Egito e Suméria: O Que Havia Entre as Duas Civilizações? Comércio, Diplomacia, Religião e Influência Cultural no IV Milênio a.C.
Egito e Suméria: O Que Havia Entre as Duas Civilizações? Comércio, Diplomacia, Religião e Influência Cultural no IV Milênio a.C.
O que realmente existia entre o Egito e o mundo sumério entre 4000 e 3000 a.C.?
Introdução — Duas das primeiras civilizações da história estavam realmente isoladas?
Quando pensamos nas primeiras grandes civilizações da humanidade, normalmente imaginamos mundos separados.
De um lado, o Egito, desenvolvendo-se ao longo do Nilo.
Do outro, a Mesopotâmia, entre o Tigre e o Eufrates.
De um lado, os futuros faraós.
Do outro, as cidades que dariam origem à civilização suméria.
Mas essa imagem de isolamento começa a desaparecer quando examinamos cuidadosamente o registro arqueológico.
Muito antes de Gizé, muito antes das grandes pirâmides e antes mesmo da consolidação do Egito faraônico, existiam contatos entre o vale do Nilo e o mundo do Oriente Próximo.
Cerâmicas, tecnologias, matérias-primas, selos, motivos artísticos e determinados elementos iconográficos atravessaram enormes distâncias.
A questão, entretanto, é muito maior do que simplesmente descobrir se dois povos comercializavam objetos.
Houve contato direto entre o Egito pré-dinástico e a Mesopotâmia?
Existia comércio?
Havia navegadores ou comerciantes mesopotâmicos chegando ao Nilo?
Egípcios viajavam para o Oriente?
Existiram relações diplomáticas?
Deuses, símbolos e conceitos religiosos também atravessaram essas fronteiras?
E uma pergunta ainda mais intrigante:
até que ponto o processo de formação do primeiro Estado egípcio foi influenciado pelas transformações que estavam acontecendo simultaneamente na Mesopotâmia?
Essas perguntas não pertencem apenas à literatura especulativa.
Elas são objeto de investigação arqueológica, historiográfica e antropológica.
E algumas das evidências são extraordinárias.
1. Antes dos faraós: o mundo de 4000 a 3000 a.C.
Para compreender o problema, precisamos abandonar momentaneamente a imagem do Egito das pirâmides.
Estamos falando de um período anterior à construção de Gizé.
No Egito, as culturas pré-dinásticas de Naqada I, II e III desenvolveram-se aproximadamente durante o IV milênio a.C., culminando no processo de unificação política que normalmente é colocado por volta de 3100 a.C.
Na Mesopotâmia, o período Uruk corresponde aproximadamente a 3800–3300 a.C., seguido pelo período Uruk III/Jemdet Nasr, aproximadamente 3300–3000 a.C.
Estamos, portanto, diante de duas transformações históricas ocorrendo aproximadamente no mesmo grande horizonte cronológico.
Na Mesopotâmia:
- crescimento urbano;
- especialização artesanal;
- administração centralizada;
- templos;
- sistemas de contabilidade;
- primeiras formas de escrita;
- expansão das redes comerciais.
No Egito:
- crescimento de centros regionais;
- desenvolvimento das elites;
- especialização artesanal;
- grandes sepultamentos;
- redes comerciais;
- concentração política;
- desenvolvimento de símbolos de poder;
- processo que culminaria na formação do Estado faraônico.
Não eram civilizações completamente isoladas.
2. O mundo de Uruk
A cidade de Uruk ocupa posição central nessa história.
Durante o período Uruk, o sul da Mesopotâmia experimentou uma transformação urbana extraordinária.
Uruk tornou-se um dos grandes centros do mundo antigo.
O fenômeno não permaneceu restrito ao sul do atual Iraque.
Elementos da cultura Uruk aparecem em regiões da Síria, Anatólia e Irã, demonstrando a existência de redes de circulação muito amplas.
A expansão dessas redes é importante porque fornece o contexto no qual devemos interpretar os elementos mesopotâmicos encontrados no Egito.
Não precisamos imaginar necessariamente um exército conquistando o Nilo.
Podemos estar diante de:
comerciantes, artesãos, objetos, tecnologias e ideias circulando através de redes inter-regionais.
3. Naqada: o Egito antes do Egito faraônico
Enquanto Uruk crescia, o Alto Egito também passava por profundas transformações.
Naqada tornou-se um dos principais centros do Egito pré-dinástico.
Hierakonpolis também adquiriu enorme importância.
A sociedade egípcia desenvolvia elites capazes de controlar recursos, organizar produção e construir monumentos funerários.
Esse processo culminaria na formação do Estado egípcio.
Mas existe algo especialmente interessante:
alguns elementos materiais encontrados no Egito apresentam características que lembram fortemente o mundo mesopotâmico.
É justamente aqui que começa o grande debate.
4. Os primeiros sinais de contato
A arqueologia identificou diversos indícios de contato entre o Egito pré-dinástico e o mundo da Mesopotâmia.
Entre os elementos frequentemente discutidos estão:
- selos cilíndricos;
- motivos iconográficos;
- formas artísticas;
- objetos importados;
- tecnologias;
- cerâmica;
- matérias-primas;
- técnicas de produção;
- determinados motivos animais;
- formas de representação do poder.
Um estudo do Oxford Handbook of Archaeology observa que selos cilíndricos do tipo mesopotâmico podem ter sido importados para o vale do Nilo em meados do IV milênio a.C. e posteriormente imitados e adaptados por artesãos locais.
Isso é uma evidência extremamente importante.
Porque copiar uma tecnologia não significa apenas que alguém viu um objeto.
Significa que existiu algum tipo de transmissão cultural ou tecnológica.
5. O misterioso selo cilíndrico
O selo cilíndrico era uma das tecnologias administrativas características da Mesopotâmia.
Ao ser rolado sobre argila, produzia uma imagem contínua.
Era útil para identificar propriedades, mercadorias, pessoas ou operações administrativas.
Quando formas desse tipo aparecem no Egito pré-dinástico, surge uma pergunta inevitável:
como chegaram até o vale do Nilo?
Uma possibilidade é a importação.
Outra é a presença de artesãos estrangeiros.
Outra, a transferência tecnológica.
Outra ainda, a imitação de objetos estrangeiros que chegaram ao Egito através de intermediários.
O que a evidência não permite afirmar com segurança é exatamente quem transportou cada objeto.
Mas demonstra que as sociedades não estavam culturalmente incomunicáveis.
6. Uruk chegou ao Egito?
A expressão “Uruk chegou ao Egito” precisa ser usada com cuidado.
Não significa necessariamente que uma colônia mesopotâmica conquistou o Egito.
Significa que elementos associados ao fenômeno Uruk aparecem no registro egípcio e levantam a possibilidade de contato.
Toby Wilkinson examinou justamente a questão dos “imports and imitations” — importações e imitações — entre a Mesopotâmia de Uruk e o Egito pré-dinástico. O autor destaca que o período Uruk é aproximadamente contemporâneo das fases Naqada I, II e III.
Alexander Joffe também analisou os contatos entre Egito e Mesopotâmia no IV milênio, discutindo elementos como selos cilíndricos, lápis-lazúli e influências estilísticas.
Portanto, a pergunta não é mais:
“Existiu algum contato?”
A arqueologia indica que existiram contatos.
A pergunta mais difícil é:
qual foi a intensidade desses contatos e qual foi a sua natureza?
7. Comércio: o que realmente circulava?
O comércio antigo não funcionava como o comércio moderno.
Não existiam Estados nacionais com fronteiras modernas.
Uma mercadoria poderia passar por várias mãos antes de alcançar seu destino.
Um objeto produzido na Mesopotâmia poderia chegar ao Levante.
Do Levante poderia seguir para o Sinai.
E então chegar ao Egito.
Por isso, quando encontramos um objeto de origem estrangeira, não podemos concluir automaticamente que houve contato direto entre os dois extremos.
Esse é um dos problemas fundamentais da arqueologia das redes comerciais.
Mesmo assim, existem evidências suficientes para demonstrar que o Egito estava inserido em redes internacionais muito antes da construção das pirâmides.
O Museu Egípcio Global registra, por exemplo, vasos importados do Levante encontrados em contextos do final do IV milênio a.C., associados ao comércio entre a Ásia Ocidental e as elites egípcias durante o processo de unificação.
8. A rota pelo Levante
Uma das explicações mais discutidas para a chegada de elementos mesopotâmicos ao Egito passa pelo Levante.
Isso faria sentido geograficamente.
Mesopotâmia.
Síria.
Líbano.
Mediterrâneo oriental.
Delta do Nilo.
Essa cadeia permitiria a circulação de objetos e ideias sem exigir que comerciantes de Uruk navegassem diretamente até o Egito.
Estudos recentes continuam discutindo essa possibilidade.
A rota setentrional, através da Síria e do Levante, é tradicionalmente considerada importante.
Mas uma pesquisa publicada em 2024 por Sara Pizzimenti reexaminou a possibilidade de uma rota marítima meridional, conectando a Mesopotâmia, a região de Omã, o Iêmen e o Egito.
Ou seja:
a própria rota pela qual esses contatos aconteceram continua sendo objeto de pesquisa.
9. Uma rota pelo Mar Vermelho?
Essa hipótese é particularmente interessante.
O Mar Vermelho conecta o Egito ao sul da Arábia e, através de diferentes sistemas marítimos, ao oceano Índico.
No final do IV milênio a.C., não podemos projetar sobre esses povos as tecnologias náuticas de épocas posteriores.
Mas isso não significa que viagens marítimas de longa distância fossem impossíveis.
A pesquisa arqueológica discute justamente a possibilidade de que algumas influências tenham chegado ao Egito por rotas meridionais.
Pizzimenti propõe reexaminar uma possível conexão entre sul da Mesopotâmia, Susiana, península de Omã, Iêmen e Egito.
Isso abre uma possibilidade fascinante:
talvez algumas ideias que chegaram ao Egito tenham viajado por uma rede marítima muito mais extensa do que normalmente imaginamos.
Mas trata-se de uma hipótese de rota, não de uma rota definitivamente demonstrada para todos os objetos.
10. O lápis-lazúli: uma pedra que conta uma história
Um dos materiais mais interessantes nesse contexto é o lápis-lazúli.
Sua origem principal está muito distante do Egito, especialmente na região do atual Afeganistão.
Sua circulação demonstra a existência de redes comerciais de longa distância no mundo antigo.
Joffe inclui o lápis-lazúli entre os elementos associados aos contatos do mundo Uruk com o Egito durante o IV milênio.
Isso é importante porque mostra que as redes de circulação não eram pequenas redes locais.
Materiais podiam atravessar milhares de quilômetros.
Portanto, quando discutimos contatos entre Egito e Mesopotâmia, estamos falando de um mundo em que determinadas matérias-primas e objetos podiam percorrer distâncias extraordinárias.
11. O enigma do Punhal de Gebel el-Arak
Poucos objetos são tão fascinantes para essa discussão quanto o chamado Punhal de Gebel el-Arak.
O Museu do Louvre data o objeto ao período Naqada II C–D, aproximadamente entre 3600 e 3200 a.C.
Seu cabo de marfim apresenta cenas complexas.
Em uma das faces aparece uma figura humana entre animais.
A iconografia é frequentemente comparada a motivos mesopotâmicos, especialmente ao chamado motivo do “Mestre dos Animais”.
O objeto tornou-se, portanto, um dos principais exemplos utilizados nas discussões sobre influência mesopotâmica na arte egípcia pré-dinástica.
Mas precisamos ter cuidado.
Influência iconográfica não significa necessariamente presença física de mesopotâmicos no Egito.
Pode significar:
- objeto importado;
- cópia de objeto importado;
- artista estrangeiro;
- artista egípcio reproduzindo modelo estrangeiro;
- transmissão através de intermediários;
- ou desenvolvimento independente de motivos parcialmente semelhantes.
Essa última possibilidade precisa sempre ser considerada.
12. O “Mestre dos Animais”
A figura humana entre animais é particularmente interessante.
Motivos semelhantes aparecem na arte do Oriente Próximo.
No Egito pré-dinástico, imagens de animais e seres híbridos assumem enorme importância.
Serpopardos, felinos, bovídeos e outras criaturas aparecem em objetos de prestígio.
Pesquisas contemporâneas observam que criaturas zoomórficas compostas, como serpopardos e grifos, tornam-se importantes na arte de elite de Naqada II–III.
Aqui temos um dos pontos mais fascinantes da investigação:
as elites egípcias parecem ter incorporado determinados motivos visuais de um universo artístico muito mais amplo do Oriente Próximo.
Mas a adoção foi seletiva.
O Egito não simplesmente copiou a Mesopotâmia.
Transformou elementos estrangeiros dentro de sua própria linguagem cultural.
13. A influência foi artística ou religiosa?
Essa é uma pergunta muito mais difícil.
Quando um símbolo estrangeiro aparece na arte egípcia, três interpretações são possíveis.
Primeira possibilidade
Era simplesmente um motivo artístico.
Segunda possibilidade
Era um símbolo político.
Terceira possibilidade
Tinha significado religioso ou cosmológico.
O problema é que, para o IV milênio a.C., ainda conhecemos apenas parcialmente os sistemas religiosos e linguísticos envolvidos.
A escrita egípcia ainda estava em formação.
A escrita cuneiforme mesopotâmica também estava em seus primeiros estágios.
Por isso, não podemos simplesmente pegar uma divindade suméria posterior e procurar sua equivalente em um objeto egípcio quatro séculos antes.
Isso seria um anacronismo.
14. Os deuses eram os mesmos?
Não encontramos evidência convincente de que os egípcios e sumérios cultuassem exatamente os mesmos deuses no IV milênio a.C.
As tradições religiosas desenvolveram-se de maneira própria.
Na Mesopotâmia encontramos divindades que posteriormente seriam conhecidas como:
- Anu;
- Enlil;
- Enki/Ea;
- Inanna/Ishtar;
- Utu/Shamash;
- Ninhursag.
No Egito, posteriormente:
- Ra;
- Osíris;
- Ísis;
- Horus;
- Seth;
- Ptah;
- Hathor;
- Amon;
- entre muitos outros.
Não existe base suficiente para afirmar que, em 3500 a.C., esses sistemas religiosos fossem simplesmente versões diferentes de uma mesma religião.
Mas isso não encerra o problema.
Porque religião também pode transmitir estruturas simbólicas, e não apenas nomes de deuses.
15. Sol, céu, animais e poder
Tanto Egito quanto Mesopotâmia desenvolveram sistemas religiosos nos quais natureza, realeza e cosmologia estavam profundamente conectadas.
O sol possuía importância extraordinária no Egito.
Na Mesopotâmia, divindades associadas aos astros e aos fenômenos naturais também desempenhavam papéis fundamentais.
Mas sem textos suficientes do período mais antigo, é impossível estabelecer uma genealogia direta entre essas ideias.
A semelhança pode ter várias explicações:
- contato cultural;
- experiências humanas semelhantes;
- desenvolvimento independente;
- convergência simbólica;
- ou uma combinação dessas possibilidades.
Essa cautela é fundamental para uma investigação séria.
16. A cosmologia: duas visões do universo
Egípcios e mesopotâmicos desenvolveram cosmologias altamente sofisticadas.
Mas elas não eram idênticas.
No Egito, a ordem cósmica seria posteriormente expressa pelo conceito de Maat, relacionado à ordem, equilíbrio, verdade e estabilidade.
Na Mesopotâmia, a organização do cosmos estava profundamente associada à ação dos deuses, à manutenção da ordem divina e às relações entre deuses, humanos e natureza.
Essas tradições não devem ser confundidas.
Mas existe um ponto de comparação importante:
em ambas as civilizações, o poder político estava intimamente relacionado à ordem cósmica.
Isso talvez seja mais significativo do que tentar identificar um deus egípcio com um deus sumério.
17. O rei e os deuses
Na Mesopotâmia, o governante estava integrado a uma ordem religiosa.
No Egito, a realeza também assumiu caráter profundamente sagrado.
Essa convergência é importante porque o desenvolvimento de Estados complexos frequentemente exigia uma ideologia capaz de justificar a concentração de poder.
Uruk e o Egito pré-dinástico estavam experimentando processos semelhantes:
crescimento econômico + concentração de poder + religião + administração.
Isso não significa que um copiou o outro.
Mas torna legítima a investigação sobre influências recíprocas.
18. A formação do Estado egípcio e a influência mesopotâmica
Essa é uma das questões mais controversas.
Alguns pesquisadores propuseram que determinadas inovações egípcias do período pré-dinástico foram influenciadas pelo mundo mesopotâmico.
Entre os elementos discutidos estão:
- iconografia real;
- selos cilíndricos;
- arquitetura monumental em tijolos;
- determinados motivos artísticos;
- tecnologias;
- formas de representação do poder.
Pesquisas acadêmicas recentes continuam discutindo essas relações.
Um estudo de Cambridge observa que contatos indiretos com a esfera mesopotâmica chegaram ao vale do Nilo através da costa síria e que determinados motivos da arte de Naqada II foram relacionados à Mesopotâmia e à Susiana.
Mas existe uma diferença enorme entre:
“o Egito recebeu influências externas”
e:
“a civilização egípcia foi criada pelos mesopotâmicos.”
A primeira proposição encontra evidências.
A segunda não.
19. A escrita: quem influenciou quem?
Aqui encontramos uma das perguntas mais tentadoras.
A escrita surgiu na Mesopotâmia em formas proto-cuneiformes durante o final do IV milênio a.C.
No Egito, os primeiros sistemas de escrita aparecem aproximadamente no mesmo grande horizonte.
Isso já provocou inúmeras teorias.
Mas a evidência disponível não demonstra que os hieróglifos egípcios tenham simplesmente sido copiados da escrita mesopotâmica.
Os sistemas possuem desenvolvimentos próprios.
O Oxford Handbook destaca que os sistemas administrativos predinásticos egípcios, incluindo selos e marcas, pertencem a tradições próprias, embora alguns selos cilíndricos possam ter origem mesopotâmica e tenham sido adaptados localmente.
Portanto:
influência tecnológica não significa identidade de sistemas de escrita.
20. Uma hipótese fascinante: conhecimento administrativo
Talvez a influência mais importante não tenha sido religiosa.
Pode ter sido administrativa.
Civilizações complexas precisam controlar:
- alimentos;
- gado;
- terras;
- trabalhadores;
- impostos;
- armazéns;
- comércio;
- propriedades.
Na Mesopotâmia, esse processo levou ao desenvolvimento de sistemas administrativos que desembocariam na escrita.
No Egito, sistemas de selagem, marcas e registros também aparecem durante o período pré-dinástico.
Isso levanta uma possibilidade:
as sociedades de ambos os lados estavam enfrentando problemas semelhantes de administração e encontrando soluções parcialmente semelhantes.
Algumas soluções podem ter sido independentes.
Outras podem ter circulado.
21. Havia comerciantes sumérios no Egito?
Essa pergunta precisa ser respondida com enorme cautela.
Não temos atualmente uma documentação que permita identificar uma comunidade comercial suméria organizada no Egito por volta de 3500–3000 a.C.
O que temos são evidências de circulação de objetos e influências.
Isso é diferente.
Não podemos transformar um selo mesopotâmico em prova de que um comerciante de Uruk dormiu naquela noite em Hierakonpolis.
Mas tampouco podemos ignorar que um objeto estrangeiro chegou ao Egito.
O caminho entre as duas coisas é precisamente o objeto da investigação arqueológica.
22. Havia diplomacia?
Aqui chegamos ao coração da tua pergunta original.
Temos evidência de relações diplomáticas formais entre o Egito e um Estado sumério por volta de 3000 a.C.?
Até o presente estado da documentação pesquisada, não.
Não encontramos tratados diplomáticos desse período.
Não temos correspondência oficial comparável às cartas diplomáticas de períodos muito posteriores.
Não conhecemos uma sequência de embaixadas documentadas entre a corte egípcia e uma cidade-Estado suméria.
Isso não significa que encontros políticos fossem impossíveis.
Significa apenas que não foram documentados de forma suficiente para podermos afirmá-los.
23. Comércio, entretanto, é outra história
O comércio é muito mais plausível.
Porque comércio deixa vestígios arqueológicos diferentes da diplomacia.
Um tratado pode desaparecer.
Uma carta pode ser destruída.
Mas uma cerâmica estrangeira enterrada em uma tumba permanece.
Uma pedra rara permanece.
Um selo permanece.
Uma tecnologia deixa marcas.
E são precisamente esses vestígios que encontramos.
O problema é reconstruir a rota.
24. A diplomacia aparece claramente em épocas posteriores
Quando chegamos a períodos posteriores do Oriente Próximo, a documentação muda completamente.
No segundo milênio a.C., arquivos diplomáticos e correspondência internacional tornam-se abundantes em determinadas regiões.
O Egito mantém relações diplomáticas documentadas com grandes potências.
Mas isso não pode ser projetado retroativamente para 3000 a.C.
O fato de existirem diplomatas no Egito do Novo Império não significa que existissem diplomatas egípcios em contato regular com Uruk no período de Naqada.
Essa diferença cronológica é fundamental.
25. E Israel?
A região do Levante desempenha papel fundamental na investigação.
Geograficamente, ela funciona como uma ponte entre o Egito e a Mesopotâmia.
Isso ajuda a explicar por que os pesquisadores discutem tanto a Síria e o Levante quando tentam reconstruir as rotas de transmissão.
O Egito não precisava estar em contato direto com Uruk.
Uma cadeia de intermediários poderia conectar os dois mundos.
E isso é provavelmente uma das possibilidades mais importantes para compreender o problema.
26. O mundo árabe e as antigas rotas comerciais
As regiões que hoje chamamos de Arábia também entram nessa história.
O sul da Mesopotâmia possuía conexões com o Golfo.
O Golfo Pérsico permitia acesso a regiões da península Arábica.
O Mar Vermelho conectava o Egito ao sul.
E novas pesquisas estão justamente reconsiderando se algumas rotas de contato entre Mesopotâmia e Egito poderiam ter seguido caminhos meridionais.
Portanto, o problema Egito–Suméria pode ser, na realidade, um problema muito maior:
Egito–Levante–Mesopotâmia–Golfo–Arábia–Mar Vermelho.
27. O papel de Susa e da Susiana
Outro personagem frequentemente esquecido é Susa.
A Susiana, no atual sudoeste do Irã, encontrava-se em posição estratégica entre o mundo mesopotâmico e as regiões orientais.
Pesquisas recentes tratam conjuntamente das relações entre:
Mesopotâmia meridional + Susiana + Egito.
Isso é importante porque demonstra que a circulação cultural não precisava ser uma linha reta entre “Suméria” e “Egito”.
Podia ser uma rede.
E redes são muito mais difíceis de reconstruir do que rotas simples.
28. O que os objetos realmente dizem?
Um objeto arqueológico pode contar uma história extraordinária.
Mas também pode enganar.
Se encontramos um objeto mesopotâmico no Egito, temos várias possibilidades:
- foi produzido na Mesopotâmia e importado;
- foi produzido por um artesão estrangeiro residente no Egito;
- foi copiado por um artesão egípcio;
- foi produzido localmente usando tecnologia estrangeira;
- foi trazido através de intermediários;
- ou simplesmente apresenta uma semelhança que não resulta de contato direto.
É por isso que a arqueologia exige múltiplas evidências.
29. E os deuses?
Aqui começa a parte mais misteriosa.
Existe alguma relação comprovável entre os deuses egípcios e os deuses sumérios?
A resposta mais responsável é:
não existe evidência suficiente para afirmar uma equivalência direta no IV milênio a.C.
Não podemos dizer que Osíris era Enki.
Não podemos dizer que Horus era Utu.
Não podemos dizer que Ra era uma versão egípcia de uma divindade suméria.
Essas comparações são tentadoras, mas frequentemente ignoram diferenças cronológicas e culturais.
Entretanto, podemos investigar algo mais interessante:
como diferentes sociedades transformaram fenômenos semelhantes — Sol, Lua, céu, morte, fertilidade, tempestade, animais e realeza — em sistemas religiosos próprios?
30. A religião pode ter viajado sem os deuses
Uma ideia religiosa não precisa viajar acompanhada pelo nome de seu deus.
Um símbolo pode viajar.
Uma imagem pode viajar.
Um ritual pode viajar.
Uma tecnologia pode transportar uma ideia.
Um objeto estrangeiro pode ser reinterpretado.
Esse processo é conhecido em diferentes contextos históricos.
Portanto, mesmo que nunca encontremos uma “Inanna egípcia”, podemos investigar se determinados conceitos ou símbolos atravessaram fronteiras.
Mas cada caso precisa ser demonstrado individualmente.
31. Uma advertência: semelhança não é prova de influência
Esse talvez seja o princípio mais importante desta investigação.
Duas civilizações podem produzir:
- pirâmides;
- templos;
- deuses solares;
- serpentes sagradas;
- símbolos celestes;
- animais híbridos;
- rituais funerários;
sem necessariamente terem copiado umas às outras.
A experiência humana produz soluções convergentes.
Por isso, o pesquisador precisa perguntar:
existe uma cadeia histórica plausível ligando os dois fenômenos?
No caso Egito–Mesopotâmia, para determinados objetos e motivos, a resposta parece ser sim.
Para outros, não.
32. O que é realmente comprovado?
Podemos organizar a investigação em quatro níveis.
Nível 1 — Muito bem sustentado
Existiram contatos entre o Egito pré-dinástico e regiões do Oriente Próximo.
Nível 2 — Fortemente sustentado
Elementos materiais e iconográficos associados ao mundo mesopotâmico chegaram ao Egito e foram, em alguns casos, adaptados localmente.
Nível 3 — Ainda debatido
Qual foi a intensidade desses contatos?
Quem transportava os objetos?
Por quais rotas?
Qual foi o papel de artesãos estrangeiros?
Quanto dessas influências afetou a formação do Estado egípcio?
Nível 4 — Não demonstrado
Uma religião única Egito–Suméria.
Uma diplomacia formal entre faraós e reis sumérios por volta de 3000 a.C.
Uma civilização comum anterior às duas.
Uma transferência completa de conhecimento de uma civilização para outra.
Essas últimas hipóteses continuam sem demonstração arqueológica suficiente.
33. Mas existe algo ainda mais intrigante
Existe uma coincidência cronológica impressionante.
Enquanto o mundo de Uruk desenvolvia:
- urbanização;
- administração;
- templos;
- especialização artesanal;
- sistemas de registro;
o Egito desenvolvia:
- centros políticos;
- elites;
- símbolos de realeza;
- administração;
- monumentalidade;
- sistemas de registro.
E os dois mundos não estavam completamente separados.
Isso não prova que um tenha criado o outro.
Mas demonstra que a história do nascimento da civilização é muito mais interconectada do que uma narrativa baseada em civilizações isoladas pode sugerir.
34. A Suméria e o nascimento do Egito: influência ou convergência?
Talvez a resposta seja:
ambas.
Algumas características podem representar convergência.
Outras podem representar transmissão cultural.
Outras podem ter sido desenvolvidas independentemente.
O mundo antigo provavelmente não funcionava segundo uma única explicação.
Culturas copiavam.
Adaptavam.
Reinventavam.
Misturavam.
E, muitas vezes, esqueciam a origem de determinada ideia.
35. O grande enigma: quem estava viajando?
Essa é uma pergunta que a arqueologia ainda não consegue responder completamente.
Quem levou os objetos?
Quem transportou as tecnologias?
Quem contou as histórias?
Quem ensinou as técnicas?
Quem atravessou o Mediterrâneo?
Quem navegou pelo Mar Vermelho?
Quem percorreu o Levante?
Podemos identificar objetos.
Podemos reconstruir rotas prováveis.
Mas raramente conseguimos identificar os indivíduos que realizaram essas viagens.
E talvez seja justamente aí que esteja uma das maiores lacunas da história antiga.
36. A possibilidade de artesãos estrangeiros
Uma das hipóteses discutidas pelos pesquisadores é que pessoas e conhecimentos também tenham viajado.
Isso seria perfeitamente plausível.
Um artesão especializado poderia viajar para trabalhar para uma elite estrangeira.
Um metalurgista poderia transmitir uma técnica.
Um escultor poderia reproduzir um estilo.
Um construtor poderia ensinar uma solução arquitetônica.
Uma comunidade estrangeira poderia permanecer temporariamente em determinado centro.
O registro arqueológico, porém, raramente preserva a identidade dessas pessoas.
37. E se os egípcios também viajassem?
A hipótese não deve funcionar em apenas uma direção.
É possível que os egípcios também participassem dessas redes.
A influência cultural não precisa significar:
Mesopotâmia → Egito.
Pode ter existido:
Mesopotâmia ↔ Levante ↔ Egito.
O intercâmbio cultural é normalmente muito mais complexo.
38. Uma civilização conectada antes das pirâmides
Talvez esta seja a conclusão mais interessante que podemos retirar da pesquisa.
Antes de Gizé, já existia um mundo conectado.
O Nilo não era uma ilha.
A Mesopotâmia não era uma ilha.
O Levante funcionava como uma zona de contato.
O Golfo Pérsico conectava diferentes regiões.
A Ásia Ocidental fornecia matérias-primas, objetos e tecnologias.
O Egito recebia produtos estrangeiros.
E algumas ideias artísticas aparentemente atravessaram milhares de quilômetros.
O mundo de 3500 a.C. era muito mais conectado do que durante muito tempo imaginamos.
39. Mas onde está a diplomacia?
Essa continua sendo a grande lacuna.
A arqueologia fornece evidências de contato.
Fornece evidências de circulação.
Fornece evidências de influência.
Mas não fornece, até agora, um arquivo diplomático que permita escrever:
“No ano X, o rei de Uruk enviou emissários ao governante egípcio.”
Essa documentação simplesmente não apareceu.
E essa ausência precisa ser respeitada.
Talvez existisse diplomacia.
Talvez não.
Talvez as relações fossem principalmente comerciais.
Talvez fossem realizadas através de intermediários.
Talvez ainda exista documentação enterrada em algum lugar.
A arqueologia futura poderá modificar essa resposta.
40. O que os textos posteriores podem nos dizer?
Aqui precisamos estabelecer outra separação.
Textos sumérios posteriores preservam tradições sobre reis, cidades e deuses.
Textos egípcios posteriores preservam tradições sobre seus próprios reis e deuses.
Essas fontes são preciosas.
Mas não podem ser usadas automaticamente como testemunhos contemporâneos de acontecimentos ocorridos séculos antes.
Uma tradição literária posterior pode preservar memória histórica.
Também pode transformar essa memória.
Pode criar genealogias.
Pode legitimar uma dinastia.
Pode transformar acontecimentos políticos em mitologia.
Por isso, textos posteriores devem ser comparados com arqueologia.
41. O mundo árabe medieval também preservou memórias
Autores árabes medievais escreveram extensivamente sobre o Egito antigo, as pirâmides e as civilizações anteriores.
Esses relatos são importantes para a história da recepção de Gizé.
Mas não podem substituir as evidências arqueológicas do IV milênio a.C.
A tradição medieval deve ser estudada como:
memória histórica sobre o Egito antigo.
Não como testemunho direto dos acontecimentos.
42. O que a arqueologia moderna mudou?
Durante muito tempo, a história das primeiras civilizações foi apresentada como uma sucessão de acontecimentos separados.
Primeiro Mesopotâmia.
Depois Egito.
Depois outras civilizações.
A arqueologia contemporânea apresenta um quadro muito mais complexo.
Existiam redes.
Existiam zonas de contato.
Existiam intermediários.
Existiam migrações.
Existia comércio.
Existiam transferências tecnológicas.
E existia também desenvolvimento independente.
O problema agora é determinar a proporção de cada processo.
43. O verdadeiro mistério não é “quem inventou”
Talvez a pergunta mais produtiva seja outra.
Não:
“Quem inventou a civilização?”
Mas:
“Como as primeiras civilizações aprenderam umas com as outras?”
Essa pergunta não diminui o Egito.
Também não diminui a Suméria.
Ao contrário.
Mostra que essas sociedades já participavam de um mundo intelectual, econômico e tecnológico muito maior.
44. E se descobrirmos uma nova rota?
A descoberta de um novo sítio arqueológico poderia modificar completamente a nossa compreensão.
Imagine encontrar:
- um assentamento mesopotâmico no Levante;
- uma oficina egípcia com objetos mesopotâmicos;
- uma inscrição bilíngue;
- um arquivo administrativo;
- uma embarcação;
- uma oficina de selos;
- ou um depósito comercial datado com segurança de 3300 a.C.
Qualquer uma dessas descobertas poderia esclarecer a natureza dos contatos.
É por isso que a arqueologia ainda não encerrou a questão.
45. Reflexão — O mundo antes das pirâmides talvez fosse muito maior
Quando olhamos para a Grande Pirâmide, normalmente pensamos em isolamento.
Um faraó.
Um reino.
Um deserto.
Milhares de trabalhadores.
Mas milhares de anos antes de Khufu, homens e mulheres já transportavam objetos por enormes distâncias.
Pedras preciosas viajavam.
Cerâmicas viajavam.
Tecnologias viajavam.
Símbolos viajavam.
E talvez viajassem também histórias.
O nascimento das primeiras civilizações não foi necessariamente uma sequência de eventos independentes.
Pode ter sido uma grande rede de experiências humanas interligadas.
46. Conclusão — Egito e Suméria realmente se encontraram?
A resposta mais rigorosa que a pesquisa permite dar é:
sim, existem evidências arqueológicas de contatos entre o Egito pré-dinástico e o mundo mesopotâmico durante o IV milênio a.C.
Esses contatos são visíveis em objetos, tecnologias, estilos artísticos e redes de circulação.
A influência do mundo Uruk sobre determinados aspectos da cultura material egípcia é objeto de investigação acadêmica há mais de um século e continua sendo discutida atualmente.
Existem evidências especialmente relevantes envolvendo:
- selos cilíndricos;
- iconografia;
- cerâmica;
- matérias-primas;
- tecnologias;
- objetos de prestígio;
- e possíveis rotas comerciais.
O Punhal de Gebel el-Arak permanece como um dos exemplos mais fascinantes dessa discussão, datado pelo Louvre ao período Naqada II C–D, aproximadamente 3600–3200 a.C.
Mas a pesquisa também impõe limites.
Não temos evidência suficiente para afirmar uma diplomacia formal entre reis sumérios e governantes egípcios por volta de 3000 a.C.
Não temos provas de que os egípcios e sumérios compartilhassem uma mesma religião.
Não temos evidência suficiente para dizer que os deuses egípcios derivaram diretamente dos deuses sumérios.
E não temos demonstração de que a civilização egípcia tenha sido criada pela Mesopotâmia.
O que temos é algo talvez mais interessante.
Temos evidências de um mundo antigo em comunicação.
Um mundo no qual objetos atravessavam fronteiras.
No qual técnicas eram copiadas.
No qual símbolos eram transformados.
No qual matérias-primas viajavam milhares de quilômetros.
No qual o Nilo e a Mesopotâmia, embora separados por enormes distâncias, participavam de redes que também envolviam o Levante, a Síria, a Susiana, o Golfo Pérsico e possivelmente as rotas do Mar Vermelho.
E isso nos conduz a uma pergunta que permanece aberta:
quantas outras conexões ainda desapareceram sob as areias, os sedimentos e as cidades construídas milhares de anos depois?
Talvez a história das primeiras civilizações não seja a história de mundos separados.
Talvez seja a história de um mundo antigo muito maior do que conseguimos enxergar.
E talvez, muito antes de as primeiras pirâmides dominarem o horizonte do Egito, já existisse uma rede de comércio, tecnologia, símbolos e ideias ligando o Nilo às terras entre o Tigre e o Eufrates.
A investigação apenas começou.
Bibliografia e fontes principais
Estudos acadêmicos e arqueológicos
JOFFE, Alexander H. Egypt and Syro-Mesopotamia in the 4th Millennium: Implications of the New Chronology. Current Anthropology, v. 41, n. 1, 2000.
WILKINSON, Toby A. H. Uruk into Egypt: Imports and Imitations. In: Artefacts of Complexity: Tracking the Uruk in Egypt. British Institute for the Study of Iraq.
PIZZIMENTI, Sara. Reconsidering a Southern Route: Relations between Southern Mesopotamia, Susiana and Egypt at the End of the Fourth Millennium BC. 2024.
KOERIN, Camille. Interaction between Egypt and Mesopotamia during the 4th Millennium BCE: Evidence from Cylinder Seals. In: Current Research in Egyptology 2023, 2024.
SELZ, Gebhard J. The Uruk Phenomenon. In: The Oxford History of the Ancient Near East. Oxford University Press, 2020.
The Origins and Early Development of Writing in Egypt. Oxford Handbook of Topics in Archaeology. Oxford University Press.
Egito pré-dinástico e Oriente Próximo
TRIGGER, Bruce G. et al. Ancient Egypt: A Social History. Cambridge University Press.
MIDANT-REYNES, Béatrix. The Prehistory of Egypt: From the First Egyptians to the First Pharaohs. Blackwell.
WENGROW, David. The Archaeology of Early Egypt: Social Transformations in North-East Africa, 10,000 to 2650 BC. Cambridge University Press.
Arte e iconografia
Museu do Louvre. Couteau du Gebel el-Arak, Naqada II C–D, aproximadamente 3600–3200 a.C.
MILLER, Jordan. A Predynastic Egyptian Fish–Antelope Composite Figure. The Journal of Egyptian Archaeology, 2023.
Religião, mito e cosmologia
WEEKS, Noel K. Myth and Ritual: An Empirical Approach. Journal of Ancient Near Eastern Religions, v. 15, n. 1, 2015.
Fontes antigas
The Sumerian King List.
The Epic of Gilgamesh.
Enūma Eliš.
Textos funerários egípcios antigos, incluindo os Textos das Pirâmides.
Heródoto, Histórias, Livro II.
Diodoro Sículo, Bibliotheca Historica, Livro I.
Estudos complementares
Ancient Egypt and the Surrounding World: Contact, Trade and Influence: Studies presented to Marilina Betrò. Estudos sobre relações entre Egito, Mesopotâmia, Levante e outras regiões do mundo antigo.
The Worlds of the Indian Ocean. Cambridge University Press — discussão sobre contatos muito antigos entre a esfera mesopotâmica e o vale do Nilo, incluindo influências materiais e iconográficas.
Nota metodológica
Esta matéria utiliza deliberadamente quatro categorias diferentes:
Fato arqueológico: objeto, estrutura, matéria-prima ou evidência material documentada.
Interpretação acadêmica: explicação proposta por pesquisadores para determinado conjunto de evidências.
Hipótese: explicação possível ainda não demonstrada.
Especulação: possibilidade que ultrapassa aquilo que o registro arqueológico atualmente permite afirmar.
Essa distinção é particularmente importante quando tratamos de religião, cosmologia e influência cultural.
Uma semelhança entre duas culturas não prova automaticamente transmissão.
Da mesma maneira, a ausência de documentos diplomáticos não prova que nenhum contato político tenha ocorrido.
O que a evidência permite afirmar com segurança é que o Egito pré-dinástico e o mundo mesopotâmico participaram, direta ou indiretamente, de redes de contato durante o IV milênio a.C.
A dimensão exata dessas relações continua sendo uma das questões mais fascinantes da arqueologia das primeiras civilizações.
Bibliografia Geral — Egito, Suméria, Mesopotâmia, Mitologia, Cosmologia e Contatos Interculturais
Referências utilizadas e recomendadas para o estudo comparativo das relações entre o Egito Antigo e a Mesopotâmia, especialmente durante o IV milênio a.C.
1. Egito predinástico, Naqada e formação da civilização egípcia
BARD, Kathryn A. The Egyptian Predynastic: A Review of the Evidence. Journal of Field Archaeology, v. 21, n. 3, 1994.
BENÉDITE, Georges. Le couteau de Gebel el-Arak: étude sur un nouvel objet préhistorique acquis par le Musée du Louvre. Monuments et Mémoires de la Fondation Eugène Piot, v. 22, 1916, p. 1–34. O trabalho é uma das referências históricas fundamentais sobre o objeto posteriormente conhecido como faca de Gebel el-Arak.
CIALOWICZ, Krzysztof M. La composition, le sens et la symbolique des scènes zoomorphes prédynastiques en relief: les manches de couteaux. In: FRIEDMAN, Renée F. (org.). The Followers of Horus: Studies Dedicated to Michael Allen Hoffman. Oxford, 1992.
FRIEDMAN, Renée F.; FISKE, Peter N. (eds.). Egypt at Its Origins 3: Proceedings of the Third International Conference “Origin of the State. Predynastic and Early Dynastic Egypt”. Leuven: Peeters, 2011.
HENDRICKX, Stan; FRIEDMAN, Renée F. Traditions of the Nile Valley and the Near East in Predynastic Egypt. Estudos diversos sobre contatos e formação cultural do Egito predinástico.
MIDANT-REYNES, Béatrix. The Prehistory of Egypt: From the First Egyptians to the First Pharaohs. Oxford: Blackwell, 2000.
TRIGGER, Bruce G. Early Civilizations: Ancient Egypt in Context. Cairo: American University in Cairo Press, 1993.
TRIGGER, Bruce G.; KEMP, Barry J.; O’CONNOR, David; LLOYD, Alan B. Ancient Egypt: A Social History. Cambridge: Cambridge University Press, 1983. A obra dedica seu primeiro capítulo à formação da civilização egípcia e trata o período predinástico como um processo contínuo de transformação cultural.
2. Egito e Mesopotâmia no IV milênio a.C.
Joffe, Alexander H. Egypt and Syro-Mesopotamia in the 4th Millennium: Implications of the New Chronology. Current Anthropology, v. 41, n. 1, 2000, p. 113–123. DOI: 10.1086/300110. É uma referência diretamente relacionada ao problema central da primeira postagem.
PITTman, Holly. Constructing Context: The Gebel el-Arak Knife. Greater Mesopotamian and Egyptian Interaction in the Late Fourth Millennium B.C.E. In: COOPER, Jerrold S.; SCHWARTZ, Glenn M. (eds.). The Study of the Ancient Near East in the Twenty-First Century. Winona Lake: Eisenbrauns, 1996, p. 9–32. O IFAO registra especificamente o estudo como referência para a interação egípcio-mesopotâmica no final do IV milênio.
WILKINSON, Toby A. H. Uruk into Egypt: Imports and Imitations. In: POSTGATE, J. N. (ed.). Artefacts of Complexity: Tracking the Uruk in the Near East. Warminster: Aris & Phillips, 2002, p. 237–248.
DU MESNIL DU BUISSON, Robert. Le décor asiatique du couteau de Gebel el-Arak. Bulletin de l'Institut Français d'Archéologie Orientale, v. 68, 1969, p. 63–83.
CZICHON, R. M.; SIEVERTSEN, U. Aspects of Space and Composition in the Relief Representations of the Gebel el-Arak Knife-Handle. Archéo-Nil, n. 3, 1993, p. 49–55.
HONORÉ, Emmanuelle. Earliest Cylinder-Seal Glyptic in Egypt: From Greater Mesopotamia to Naqada. In: HANNA, H. (ed.). The International Conference of Naqada and Qus Region. Cairo, 2007, p. 31–45.
3. O mundo de Uruk e a expansão mesopotâmica
POSTGATE, J. N. (ed.). Artefacts of Complexity: Tracking the Uruk in the Near East. Iraq Archaeological Reports 5. Warminster: Aris & Phillips, 2002.
POSTGATE, J. N. Early Mesopotamia: Society and Economy at the Dawn of History. London: Routledge, 1992/1994.
ROTHMAN, Mitchell S. (ed.). Uruk Mesopotamia and Its Neighbors: Cross-Cultural Interactions in the Era of State Formation. Santa Fe: School of American Research Press, 2001.
PHILIP, Graham. Contacts between the “Uruk” World and the Levant during the Fourth Millennium BC: Evidence and Interpretation. In: POSTGATE, J. N. (ed.). Artefacts of Complexity: Tracking the Uruk in the Near East. 2002, p. 207–236.
PITTMAN, Holly. Mesopotamian Intraregional Relations Reflected through Glyptic Evidence in the Late Chalcolithic 1–5 Periods. In: ROTHMAN, Mitchell S. (ed.). Uruk Mesopotamia and Its Neighbors. Santa Fe, 2001, p. 403–443. Referências bibliográficas acadêmicas para esses trabalhos são também reunidas em bases da Cambridge University Press.
POTTS, Daniel T. Mesopotamian Civilization: The Material Foundations. Ithaca: Cornell University Press, 1997.
POTTS, Daniel T. The Archaeology of Elam: Formation and Transformation of an Ancient Iranian State. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
4. Selos cilíndricos, escrita, administração e circulação de símbolos
AMERI, Marta et al. Seals and Sealing in the Ancient World: Case Studies from the Near East, Egypt, the Aegean, and South Asia. Cambridge: Cambridge University Press, 2018.
COLLON, Dominique. First Impressions: Cylinder Seals in the Ancient Near East. London: British Museum Publications, 1987. 2. ed., 2005.
COLLON, Dominique. Near Eastern Seals: Interpreting the Past. London: British Museum Publications, 1990.
PORADA, Edith (ed.). Ancient Art in Seals: Essays. Princeton: Princeton University Press, 1980.
HONORÉ, Emmanuelle. Earliest Cylinder-Seal Glyptic in Egypt: From Greater Mesopotamia to Naqada. Cairo, 2007.
Os selos cilíndricos são particularmente importantes porque constituem uma das evidências materiais mais concretas para investigar o contato entre o Egito predinástico e o mundo mesopotâmico. A UCL registra a presença de selos cilíndricos já em Naqada II e observa sua associação inicial com importações da Mesopotâmia.
5. Religião e mitologia do Egito Antigo
ASSMANN, Jan. The Search for God in Ancient Egypt. Ithaca: Cornell University Press, 2001.
ASSMANN, Jan. Death and Salvation in Ancient Egypt. Ithaca: Cornell University Press, 2005.
ASSMANN, Jan. The Mind of Egypt: History and Meaning in the Time of the Pharaohs. New York: Metropolitan Books, 2002.
HORNUNG, Erik. Conceptions of God in Ancient Egypt: The One and the Many. Ithaca: Cornell University Press, 1982.
HORNUNG, Erik. The Ancient Egyptian Books of the Afterlife. Ithaca: Cornell University Press, 1999.
PINCH, Geraldine. Handbook of Egyptian Mythology. Santa Barbara: ABC-CLIO, 2002. A obra apresenta uma síntese ampla da mitologia egípcia desde aproximadamente 3200 a.C. até a Antiguidade tardia.
WILKINSON, Richard H. The Complete Gods and Goddesses of Ancient Egypt. London/New York: Thames & Hudson, 2003. Obra de referência sobre divindades, iconografia, centros de culto e evolução das manifestações divinas egípcias.
LURKER, Manfred. The Gods and Symbols of Ancient Egypt: An Illustrated Dictionary. London: Thames & Hudson, 1984.
6. Cosmologia egípcia, criação e estrutura do universo
ALLEN, James P. Genesis in Egypt: The Philosophy of Ancient Egyptian Creation Accounts. New Haven: Yale University, 1988.
ASSMANN, Jan. The Search for God in Ancient Egypt. Cornell University Press, 2001.
HORNUNG, Erik. Conceptions of God in Ancient Egypt: The One and the Many. Cornell University Press, 1982.
FRANKFORT, Henri. Ancient Egyptian Religion: An Interpretation. New York: Columbia University Press, 1948.
FRANKFORT, Henri; FRANKFORT, H. A.; WILSON, John A.; JACOBSEN, Thorkild. Before Philosophy: The Intellectual Adventure of Ancient Man. Chicago: University of Chicago Press, 1946.
7. Religião e mitologia suméria e mesopotâmica
BOTTERO, Jean. Religion in Ancient Mesopotamia. Chicago: University of Chicago Press, 2001. A obra utiliza evidências documentais e artísticas — hinos, orações, encantamentos, rituais e cartas — para reconstruir a religião mesopotâmica.
BLACK, Jeremy; GREEN, Anthony. Gods, Demons and Symbols of Ancient Mesopotamia: An Illustrated Dictionary. London: British Museum Press, 1992.
JACOBSEN, Thorkild. The Treasures of Darkness: A History of Mesopotamian Religion. New Haven: Yale University Press, 1976.
KRAMER, Samuel Noah. Sumerian Mythology: A Study of Spiritual and Literary Achievement in the Third Millennium B.C. Philadelphia: American Philosophical Society, 1944.
KRAMER, Samuel Noah. The Sumerians: Their History, Culture, and Character. Chicago: University of Chicago Press, 1963.
KRAMER, Samuel Noah. History Begins at Sumer. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1956.
LAMBERT, Wilfred G. Babylonian Wisdom Literature. Oxford: Clarendon Press, 1960.
LAMBERT, Wilfred G. The Cosmology of Sumer and Babylon. In: BLACKER, C.; LOEWE, M. (eds.). Ancient Cosmologies. London: Allen & Unwin, 1975, p. 42–62.
OPPENHEIM, A. Leo. Ancient Mesopotamia: Portrait of a Dead Civilization. Chicago: University of Chicago Press, 1964; edição revista, 1977.
8. Cosmologia mesopotâmica
HOROWITZ, Wayne. Mesopotamian Cosmic Geography. Winona Lake: Eisenbrauns, 1998.
JACOBSEN, Thorkild. The Treasures of Darkness: A History of Mesopotamian Religion. Yale University Press, 1976.
LAMBERT, Wilfred G. The Cosmology of Sumer and Babylon. In: BLACKER, C.; LOEWE, M. (eds.). Ancient Cosmologies. London, 1975.
GREEN, Alberto R. W. The Storm-God in the Ancient Near East. Winona Lake: Eisenbrauns, 2003.
HUNGER, Hermann; PINGREE, David. MUL.APIN: An Astronomical Compendium in Cuneiform. Horn: Verlag Ferdinand Berger & Söhne, 1989.
HUNGER, Hermann; PINGREE, David. Astral Sciences in Mesopotamia. Leiden: Brill, 1999.
NEUGEBAUER, Otto. Astronomical Cuneiform Texts. London: Lund Humphries, 1955.
Essas obras são particularmente úteis para o capítulo comparativo sobre céu, astronomia, ordem cósmica e divindades celestes. Uma bibliografia especializada sobre cosmologia mesopotâmica também reúne Horowitz, Jacobsen, Lambert, Hunger e Pingree como referências fundamentais.
9. Textos literários e fontes primárias mesopotâmicas
DALLEY, Stephanie. Myths from Mesopotamia: Creation, the Flood, Gilgamesh, and Others. Oxford: Oxford University Press, 1989.
KRAMER, Samuel Noah; MAIER, John. Myths of Enki, the Crafty God. Oxford: Oxford University Press, 1989.
LAMBERT, Wilfred G.; MILLARD, A. R. Atra-Hasis: The Babylonian Story of the Flood. Oxford: Clarendon Press, 1969.
BLACK, Jeremy; CUNNINGHAM, Graham; ROBSON, Eleanor; ZÓLYOMI, Gábor. The Electronic Text Corpus of Sumerian Literature. University of Oxford.
10. Textos religiosos e funerários egípcios
FAULKNER, Raymond O. The Ancient Egyptian Pyramid Texts. Oxford: Clarendon Press, 1969.
FAULKNER, Raymond O. The Ancient Egyptian Coffin Texts. Warminster: Aris & Phillips.
FAULKNER, Raymond O. The Ancient Egyptian Book of the Dead. London: British Museum Press, 1994.
LICHTHEIM, Miriam. Ancient Egyptian Literature. 3 vols. Berkeley: University of California Press, 1973–1980.
ASSMANN, Jan. Death and Salvation in Ancient Egypt. Cornell University Press, 2005.
11. Arte, iconografia e simbolismo
DAVIS, Whitney. The Canonical Tradition in Ancient Egyptian Art. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
HENDRICKX, Stan. Estudos sobre iconografia predinástica egípcia e relações com o Oriente Próximo.
PITTMAN, Holly. Estudos sobre arte, administração e interação cultural no mundo de Uruk.
SIEVERTSEN, Uwe. Das Messer vom Gebel el-Arak. Baghdader Mitteilungen, v. 23, 1992, p. 1–75.
CZICHON, R. M.; SIEVERTSEN, U. Aspects of Space and Composition in the Relief Representations of the Gebel el-Arak Knife-Handle. Archéo-Nil, 3, 1993, p. 49–55.
12. Comércio, circulação e contatos de longa distância
POSTGATE, J. N. Early Mesopotamia: Society and Economy at the Dawn of History. Routledge.
ROTHMAN, Mitchell S. (ed.). Uruk Mesopotamia and Its Neighbors: Cross-Cultural Interactions in the Era of State Formation. Santa Fe: School of American Research Press, 2001.
POTTS, Daniel T. Mesopotamian Civilization: The Material Foundations. Cornell University Press, 1997.
WILKINSON, Toby A. H. Uruk into Egypt: Imports and Imitations. In: POSTGATE, J. N. (ed.). Artefacts of Complexity. 2002.
Joffe, Alexander H. Egypt and Syro-Mesopotamia in the 4th Millennium. Current Anthropology, 2000.
13. Lápis-lazúli e redes inter-regionais
QUENET, Pierre et al. New Lights on the Lapis Lazuli of the Tôd Treasure, Egypt. In: SOMA 2012: Identity and Connectivity. Oxford, 2013, p. 515–525.
HERMANN, Georg. Estudos sobre o comércio e circulação do lápis-lazúli no antigo Oriente Próximo.
POTTS, Daniel T. The Archaeology of Elam: Formation and Transformation of an Ancient Iranian State. Cambridge University Press, 1999.
14. Egito, Levante, Síria e corredores de intercâmbio
PHILIP, Graham. Contacts between the “Uruk” World and the Levant during the Fourth Millennium BC: Evidence and Interpretation. In: POSTGATE, J. N. (ed.). Artefacts of Complexity. 2002.
PITTMAN, Holly. Mesopotamian Intraregional Relations Reflected through Glyptic Evidence in the Late Chalcolithic Period. In: ROTHMAN, Mitchell S. (ed.). Uruk Mesopotamia and Its Neighbors. 2001.
Joffe, Alexander H. Egypt and Syro-Mesopotamia in the 4th Millennium. 2000.
TRISTANT, Yann et al. estudos geoarqueológicos sobre o Delta do Nilo e suas conexões com o Levante.
15. História comparada das primeiras civilizações
FRANKFORT, Henri. Kingship and the Gods: A Study of Ancient Near Eastern Religion as the Integration of Society and Nature. Chicago: University of Chicago Press, 1948.
FRANKFORT, Henri; FRANKFORT, H. A.; WILSON, John A.; JACOBSEN, Thorkild. Before Philosophy. Chicago: University of Chicago Press, 1946.
LIVERANI, Mario. The Ancient Near East: History, Society and Economy. Routledge.
POSTGATE, J. N. Early Mesopotamia: Society and Economy at the Dawn of History. Routledge.
TRIGGER, Bruce G. Understanding Early Civilizations: A Comparative Study. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
TRIGGER, Bruce G. Early Civilizations: Ancient Egypt in Context. American University in Cairo Press, 1993.
16. Egito e Mesopotâmia: estudos de arte e cultura comparada
PITTMAN, Holly. Constructing Context: The Gebel el-Arak Knife. 1996.
WILKINSON, Toby A. H. Uruk into Egypt: Imports and Imitations. 2002.
DU MESNIL DU BUISSON, Robert. Le décor asiatique du couteau de Gebel el-Arak. 1969.
BOEHMER, Rainer Michael. Orientalische Einflüsse auf verzierten Messergriffen aus dem prädynastischen Ägypten. Archäologische Mitteilungen aus Iran, Neue Folge, v. 7, 1974, p. 15–40.
BOEHMER, Rainer Michael. Gebel-el-Arak- und Gebel-el-Tarif-Griff: Keine Fälschungen. Mitteilungen des Deutschen Archäologischen Instituts, Abteilung Kairo, v. 47, 1991, p. 51–60.
KRAUSS, Rolf. Zur stilgeschichtlichen Einordnung der Gefäßfragmente Berlin ÄGM 15084/15693 und des Messers vom Gebel el-Arak. Mitteilungen der Deutschen Orient-Gesellschaft zu Berlin, v. 127, 1995, p. 151–171.
17. Cronologia, arqueologia e formação dos Estados
TRIGGER, Bruce G. et al. Ancient Egypt: A Social History. Cambridge University Press, 1983.
KEMP, Barry J. Estudos sobre a formação do Estado e a sociedade egípcia.
POSTGATE, J. N. Early Mesopotamia: Society and Economy at the Dawn of History. Routledge.
ROTHMAN, Mitchell S. (ed.). Uruk Mesopotamia and Its Neighbors. School of American Research Press, 2001.
TRIGGER, Bruce G. Understanding Early Civilizations: A Comparative Study. Cambridge University Press, 2003.
18. Fontes institucionais e bases especializadas
INSTITUT FRANÇAIS D’ARCHÉOLOGIE ORIENTALE — IFAO. Bibliographie de l’Égypte des Origines: Bibliography of the Prehistory and the Early Dynastic Period of Egypt and Northern Sudan. Base bibliográfica especializada contendo milhares de referências sobre o Egito predinástico, incluindo relações com a Mesopotâmia, selos, cerâmica, objetos de marfim, iconografia e comércio.
UNIVERSITY COLLEGE LONDON — UCL. Digital Egypt for Universities: Seals in the Old Kingdom. Material didático e bibliográfico sobre selos egípcios e a introdução dos selos cilíndricos de origem mesopotâmica no Egito.
CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS. Ancient Egypt: A Social History — bibliografia e referências acadêmicas sobre a formação da civilização egípcia.
CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS. The Cambridge World Prehistory — estudos sobre a emergência do Estado egípcio e o desenvolvimento das sociedades mesopotâmicas e iranianas.
19. Observação metodológica
Esta bibliografia reúne fontes de naturezas diferentes: fontes primárias antigas, traduções de textos antigos, estudos arqueológicos, egiptologia, assiriologia, história das religiões, iconografia, estudos sobre comércio e intercâmbio cultural e obras de síntese histórica.
As semelhanças entre mitologias, símbolos ou estruturas cosmológicas não devem ser automaticamente interpretadas como prova de contato ou transmissão cultural. Para estabelecer influência histórica são necessários, sempre que possível, cronologia compatível, evidência material, contexto arqueológico, mecanismos plausíveis de transmissão e documentação comparável.
Da mesma forma, a existência de contatos comerciais ou culturais entre o Egito predinástico e o mundo mesopotâmico não significa que uma civilização tenha simplesmente “criado” ou “ensinado” a outra. A literatura arqueológica tende a trabalhar com conceitos como importação, imitação, adaptação, emulação, intercâmbio e redes de contato, cuja interpretação varia conforme o caso estudado.
Por isso, nesta investigação, evidência arqueológica, interpretação acadêmica, hipótese e especulação serão mantidas separadas.
20. Nota final sobre o recorte cronológico
O foco principal das duas pesquisas é o período aproximado entre 4000 e 3000 a.C., com atenção especial ao contato entre o Egito predinástico — particularmente as culturas de Naqada — e a Mesopotâmia meridional associada ao mundo de Uruk.
Entretanto, algumas obras da bibliografia são posteriores ao período estudado porque preservam, analisam ou interpretam tradições religiosas, literárias e cosmológicas cuja documentação escrita surgiu ou foi compilada posteriormente.
Assim, a data de uma obra moderna não deve ser confundida com a data da tradição antiga que ela estuda.

Comentários
Postar um comentário
COMENTE AQUI