configuração diferente.

Isso demonstra que as tradições escatológicas não são estáticas.

Elas são continuamente reinterpretadas.


16. Armilus e o adversário do Messias

Na literatura judaica posterior aparece Armilus, uma das figuras mais interessantes para nosso estudo comparativo.

Fontes associadas à literatura apocalíptica judaica descrevem Armilus como adversário do Messias.

A tradição de Armilus é atestada em materiais associados a Saadia Gaon e, posteriormente, em textos como o Apocalipse de Zerubbabel e outras obras apocalípticas judaicas (KOHLER; GINZBERG, 1906; BOUSSET, 1895).

Algumas versões apresentam Armilus como uma espécie de adversário messiânico final.

Em determinadas tradições, inclusive, ele é explicitamente relacionado ao termo cristão Antichristus.

Isso não significa que o judaísmo tenha simplesmente copiado o Anticristo cristão.

A relação histórica é mais complexa e permanece objeto de discussão.

O que podemos dizer é que Armilus desempenha na escatologia judaica posterior uma função estrutural comparável à do adversário messiânico em outras tradições.


17. Armilus, Roma e a possível relação com Ahriman

A própria etimologia de Armilus é controversa.

Entre as hipóteses históricas encontram-se relações com Romulus/Roma e com Ahriman/Angra Mainyu.

A literatura judaica e os estudos antigos sobre o tema registram essa discussão (KOHLER; GINZBERG, 1906).

É particularmente interessante que tradições posteriores tenham aproximado:

Armilus → adversário do Messias

e

Ahriman → princípio adversário na cosmologia iraniana.

Entretanto, essa associação etimológica não deve ser tratada como fato estabelecido.

É uma hipótese histórica.

A questão exige análise filológica e histórica específica.


18. Zoroastrismo: Angra Mainyu/Ahriman

No zoroastrismo encontramos uma cosmologia própria de oposição entre princípios relacionados à verdade, ordem e destruição.

A figura de Angra Mainyu, posteriormente conhecida como Ahriman, ocupa papel central nas tradições zoroastrianas posteriores.

É importante não simplesmente transformar Ahriman em “Satanás persa”.

O zoroastrismo possui uma estrutura cosmológica própria, e a natureza exata do dualismo nas diferentes camadas dos textos zoroastrianos é objeto de ampla discussão acadêmica (BOYCE, 1979; BOYCE, 2001).

Ainda assim, existe uma semelhança estrutural evidente:

ordem → oposição → conflito cósmico → julgamento/restauração.

Essa estrutura torna o zoroastrismo indispensável para uma história comparativa do adversário escatológico.


19. A Āsurī Sampad na Bhagavad-Gītā

Chegamos agora à tradição hindu.

Aqui precisamos corrigir definitivamente uma expressão frequentemente utilizada de maneira imprecisa.

A Bhagavad-Gītā não chama essas forças de “forças involutivas”.

O termo original é:

Āsurī Sampad

No capítulo 16, Kṛṣṇa apresenta uma distinção entre daivī sampad, as qualidades divinas, e āsurī sampad, as qualidades associadas aos asuras (BHAGAVAD-GĪTĀ, 16.1–24).

Entre as características associadas à āsurī sampad estão:

  • orgulho;
  • arrogância;
  • ira;
  • dureza;
  • ignorância;
  • ausência de discernimento moral.

A oposição é, portanto, também ética e psicológica.

Não se trata simplesmente de um personagem equivalente ao Anticristo.

Essa diferença é fundamental.


20. Asuras não são simplesmente o Anticristo

A tradição dos asuras é muito mais antiga e complexa do que a comparação com o cristianismo permitiria imaginar.

Eles aparecem em diferentes contextos da literatura indiana e não formam uma categoria equivalente, em todos os textos, ao conceito cristão de “demônio”.

Na Bhagavad-Gītā, o contraste entre daivī e āsurī também descreve disposições e comportamentos humanos.

Por isso, a comparação mais apropriada não é:

Anticristo = Asura.

É:

Anticristo → categoria cristã de adversário escatológico

versus

Āsurī sampad → categoria hindu de qualidades associadas à natureza dos asuras.

A semelhança é estrutural, não necessariamente histórica ou ontológica.


21. Kali Yuga, Kali e Kalki

Outro elemento essencial da escatologia hindu é o Kali Yuga, a quarta e última era do ciclo tradicional das quatro yugas.

O Kali Yuga caracteriza-se, nas tradições purânicas, pela deterioração progressiva do dharma e das condições morais e sociais.

No final do ciclo aparece Kalki, associado à restauração da ordem.

É essencial não confundir:

Kali Yuga

com

Kālī, a deusa,

nem com

Kalki, manifestação futura de Vishnu.

Também não devemos dizer que Kalki é o “Cristo hindu” ou que Kali é o “Anticristo hindu”.

Essas equivalências são simplificações modernas.

O mais interessante é comparar a estrutura:

degradação → crise → intervenção → restauração.

Essa estrutura possui paralelos com diversas escatologias, embora os sistemas teológicos sejam diferentes.


22. Kṛṣṇa e as forças “involutivas”

Kṛṣṇa entra na nossa investigação de uma maneira mais precisa.

Na Bhagavad-Gītā, ele apresenta a distinção entre daivī e āsurī sampad.

Assim, se quisermos utilizar a expressão “forças involutivas”, devemos apresentá-la como uma categoria comparativa nossa.

Ela pode descrever, em linguagem esotérica, tendências de:

  • degeneração;
  • perda de consciência;
  • violência;
  • ignorância;
  • separação;
  • corrupção espiritual.

Mas o termo sânscrito que deve permanecer na citação da fonte é:

āsurī sampad.

Essa distinção preserva a fidelidade ao texto.


23. Islamismo e al-Dajjāl

A escatologia islâmica apresenta a figura de al-Masīḥ al-Dajjāl, geralmente traduzida como o falso messias ou grande enganador.

Nas tradições hadíticas, Dajjāl desempenha papel central nos acontecimentos do fim dos tempos.

A estrutura apresenta alguns paralelos com o Anticristo cristão:

  • engano;
  • falsa autoridade;
  • pretensão messiânica;
  • provação da humanidade;
  • confronto escatológico;
  • derrota.

Mas novamente:

Dajjāl não é simplesmente o Anticristo cristão traduzido para o árabe.

Ele pertence à tradição escatológica islâmica e deve ser compreendido dentro dela.

A comparação é válida quando estudamos funções escatológicas, não quando afirmamos identidade entre personagens (COOK, 2002).


24. O adversário escatológico como categoria comparativa

Neste ponto podemos propor uma definição operacional.

Chamaremos de adversário escatológico uma figura, força, classe de seres ou princípio que, dentro de determinada tradição religiosa:

  1. aparece associado à desordem ou corrupção;
  2. atua contra uma ordem considerada legítima;
  3. assume papel relevante em uma narrativa de crise;
  4. participa de uma expectativa de julgamento, derrota ou restauração.

Essa definição é nossa ferramenta comparativa.

Não é uma categoria encontrada literalmente em todas as religiões estudadas.

Ela permite colocar lado a lado fenômenos diferentes sem afirmar que sejam idênticos.


25. Uma comparação estrutural

Tradição Figura/conceito Função principal Natureza
Cristianismo Anticristo Oposição a Cristo espiritual/doutrinária/escatológica
Cristianismo Homem da iniquidade Rebelião escatológica figura escatológica
Cristianismo Besta Poder adversário simbólica/política/religiosa
Judaísmo Gog Inimigo escatológico governante/poder coletivo
Judaísmo posterior Armilus Adversário do Messias figura apocalíptica
Zoroastrismo Angra Mainyu/Ahriman Oposição destrutiva princípio/entidade cosmológica
Islamismo al-Dajjāl Engano messiânico figura escatológica
Hinduísmo Āsurī sampad Qualidades associadas aos asuras disposição ética/espiritual
Hinduísmo Kali Yuga Declínio do dharma era cosmológica
Hinduísmo Kalki Restauração figura escatológica
1 Enoque Espíritos dos Gigantes Aflição da humanidade espíritos malignos
Rosacrucianismo 666 em Heindel Obstáculo ao progresso evolutivo interpretação esotérica

A tabela não afirma equivalência entre as categorias.

Ela apenas permite observar como diferentes sistemas religiosos representam o problema da desordem e sua superação.


26. O que existe antes do Anticristo?

Uma das descobertas mais importantes dessa investigação é que o conceito cristão de Anticristo não surgiu no vazio.

O cristianismo herdou um universo apocalíptico judaico já desenvolvido.

Nesse universo estavam presentes:

  • Daniel;
  • Gog;
  • Belial;
  • Satanás;
  • anjos rebeldes;
  • espíritos malignos;
  • julgamento;
  • ressurreição;
  • Messias;
  • reino final.

1 Enoque participa desse ambiente intelectual.

Por isso, não é necessário afirmar que 1 Enoque “contém o Anticristo” para reconhecer sua importância.

A questão mais precisa é:

quais elementos do imaginário judaico do Segundo Templo contribuíram para o ambiente religioso no qual surgiu o cristianismo?

Essa pergunta é historicamente mais defensável (REED, 2005; VANDERKAM, 1992).


27. O que muda com o cristianismo?

O cristianismo reorganiza parte desse universo em torno de Jesus como Messias.

O conflito escatológico passa então a adquirir uma dimensão cristológica.

O adversário não é apenas inimigo de Israel ou da ordem cósmica.

Ele também é definido em relação a Cristo.

É nesse contexto que surge a linguagem de antíchristos.

Posteriormente, tradições cristãs aproximam:

Anticristo

homem da iniquidade

Besta

falso profeta

Satanás

embora essas figuras tenham origens e funções textuais distintas.

A história da tradição cristã consiste, em parte, na tentativa de organizar essas figuras dentro de uma narrativa única do fim dos tempos (BOUSSET, 1895).


28. O adversário pode ser uma pessoa, uma força ou uma condição

A comparação das tradições mostra que o adversário não possui uma forma universal.

Ele pode ser:

uma pessoa

como em determinadas interpretações do Anticristo;

um governante

como em algumas versões de Armilus;

uma entidade ou princípio cósmico

como Ahriman;

um enganador escatológico

como Dajjāl;

uma classe de seres espirituais

como os espíritos dos Gigantes;

uma disposição ética

como āsurī sampad;

uma era de decadência

como o Kali Yuga;

ou um símbolo

como determinadas interpretações da Besta e do 666.

Essa variedade é precisamente o que impede uma conclusão simplista.


29. Existe um arquétipo universal?

A palavra arquétipo precisa ser usada com cuidado.

Se a utilizarmos no sentido comparativo, podemos identificar uma estrutura recorrente:

Ordem

Existe uma ordem considerada legítima.

Transgressão

Algo rompe essa ordem.

Corrupção

A ruptura passa a afetar o mundo humano.

Adversário

Surge uma força, pessoa ou condição associada à desordem.

Crise

A humanidade entra em um período de provação.

Confronto

O adversário enfrenta a ordem restauradora.

Julgamento

O sistema chega a um ponto decisivo.

Restauração

A ordem é restabelecida.

Essa sequência aparece em muitas tradições.

Mas sua presença não prova que exista uma única entidade histórica por trás delas.

Pode representar uma combinação de:

  • necessidades humanas universais;
  • desenvolvimento independente;
  • transmissão cultural;
  • influência entre tradições;
  • reelaboração literária.

30. O problema do “involutivo”

A expressão “força involutiva” é especialmente útil para nossa investigação esotérica, mas não deve ser apresentada como uma categoria universal das religiões.

Ela pode funcionar como uma metáfora comparativa para aquilo que:

desagrega, degrada, obscurece, corrompe ou interrompe o desenvolvimento espiritual.

No pensamento da Bhagavad-Gītā, a categoria textual correspondente em nosso estudo será āsurī sampad.

Em Max Heindel, encontramos uma cosmologia evolutiva na qual existem seres e condições relacionados a diferentes graus de progresso.

No cristianismo, a linguagem dominante é outra.

No zoroastrismo, outra.

No islamismo, outra.

A expressão “involutivo” será, portanto, uma ponte conceitual, não uma afirmação de identidade doutrinária.


31. A questão central de 1 Enoque

1 Enoque introduz uma pergunta diferente das formuladas pelo Anticristo:

de onde vêm os espíritos malignos?

Sua resposta é:

eles estão relacionados aos espíritos dos Gigantes mortos.

Essa explicação é uma das características mais marcantes do texto.

O problema não é apenas:

“quem será o inimigo no fim dos tempos?”

Mas:

“como o mal espiritual passou a atuar no mundo?”

A diferença entre essas duas perguntas é fundamental.

Uma pertence principalmente à escatologia.

A outra pertence à demonologia.

1 Enoque conecta ambas porque os espíritos dos Gigantes continuam ativos até o julgamento.


32. A genealogia enóquica do mal

Podemos resumir o modelo de 1 Enoque da seguinte maneira:

transgressão celeste

↓

transmissão de conhecimentos

↓

violência

↓

Gigantes

↓

corrupção da Terra

↓

Dilúvio

↓

morte dos Gigantes

↓

espíritos malignos

↓

aflição da humanidade

↓

julgamento final

Essa estrutura é uma das razões pelas quais 1 Enoque ocupa posição tão importante na história da demonologia judaica e na formação do imaginário religioso do cristianismo primitivo (NICKELSBURG; VANDERKAM, 2012; REED, 2005).


33. 1 Enoque não deve ser transformado em um manual do Anticristo

A popularização contemporânea de 1 Enoque frequentemente produz uma fusão de conceitos.

O resultado costuma ser:

Vigilantes = anjos caídos

Gigantes = Nefilins

espíritos dos Gigantes = demônios

demônios = Anticristo

Besta = Anticristo

Satanás = Anticristo.

Historicamente, essa cadeia é excessivamente simplificada.

Algumas relações podem ser estudadas.

Nenhuma deve ser presumida.

Nossa metodologia será exatamente a inversa:

primeiro o texto; depois a tradição; depois a interpretação.


34. Uma hipótese de longa duração

Podemos formular uma hipótese comparativa:

A ideia do adversário escatológico pode ser compreendida como uma família de narrativas nas quais uma ordem sagrada é ameaçada por uma força de desordem e posteriormente restaurada.

Essa hipótese não exige que as religiões tenham uma origem comum.

Também não exige que todos os adversários sejam entidades reais ou equivalentes.

Ela apenas permite investigar uma estrutura narrativa recorrente.

A comparação histórica deverá então perguntar:

há transmissão?

há adaptação?

há independência?

ou há simplesmente respostas semelhantes para problemas humanos semelhantes?


35. A grande diferença entre as tradições

Talvez a diferença mais importante não esteja no adversário.

Está na natureza da restauração.

No cristianismo, a restauração é inseparável da vitória de Cristo.

No judaísmo, a restauração messiânica assume formas próprias.

No zoroastrismo, a história termina com a vitória da ordem e a renovação da criação.

No islamismo, a escatologia envolve o julgamento de Deus e acontecimentos ligados ao Messias e ao Dajjāl.

Na tradição hindu, a restauração está inserida em ciclos cósmicos de eras e manifestações divinas.

Assim, mesmo quando o adversário apresenta características comparáveis, a cosmologia que dá sentido à sua derrota é diferente.


36. Reflexão — o adversário está fora ou dentro?

Aqui talvez esteja a pergunta filosófica mais profunda de toda a investigação.

O adversário pode ser interpretado externamente:

uma entidade que invade o mundo humano.

Mas também pode ser interpretado internamente:

uma disposição que corrompe o indivíduo.

A Bhagavad-Gītā oferece uma linguagem particularmente interessante para essa segunda possibilidade ao descrever āsurī sampad como conjunto de disposições humanas.

A leitura Rosacruz de Heindel também desloca parte do problema para a própria humanidade, ao interpretar o 666 em relação ao número 9 e ao papel da humanidade no processo evolutivo (HEINDEL, 1909).

Nesse sentido, o “adversário” pode deixar de ser simplesmente um monstro localizado no exterior.

Pode tornar-se um símbolo daquilo que a humanidade precisa superar em si mesma.


37. Conclusão — Muitas figuras, uma pergunta

A investigação realizada aqui não permite afirmar que Anticristo, Armilus, Ahriman, Dajjāl, āsurī sampad e os espíritos dos Gigantes sejam a mesma entidade.

Os textos não autorizam essa conclusão.

O que podemos observar é algo diferente.

Diversas tradições religiosas desenvolveram narrativas nas quais:

uma ordem é estabelecida;

essa ordem é violada;

a corrupção se espalha;

surge um adversário;

a humanidade entra em crise;

ocorre um confronto final;

e a ordem é restaurada.

1 Enoque apresenta uma das mais antigas e fascinantes versões dessa estrutura no contexto judaico do Segundo Templo.

Os Vigilantes transgridem.

Os Gigantes aparecem.

A violência domina a Terra.

O Dilúvio destrói aquela geração.

Os Gigantes morrem.

Mas seus espíritos permanecem.

E esses espíritos malignos continuam a atuar até o julgamento.

Séculos depois, a tradição cristã desenvolve suas próprias imagens:

Anticristo.

Homem da iniquidade.

Besta.

666.

O judaísmo desenvolve outras:

Gog.

Armilus.

O mundo iraniano apresenta:

Angra Mainyu/Ahriman.

O islamismo:

al-Dajjāl.

A tradição hindu apresenta:

āsurī sampad.

E também:

Kali Yuga.

Kalki.

Enquanto a tradição Rosacruz de Max Heindel oferece uma interpretação moderna na qual o 666 é relacionado à humanidade e ao próprio processo evolutivo.

São mundos diferentes.

São textos diferentes.

São cosmologias diferentes.

Mas todos enfrentam uma pergunta semelhante:

Como uma ordem considerada verdadeira pode ser corrompida — e como poderá ser restaurada?

Talvez o verdadeiro arquétipo universal não seja um personagem.

Talvez seja a própria narrativa da ordem ameaçada, da corrupção, do confronto e da restauração.

E talvez seja justamente por isso que a figura do adversário escatológico continue reaparecendo, sob nomes diferentes, em culturas separadas por séculos, continentes e sistemas religiosos.

A investigação, entretanto, permanece aberta.

Comparar não significa igualar.

Encontrar paralelos não significa provar uma origem comum.

Uma hipótese não é um fato.

E é exatamente nessa fronteira entre documento, tradição, interpretação e hipótese que começa a verdadeira investigação histórica.


Referências bibliográficas — padrão ABNT

BAUCKHAM, Richard. The Climax of Prophecy: Studies on the Book of Revelation. Edinburgh: T&T Clark, 1993.

BÍBLIA. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.

BOUSSET, Wilhelm. Der Antichrist in Geschichte und Gegenwart. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1895.

BOYCE, Mary. Zoroastrians: Their Religious Beliefs and Practices. London: Routledge & Kegan Paul, 1979.

BOYCE, Mary. Zoroastrians: Their Religious Beliefs and Practices. 2. ed. London: Routledge, 2001.

COOK, David. Studies in Muslim Apocalyptic. Princeton: Darwin Press, 2002.

HEINDEL, Max. The Rosicrucian Cosmo-Conception: Mystic Christianity. Oceanside: Rosicrucian Fellowship, 1909.

JAMES, M. R. The Lost Apocrypha of the Old Testament. London: Society for Promoting Christian Knowledge, 1920.

KOHLER, Kaufmann; GINZBERG, Louis. Armilus. In: The Jewish Encyclopedia. New York: Funk & Wagnalls, 1906.

MÍLIK, Józef Tadeusz. The Books of Enoch: Aramaic Fragments of Qumrân Cave 4. Oxford: Clarendon Press, 1976.

NICKELSBURG, George W. E.; VANDERKAM, James C. 1 Enoch: The Hermeneia Translation. Minneapolis: Fortress Press, 2012.

PAGELS, Elaine. The Origin of Satan. New York: Random House, 1995.

REED, Annette Yoshiko. Fallen Angels and the History of Judaism and Christianity: The Reception of Enochic Literature. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

VANDERKAM, James C. Enoch and the Growth of an Apocalyptic Tradition. Washington, D.C.: Catholic Biblical Association of America, 1984.

VANDERKAM, James C. Enoch: A Man for All Generations. Columbia: University of South Carolina Press, 1995.

Fontes primárias

BHAGAVAD-GĪTĀ. Capítulo 16: Daivāsura-Sampad-Vibhāga-Yoga.

1 ENOQUE. In: NICKELSBURG, George W. E.; VANDERKAM, James C. 1 Enoch: The Hermeneia Translation. Minneapolis: Fortress Press, 2012.

LIVRO DOS GIGANTES. Fragmentos aramaicos de Qumran.

APOCALIPSE DE ZERUBBABEL. In: JELLINEK, Adolf. Bet ha-Midrash. Leipzig, 1853–1878.

AVESTA. Textos relacionados a Angra Mainyu e à escatologia zoroastriana.

HADITH. Tradições escatológicas relativas a al-Masīḥ al-Dajjāl.


Nota metodológica

Nesta matéria, “Livro de Enoque” significa 1 Enoque — o Livro Etíope de Enoque, pertencente ao ambiente do Judaísmo do Segundo Templo. O chamado 2 Enoque/Eslavo não foi utilizado como fundamento da argumentação.

Também foi preservada a distinção entre:

fonte primária → interpretação antiga → interpretação medieval → interpretação esotérica moderna → hipótese comparativa.

A expressão “forças involutivas” é utilizada exclusivamente como categoria comparativa e esotérica. Na Bhagavad-Gītā, o termo efetivamente utilizado é āsurī sampad.

Do mesmo modo, a interpretação do 666 por Max Heindel é apresentada como uma elaboração Rosacruz moderna, e não como o significado original do Apocalipse.

Finalmente, a identificação entre Anticristo, Besta, homem da iniquidade, Armilus, Ahriman, Dajjāl, asuras e espíritos dos Gigantes não é apresentada como fato. O objeto desta investigação é justamente examinar semelhanças, diferenças, possíveis transmissões históricas e desenvolvimentos independentes.

Comentários