Gizé Antes dos Faraós? A Esfinge, a Grande Pirâmide, John Anthony West e o Enigma das Conexões entre Egito e Suméria
Gizé Antes dos Faraós? A Esfinge, a Grande Pirâmide, John Anthony West e o Enigma das Conexões entre Egito e Suméria
Uma investigação sobre a cronologia de Gizé, as marcas atribuídas a Khufu e os contatos entre as primeiras civilizações do Egito e da Mesopotâmia
Introdução — E se a história de Gizé ainda estiver incompleta?
Poucos lugares do planeta concentram tantos enigmas arqueológicos quanto o planalto de Gizé.
A Grande Pirâmide, a Pirâmide de Khafre, a Pirâmide de Menkaure, a Esfinge, o Templo do Vale e os demais monumentos do complexo formam um conjunto arquitetônico extraordinário. A interpretação tradicional associa a construção monumental de Gizé à IV Dinastia do Egito, especialmente aos reinados de Khufu, Khafre e Menkaure, aproximadamente no século XXVI a.C.
Mas existe uma pergunta legítima que atravessa há décadas a arqueologia alternativa e também determinados debates geológicos:
será que todos os monumentos que hoje associamos aos faraós foram realmente concebidos e construídos integralmente durante a IV Dinastia?
Essa pergunta ganhou enorme repercussão a partir dos trabalhos de John Anthony West e do geólogo Robert Schoch sobre a Esfinge, posteriormente popularizados por Graham Hancock em Fingerprints of the Gods, publicado originalmente em inglês em 1995 e em edição brasileira pela Record.
É fundamental, entretanto, separar três coisas:
- o que a arqueologia convencional realmente demonstra;
- o que West, Schoch, Hancock e outros pesquisadores propuseram;
- aquilo que permanece uma hipótese sem confirmação arqueológica.
É justamente nessa fronteira que começa o verdadeiro mistério.
1. John Anthony West e a ruptura com a cronologia tradicional
John Anthony West não era um egiptólogo acadêmico convencional. Foi escritor, pesquisador independente e autor de Serpent in the Sky: The High Wisdom of Ancient Egypt, obra na qual desenvolveu uma interpretação alternativa da civilização egípcia e das ideias de R. A. Schwaller de Lubicz.
Sua grande ruptura com a interpretação tradicional ocorreu quando chamou atenção para o padrão de erosão observado no corpo e, principalmente, no recinto da Grande Esfinge.
West argumentava que determinadas superfícies apresentavam características compatíveis com erosão provocada por água e chuvas intensas, e não somente com a combinação de vento, areia e intemperismo típica do ambiente desértico.
Para investigar a questão do ponto de vista geológico, West procurou Robert Schoch, geólogo e geofísico formado em Yale.
Schoch examinou a Esfinge e publicou posteriormente seus argumentos sobre a erosão e a antiguidade do monumento.
A hipótese de West e Schoch é extraordinariamente importante para a história do debate porque deslocou a discussão:
a pergunta deixou de ser exclusivamente arqueológica e passou também para o campo da geologia.
Schoch continua defendendo que as características de intemperismo da Esfinge são incompatíveis com uma construção exclusivamente durante o período de Khafre e aponta para uma antiguidade muito maior.
Entretanto, outros geólogos e egiptólogos propuseram explicações alternativas para as mesmas características de erosão, incluindo processos relacionados à própria composição do calcário, sais, umidade, variações litológicas e diferentes formas de intemperismo.
Portanto, a questão geológica permanece um dos pontos mais controversos do debate, mas não constitui, por si só, uma demonstração de que existiu uma civilização avançada desconhecida há 10.000 ou 12.000 anos.
2. A Esfinge e o Templo do Vale: a pergunta que talvez seja mais importante
O trecho de Graham Hancock apresentado nesta pesquisa contém uma passagem particularmente interessante.
West não limita seu questionamento à Esfinge.
Ele considera que o problema poderia atingir também estruturas associadas ao complexo de Gizé, especialmente o Templo do Vale.
Essa hipótese merece atenção porque existe uma relação física e geológica evidente entre as estruturas.
O próprio Schoch sustenta que blocos retirados do recinto da Esfinge foram empregados na construção do chamado Templo da Esfinge e que existe uma relação geológica entre determinados blocos do Templo do Vale e a pedreira formada pelo recinto da Esfinge.
Segundo essa interpretação, não seria necessário imaginar duas construções completamente independentes.
Poderíamos estar diante de diferentes componentes de um mesmo projeto arquitetônico.
A questão passa então a ser:
qual foi a idade original desse projeto?
E aqui surge uma distinção essencial.
Mesmo que determinados blocos ou estruturas sejam mais antigos do que a fase final de acabamento atribuída à IV Dinastia, isso não demonstraria automaticamente a existência de uma civilização desconhecida.
Poderia significar também que:
- estruturas anteriores foram reutilizadas;
- monumentos foram ampliados;
- blocos antigos foram incorporados a construções posteriores;
- faraós restauraram complexos muito mais antigos;
- ou diferentes fases construtivas foram confundidas durante a atribuição tradicional.
Essa possibilidade de reutilização monumental é muito mais fácil de testar arqueologicamente do que a hipótese de uma civilização perdida.
3. A Grande Pirâmide: Khufu, Khafre ou uma construção anterior?
Aqui precisamos corrigir uma confusão que aparece frequentemente em discussões populares.
A Grande Pirâmide é convencionalmente atribuída a Khufu (Quéops).
A segunda pirâmide é a de Khafre (Quéfren).
A terceira é associada a Menkaure (Miquerinos).
O complexo de Gizé, portanto, não é atribuído a um único faraó.
A Grande Pirâmide está associada a Khufu pela arqueologia egiptológica e por diversas evidências materiais e contextuais. O catálogo Digital Giza, mantido pela Harvard University, registra a Grande Pirâmide como pertencente a Khufu e à IV Dinastia.
Existem ainda objetos encontrados na necrópole de Gizé que apresentam o nome de Khufu, incluindo elementos arquitetônicos e inscrições associados ao complexo.
Isso não significa que todas as perguntas estejam encerradas.
Mas também significa que não é correto dizer simplesmente:
“não existe nenhuma evidência de Khufu relacionada à Grande Pirâmide.”
Existe.
A verdadeira questão é outra:
essas evidências demonstram que Khufu foi o responsável pela concepção e construção integral do monumento, ou poderiam representar uma fase de restauração, apropriação ou utilização de uma estrutura anterior?
Essa é uma pergunta historicamente muito mais sofisticada.
4. As misteriosas marcas de Khufu encontradas por Howard Vyse
Em 1837, o coronel britânico Howard Vyse entrou nas chamadas câmaras de descarga situadas acima da Câmara do Rei.
Ali foram encontradas inscrições e marcas pintadas em vermelho.
Entre elas aparecem nomes associados a Khufu e nomes de equipes de trabalhadores.
Essas marcas tornaram-se posteriormente um dos principais elementos utilizados para relacionar a Grande Pirâmide ao faraó.
A documentação histórica das expedições de Giza registra essas marcas, e estudos posteriores do complexo também as incorporaram ao conjunto de evidências relacionadas a Khufu.
Mas no século XXI surgiu uma contestação radical.
O pesquisador Scott Creighton argumenta que determinadas marcas poderiam ter sido falsificadas no século XIX e que Howard Vyse teria motivos para fabricar uma evidência que fortalecesse sua descoberta.
Creighton desenvolveu essa hipótese em The Great Pyramid Hoax.
É necessário, entretanto, colocar a questão em seus devidos termos:
a hipótese de falsificação existe; a falsificação não está comprovada.
A obra de Creighton apresenta uma acusação historiográfica e arqueológica que precisa ser examinada através dos documentos originais, dos diários de Vyse, dos desenhos das inscrições, da paleografia e das análises materiais.
Portanto, uma investigação séria não deveria afirmar:
“Vyse falsificou as inscrições.”
Deveria perguntar:
“As circunstâncias da descoberta e as características das inscrições permitem excluir definitivamente a possibilidade de falsificação?”
Essa formulação é muito mais difícil de refutar.
5. Um detalhe frequentemente esquecido: a atribuição não depende somente de uma inscrição
É aqui que o debate precisa ganhar profundidade.
A associação entre Khufu e a Grande Pirâmide não depende exclusivamente das marcas encontradas por Vyse.
Ela faz parte de um conjunto de evidências arqueológicas e históricas.
O complexo funerário, a organização da necrópole, os elementos arquitetônicos, os barcos funerários, os cemitérios de trabalhadores e oficiais, as inscrições e a posição cronológica da pirâmide dentro da IV Dinastia formam uma rede de evidências.
O próprio Digital Giza registra as estruturas do complexo funerário de Khufu, incluindo as fossas dos barcos.
Portanto, mesmo que alguém demonstrasse amanhã que determinada marca de pedreiro do século XIX fosse falsa, isso não eliminaria automaticamente todas as demais evidências relacionadas a Khufu.
Essa distinção é essencial.
6. O que realmente disseram West e Hancock?
No trecho de As Digitais dos Deuses apresentado nesta investigação, Graham Hancock entrevista John Anthony West.
A posição de West é mais radical do que simplesmente dizer que “a Esfinge é antiga”.
Ele imagina uma possibilidade muito maior:
a de que o Egito dinástico tenha herdado conhecimentos de uma civilização anterior.
É uma hipótese de continuidade cultural.
Nessa visão, a civilização responsável pela Esfinge teria existido antes do Egito faraônico e deixado algum tipo de herança tecnológica, religiosa, astronômica ou simbólica.
Hancock transforma essa possibilidade em uma das grandes linhas argumentativas de Fingerprints of the Gods.
Mas existe um problema arqueológico gigantesco:
onde estão os assentamentos, ferramentas, cemitérios, cerâmicas, resíduos alimentares, oficinas, inscrições e demais vestígios dessa suposta civilização?
É exatamente esse problema que pesquisadores como Mark Lehner colocaram.
Uma civilização verdadeiramente complexa normalmente deixa uma quantidade enorme de vestígios.
A ausência desses vestígios não prova que uma civilização desconhecida nunca existiu.
Mas torna extraordinariamente difícil sustentar que ela possuía uma organização tecnológica comparável àquela necessária para construir um complexo monumental como Gizé.
Essa é uma das principais diferenças entre uma hipótese interessante e uma hipótese arqueologicamente demonstrada.
7. Neterus, Shemsu Hor e a memória de um passado anterior
Outro elemento fascinante mencionado no diálogo é a tradição egípcia sobre governantes divinos anteriores aos faraós históricos.
O chamado Papiro de Turim, produzido durante o período raméssida, preserva uma tradição de listas de governantes que inclui uma seção mitológica anterior às dinastias históricas.
Também existem tradições preservadas por autores posteriores sobre reis divinos e ancestrais míticos.
Isso é extremamente importante para a história das ideias egípcias.
Mas precisamos evitar um salto lógico.
Uma tradição dizendo que “deuses governaram o Egito” não constitui automaticamente documentação histórica de uma dinastia extraterrestre ou de uma civilização tecnológica desaparecida.
Ela pode representar:
- mitologia;
- teologia da realeza;
- memória cultural;
- legitimação política;
- ciclos cosmológicos;
- ou a preservação de tradições muito antigas.
O interessante é justamente investigar por que os egípcios construíram uma memória tão profunda de um passado anterior aos reis humanos.
Essa pergunta continua aberta à interpretação histórica.
8. E então surge uma segunda civilização: a Suméria
Aqui aparece uma pergunta particularmente interessante que raramente recebe destaque nas discussões populares sobre Gizé:
o que estava acontecendo na Mesopotâmia enquanto o Egito se desenvolvia?
A resposta é extraordinária.
Durante o IV milênio a.C., sociedades urbanas da Mesopotâmia estavam desenvolvendo centros que posteriormente seriam associados ao mundo sumério.
Uruk tornou-se um dos grandes centros urbanos do período.
No Egito, por sua vez, desenvolviam-se as culturas pré-dinásticas de Naqada.
A unificação política do Egito é normalmente situada por volta de 3100 a.C., aproximadamente, enquanto o período Uruk mesopotâmico se estende, em linhas gerais, entre cerca de 4000 e 3100 a.C.
Portanto, quando chegamos ao final do IV milênio a.C., temos duas das mais extraordinárias experiências civilizatórias do mundo antigo desenvolvendo-se relativamente próximas uma da outra.
9. Egito e Mesopotâmia já tinham contato antes de 3000 a.C.?
Sim.
E essa talvez seja uma das descobertas mais interessantes desta pesquisa.
Não precisamos imaginar que Egito e Mesopotâmia fossem mundos completamente isolados.
Existem evidências arqueológicas de contatos entre o Egito pré-dinástico e a Mesopotâmia durante o IV milênio a.C.
Objetos, estilos artísticos, formas de cerâmica, selos cilíndricos e outros elementos demonstram conexões entre as duas regiões.
A chamada cultura Naqada II, aproximadamente entre 3500 e 3200 a.C., apresenta vários elementos que pesquisadores relacionaram à influência mesopotâmica.
A própria presença de selos cilíndricos é um dos exemplos frequentemente discutidos.
Estudos sobre as relações Egito–Mesopotâmia situam os primeiros contatos importantes justamente nesse período, envolvendo o mundo Uruk e o Egito pré-dinástico.
O Metropolitan Museum of Art, por exemplo, data numerosos objetos da cultura Naqada II em torno de 3500 a.C., demonstrando a existência de uma sociedade egípcia complexa muito antes da construção das pirâmides de Gizé.
10. Mas havia comércio entre “Suméria” e Egito?
Provavelmente havia redes de troca e circulação de bens, mas devemos ter cuidado com a palavra “Suméria”.
Em aproximadamente 3500 a.C., não existia ainda um Estado nacional chamado “Suméria” nos moldes dos Estados modernos.
Existiam cidades e centros políticos mesopotâmicos, especialmente na região meridional.
Uruk, Ur, Eridu e outros centros faziam parte desse universo.
A arqueologia indica conexões entre o Egito e o sistema comercial do Oriente Próximo.
Cerâmicas de tradição mesopotâmica, objetos importados e elementos artísticos aparecem no Egito.
Isso indica contato.
Mas contato não significa necessariamente:
“embaixadores de Uruk chegaram à corte egípcia.”
Pode ter ocorrido através de:
- comerciantes;
- intermediários levantinos;
- redes costeiras;
- caravanas;
- comunidades de passagem;
- circulação de artesãos;
- troca indireta de objetos;
- ou uma combinação desses mecanismos.
Essa distinção é fundamental.
11. Existia diplomacia formal entre Egito e Suméria por volta de 3000 a.C.?
Aqui encontramos um dos grandes vazios documentais.
Até o momento, não temos evidência sólida de uma diplomacia formal Egito–Suméria por volta de 3000 a.C. comparável à diplomacia documentada em períodos posteriores.
Não conhecemos tratados bilaterais preservados.
Não possuímos uma série de cartas entre um faraó e um rei sumério desse período.
Não temos arquivos diplomáticos equivalentes aos encontrados posteriormente no Oriente Próximo.
O que possuímos é principalmente evidência arqueológica de interação e influência cultural/comercial.
Essa diferença é extraordinariamente importante.
Podemos dizer:
“Egito e Mesopotâmia estavam conectados.”
Mas seria exagero dizer:
“Egito e Suméria mantinham relações diplomáticas formais documentadas em 3000 a.C.”
A documentação disponível não permite essa conclusão.
12. O enigma dos selos cilíndricos
Um dos objetos mais interessantes para essa investigação é o selo cilíndrico.
O selo cilíndrico era uma tecnologia administrativa extraordinariamente útil no mundo mesopotâmico.
Quando rolado sobre argila, produzia uma imagem contínua.
Durante o período Naqada II, objetos e motivos relacionados ao universo mesopotâmico aparecem no Egito.
Isso não significa necessariamente uma colonização.
Pode representar transferência tecnológica e cultural.
E aqui surge uma possibilidade histórica fascinante:
se sociedades tão distantes conseguiam transmitir símbolos, técnicas, objetos e ideias durante o IV milênio a.C., então também devemos considerar seriamente a possibilidade de que determinados conhecimentos circulassem entre centros culturais muito diferentes.
Mas, novamente, isso não prova a existência de uma civilização global perdida.
Prova algo mais simples — e talvez mais interessante:
as primeiras civilizações não estavam tão isoladas quanto muitas narrativas tradicionais fizeram parecer.
13. Egito e Mesopotâmia: duas civilizações ou uma rede maior?
Talvez a pergunta correta não seja:
“Quem inventou a civilização?”
Talvez devêssemos perguntar:
“Como as primeiras sociedades urbanas estavam conectadas?”
O Mediterrâneo oriental, o Levante, o Egito e a Mesopotâmia formavam um enorme sistema de circulação.
Materiais percorriam grandes distâncias.
Pessoas viajavam.
Tecnologias eram copiadas.
Símbolos eram transformados.
Objetos eram reinterpretados.
E ideias religiosas poderiam viajar junto com essas redes.
Nesse contexto, a emergência quase simultânea de grandes sociedades organizadas no Egito e na Mesopotâmia torna-se ainda mais interessante.
14. A questão que permanece: por que Gizé?
Voltamos então ao planalto.
Mesmo aceitando integralmente a cronologia convencional da IV Dinastia, Gizé continua sendo extraordinário.
Mas se admitirmos, como hipótese de investigação, que alguns elementos do complexo poderiam ter origens anteriores, o problema se torna ainda mais complexo.
A Esfinge poderia ter recebido diferentes fases de construção e restauração.
O Templo do Vale poderia incorporar elementos de uma fase anterior.
Monumentos poderiam ter sido reutilizados.
Uma sociedade posterior poderia ter apropriado estruturas de uma sociedade anterior.
Esse fenômeno não seria extraordinário na história humana.
Roma construiu sobre estruturas anteriores.
Civilizações mesoamericanas ampliaram monumentos existentes.
Cidades antigas foram reconstruídas inúmeras vezes.
Templos foram restaurados e reinterpretados.
Reis frequentemente apropriavam-se de monumentos de seus antecessores.
Portanto, a possibilidade de continuidade, reutilização ou reconstrução merece ser investigada sem que seja necessário saltar imediatamente para a hipótese de Atlântida.
15. O argumento da erosão: o que ele realmente demonstra?
Aqui devemos retornar ao ponto central de West.
A erosão é uma evidência física.
Ela existe.
A interpretação de sua causa é que está em disputa.
West e Schoch consideram que determinados padrões são compatíveis com exposição prolongada à chuva.
Outros pesquisadores argumentam que processos naturais diferentes podem produzir características semelhantes.
Isso significa que a sequência lógica:
erosão → chuva → milhares de anos adicionais → civilização perdida
possui várias etapas intermediárias.
A primeira etapa pode ser geologicamente discutida.
A segunda depende da interpretação climática.
A terceira depende da cronologia.
A quarta exige evidências arqueológicas independentes.
Portanto:
a erosão não pode, sozinha, provar uma civilização perdida.
Mas também seria intelectualmente inadequado fingir que o debate geológico nunca existiu.
16. O que aconteceria se a Esfinge fosse realmente muito mais antiga?
Essa seria uma descoberta extraordinária.
Se fosse demonstrado de forma independente que a Esfinge foi esculpida milhares de anos antes da IV Dinastia, várias questões precisariam ser reconsideradas:
- a cronologia do planalto de Gizé;
- a história tecnológica do Egito;
- a relação entre populações pré-dinásticas e faraônicas;
- a origem de determinadas tradições religiosas;
- a história da engenharia monumental;
- o processo de formação do Estado egípcio;
- e a possibilidade de monumentos anteriores terem sido incorporados ao complexo faraônico.
Mas ainda assim haveria uma segunda pergunta:
quem construiu a Esfinge?
É nesse ponto que a hipótese de uma civilização perdida enfrenta seu maior desafio.
Uma data mais antiga não identifica automaticamente os construtores.
17. E se a Grande Pirâmide também for anterior a Khufu?
A situação seria ainda mais complexa.
Mas novamente devemos separar hipótese de evidência.
Hoje existe uma quantidade considerável de evidências que conecta a Grande Pirâmide ao reinado de Khufu e ao complexo funerário da IV Dinastia.
O catálogo arqueológico de Harvard classifica o monumento como a pirâmide de Khufu, pertencente à IV Dinastia.
Isso não impede a investigação de possíveis fases anteriores.
Mas, para demonstrar que a pirâmide inteira é anterior a Khufu, seria necessário encontrar evidências independentes e muito fortes:
- materiais anteriores incorporados ao monumento;
- depósitos arqueológicos selados;
- inscrições comprovadamente anteriores;
- datações físicas diretamente relacionadas à construção;
- vestígios de trabalhadores de uma época anterior;
- ou evidências arquitetônicas que não possam ser explicadas pela IV Dinastia.
Sem isso, a hipótese permanece especulativa.
18. A antiga tradição também precisa ser examinada
Outro ponto frequentemente esquecido é que autores antigos já discutiam as pirâmides.
Heródoto descreveu a Grande Pirâmide e associou sua construção a Cheops, o nome grego de Khufu.
Diodoro da Sicília também atribuiu a maior pirâmide a Chemmis, identificado com Khufu.
Mas essas fontes são muito posteriores aos acontecimentos.
Diodoro viveu no século I a.C.
Heródoto escreveu no século V a.C.
Portanto, eles são testemunhos importantes da memória histórica antiga, mas não equivalem a testemunhos contemporâneos da construção.
Diodoro inclusive registra tradições conflitantes sobre a antiguidade das pirâmides, mostrando que os próprios autores antigos trabalhavam com informações muito antigas e às vezes contraditórias.
Isso é extremamente interessante.
Porque demonstra que a pergunta:
“Quem construiu as pirâmides?”
já era cercada de tradição e incerteza muitos séculos antes da arqueologia moderna.
19. A questão árabe
Séculos depois, historiadores e cronistas árabes também registraram tradições sobre as pirâmides.
Autores como al-Mas'udi e al-Maqrizi preservaram diferentes tradições sobre a antiguidade, finalidade e construção dos monumentos.
Essas fontes são importantes não porque “provem” uma civilização perdida, mas porque mostram que as interpretações sobre Gizé mudaram ao longo dos séculos.
A tradição medieval não pode ser simplesmente transformada em prova arqueológica.
Mas também não deveria ser ignorada.
Ela representa outra camada da história da memória humana sobre Gizé.
20. O verdadeiro mistério talvez seja a transmissão do conhecimento
É aqui que a reflexão de John Anthony West apresentada por Hancock torna-se particularmente interessante.
Se existiu uma cultura anterior, como seu conhecimento teria chegado aos egípcios?
Essa é uma pergunta muito mais difícil do que a simples discussão sobre a idade da Esfinge.
Conhecimento técnico pode ser transmitido de muitas maneiras:
- oralmente;
- através de aprendizado artesanal;
- por sacerdotes;
- por arquitetos;
- por comunidades religiosas;
- por tradição familiar;
- por textos;
- por símbolos;
- através da reutilização de monumentos;
- ou simplesmente pela observação e reconstrução de obras antigas.
A existência de tradições muito antigas no Egito demonstra que memória cultural podia sobreviver por longos períodos.
Mas novamente:
isso demonstra a possibilidade de transmissão cultural; não demonstra que uma civilização tecnológica perdida realmente transmitiu seus conhecimentos.
21. Uma hipótese intermediária: a civilização egípcia pode ter herdado mais do que imaginamos?
Talvez exista uma terceira possibilidade entre duas posições extremas.
De um lado:
“Tudo começou repentinamente com os faraós.”
Do outro:
“Uma civilização mundial avançada construiu Gizé milhares de anos antes dos egípcios.”
Existe uma terceira possibilidade:
o Egito dinástico pode ter herdado, desenvolvido e reorganizado conhecimentos provenientes de sociedades pré-dinásticas muito mais antigas.
Essa hipótese é historicamente mais modesta.
E, curiosamente, a própria arqueologia demonstra que o Egito não surgiu do nada.
Existiram sociedades pré-dinásticas complexas.
Naqada I e Naqada II antecederam a unificação política.
Hierakonpolis e outros centros demonstram processos de centralização e especialização muito anteriores às pirâmides.
Portanto, a própria arqueologia convencional já conta uma história de desenvolvimento anterior ao Egito faraônico.
22. A grande pergunta permanece aberta
Depois de mais de um século de escavações, a arqueologia sabe muito mais sobre Gizé do que sabia no século XIX.
Mas algumas perguntas continuam fascinantes.
Por que determinados monumentos foram construídos daquela maneira?
Por que a Esfinge apresenta determinadas características de erosão?
Qual foi exatamente a sequência construtiva do complexo?
Quanto foi construído originalmente na IV Dinastia e quanto foi posteriormente restaurado?
Qual foi o papel das tradições pré-dinásticas?
Como o conhecimento arquitetônico foi acumulado?
E até que ponto o Egito recebeu influências de outros centros do mundo antigo?
Essas perguntas não exigem uma resposta pré-determinada.
Elas exigem investigação.
23. Gizé, Suméria e o nascimento de um mundo conectado
A pesquisa sobre Egito e Mesopotâmia acrescenta uma dimensão inesperada ao problema.
Por volta de 3500–3000 a.C., o mundo antigo já estava interligado por redes de circulação.
O Egito pré-dinástico mantinha contatos com regiões do Oriente Próximo.
A Mesopotâmia desenvolvia cidades extraordinariamente complexas.
Uruk crescia.
Hierakonpolis prosperava.
O Estado egípcio caminhava para a unificação.
Tecnologias e símbolos atravessavam fronteiras culturais.
E tudo isso acontecia antes da construção das grandes pirâmides de Gizé.
Portanto, quando chegamos ao reinado de Khufu, não estamos diante do nascimento absoluto da civilização.
Estamos diante de uma civilização que já possuía uma longa história anterior.
Esse fato, por si só, modifica a maneira de olhar para Gizé.
24. Conclusão — Entre a arqueologia e o mistério
John Anthony West, Robert Schoch e Graham Hancock fizeram uma pergunta que continua provocadora:
e se parte da história de Gizé for muito mais antiga do que imaginamos?
A resposta científica atual não permite afirmar que a Esfinge tenha sido construída por uma civilização perdida há 10.000 ou 12.000 anos.
Também não permite afirmar que a Grande Pirâmide tenha sido construída por uma civilização desconhecida anterior a Khufu.
Existem evidências arqueológicas significativas associando a Grande Pirâmide a Khufu e o complexo de Gizé à IV Dinastia.
Mas isso não significa que todas as perguntas sobre o monumento estejam encerradas.
O debate geológico sobre a Esfinge continua sendo uma questão relevante da historiografia alternativa e da geologia aplicada ao patrimônio.
A hipótese de fases construtivas anteriores merece ser distinguida da hipótese muito mais ampla de uma civilização perdida.
E a descoberta de contatos entre o Egito pré-dinástico e o mundo mesopotâmico demonstra algo que talvez seja ainda mais importante:
as primeiras civilizações do Oriente Próximo não eram mundos isolados.
Muito antes das grandes pirâmides, pessoas, objetos, símbolos e tecnologias já atravessavam enormes distâncias.
Talvez o grande mistério de Gizé não seja simplesmente descobrir “quem construiu a Esfinge”.
Talvez seja compreender quanto conhecimento existia antes dos faraós, quanto desse conhecimento foi herdado e quanto foi reinventado pelos próprios egípcios.
E existe uma última pergunta.
Se Egito e Mesopotâmia já mantinham algum tipo de contato durante o IV milênio a.C., quem mais estava conectado a essa rede?
O Levante?
A Anatólia?
O Mediterrâneo?
O Irã?
O Norte da África?
E até onde essas redes comerciais e culturais alcançavam?
Talvez a história das primeiras civilizações não seja a história de povos isolados surgindo separadamente.
Talvez seja a história de uma rede muito antiga de contatos, intercâmbios e transformações.
Gizé continua no centro dessa investigação.
Não porque todas as teorias alternativas estejam comprovadas.
Mas porque, diante de um monumento dessa magnitude, ainda existem perguntas que merecem ser feitas.
A investigação continua.
Nota metodológica
Esta investigação distingue deliberadamente entre:
Evidência arqueológica: materiais, estruturas, inscrições, estratigrafia e objetos.
Interpretação: explicações propostas pelos pesquisadores para essas evidências.
Hipótese: possibilidade ainda não demonstrada.
Tradição antiga: relatos de autores ou documentos posteriores que preservam memórias e concepções sobre o passado.
A hipótese de uma civilização avançada anterior ao Egito faraônico deve, portanto, ser apresentada como hipótese, e não como fato estabelecido.
Bibliografia e fontes de investigação
Fontes principais
HANCOCK, Graham. Fingerprints of the Gods: The Evidence of Earth's Lost Civilization. New York: Crown, 1995.
HANCOCK, Graham. As Digitais dos Deuses. Tradução de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Record, 2001.
WEST, John Anthony. Serpent in the Sky: The High Wisdom of Ancient Egypt. Quest Books, edição revisada.
SCHOCH, Robert M.; BAUVAL, Robert. Origins of the Sphinx: Celestial Guardian of Pre-Pharaonic Civilization. Rochester: Inner Traditions.
LEHNER, Mark. The Complete Pyramids. London: Thames & Hudson.
CREIGHTON, Scott. The Great Pyramid Hoax: The Conspiracy to Conceal the True History of Ancient Egypt. Rochester: Bear & Company.
DIODORUS SICULUS. Bibliotheca Historica, Livro I.
HERODOTUS. Histories, Livro II.
Fontes arqueológicas e institucionais
HARVARD UNIVERSITY — DIGITAL GIZA. Catálogo arqueológico da necrópole de Gizé e documentação de Khufu.
METROPOLITAN MUSEUM OF ART. Coleções do período pré-dinástico egípcio, especialmente materiais de Naqada II.
CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS. Estudos sobre as conexões entre Mesopotâmia, Levante e Egito durante o IV milênio a.C.
Sobre a controvérsia da Esfinge
SCHOCH, Robert M. Pesquisas geológicas sobre a Grande Esfinge e sua erosão.
HARRELL, James A. Estudos críticos sobre a interpretação geológica da erosão da Esfinge.
Sobre a hipótese das marcas de Khufu
CREIGHTON, Scott. The Great Pyramid Hoax. A hipótese de falsificação das marcas de pedreiro é apresentada pelo autor como uma contestação da atribuição tradicional.
Síntese final
O que sabemos: Egito e Mesopotâmia mantiveram contatos culturais e materiais muito antigos; a Grande Pirâmide é arqueologicamente associada a Khufu; a Esfinge é tradicionalmente associada ao complexo de Khafre; e existe um debate geológico real sobre a interpretação de sua erosão.
O que é controverso: a possibilidade de fases muito anteriores na construção da Esfinge e de estruturas associadas; a interpretação da erosão como evidência de maior antiguidade; e a autenticidade das marcas descobertas por Vyse.
O que permanece hipótese: uma civilização tecnologicamente avançada anterior ao Egito dinástico teria construído Gizé e transmitido seus conhecimentos aos faraós.
O que a arqueologia ainda precisa explicar melhor: a natureza exata dos contatos entre as sociedades egípcias e mesopotâmicas no IV milênio a.C., especialmente antes e em torno de 3000 a.C., e a maneira como tecnologias, símbolos e conhecimentos circularam entre essas regiões.

Comentários
Postar um comentário
COMENTE AQUI