Pular para o conteúdo principal

A civilização Suméria e o Velho Testamento

 



Há algumas semelhanças entre a mitologia suméria e o Velho Testamento da Bíblia. Ambas as tradições incluem narrativas sobre a criação, o dilúvio e figuras divinas que desempenham papéis importantes na história da humanidade. Por exemplo, as histórias de Adão e Eva na Bíblia têm paralelos com a narrativa suméria de Enki e Ninhursag.


Os judeus foram escravos na Babilônia durante o período conhecido como o Exílio Babilônico, que começou em 586 a.C., quando o Rei Nabucodonosor II conquistou Jerusalém e destruiu o Templo de Salomão. Esse período de exílio durou aproximadamente 70 anos, até que Ciro, o Grande, conquistou a Babilônia e permitiu que os judeus retornassem à Judéia e reconstruíssem o Templo.


Não existem diferenças significativas entre o judaísmo e as religiões egípcia e suméria, algumas semelhanças podem ser identificadas. Por exemplo, a crença em divindades, rituais religiosos e práticas de culto eram aspectos comuns em todas essas tradições. Além disso, tanto o judaísmo quanto as religiões egípcia e suméria atribuíam importância especial à adoração de um ser supremo ou deuses supremos. No entanto, é crucial reconhecer que as diferenças culturais, mitológicas e teológicas também eram distintas em cada uma dessas tradições religiosas.


Abraão é uma figura central nas tradições judaicas, cristãs e islâmicas. Sua origem é associada à cidade de Ur, na antiga Mesopotâmia (atual Iraque) antiga Suméria, por volta do século XIX a.C. De acordo com as narrativas bíblicas, Abraão é considerado o patriarca dos israelitas e árabes. Ele é conhecido por sua fé e por ser o destinatário da aliança com Deus, conforme relatado nos livros de Gênesis e Êxodo na Bíblia hebraica.


A cidade de Ur, na Mesopotâmia, tem uma origem antiga que remonta a cerca de 4.000 anos antes de Cristo. Ela era uma das cidades-estado da Suméria, uma das civilizações mais antigas do mundo, localizada na região da Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, onde atualmente se encontra o sul do Iraque. Ur foi um importante centro cultural, religioso e comercial na antiguidade, conhecido por seus zigurates e pela influência suméria na região.


Ur era uma cidade suméria localizada no sul da Mesopotâmia, próximo ao Golfo Pérsico. Foi um centro urbano influente durante a Terceira Dinastia de Ur (circa 2112 a 2004 a.C.) e é conhecida por seu Ziggurat, um templo em forma de pirâmide.


Uruk, por sua vez, também era uma cidade suméria, situada um pouco ao norte de Ur. Era uma das cidades mais antigas da Mesopotâmia e desempenhou um papel crucial no desenvolvimento da escrita cuneiforme. Uruk ficou especialmente famosa devido à sua associação com o épico de Gilgamesh.


Ambas as cidades contribuíram significativamente para a cultura, religião e história da Mesopotâmia, mas são distintas em termos de localização e importância em diferentes períodos.


A cidade de Uruk é conhecida por sua rica mitologia na Mesopotâmia. Na mitologia suméria, Uruk é associada ao lendário rei Gilgamesh, que é uma figura central na "Epopeia de Gilgamesh", uma das mais antigas histórias épicas conhecidas. A narrativa aborda temas como a busca pela imortalidade, as complexidades da condição humana e as interações com deuses.


Gilgamesh, governante de Uruk, é retratado como um herói em busca de sabedoria e imortalidade. Sua jornada envolve confrontos com divindades, como Enkidu, seu companheiro, e Enlil, deus supremo. O épico oferece insights sobre a cultura, valores e crenças dos sumérios, além de influenciar mitologias subsequentes.



A cidade de Uruk, em si, também é mencionada em contextos religiosos e mitológicos, desempenhando um papel significativo na compreensão da cosmovisão suméria e mesopotâmica.

A história de Enki e Enlil faz parte da mitologia suméria, uma das civilizações mais antigas conhecidas. Enki e Enlil são deuses sumérios, filhos de Anu, o deus do céu. Eles desempenham papéis importantes na mitologia e na criação da humanidade.


Enki, muitas vezes retratado como o deus da água, sabedoria e magia, é associado à fertilidade e à criação. Ele é conhecido por sua natureza benevolente e por ter ajudado a humanidade fornecendo conhecimento e orientação.


Enlil, por outro lado, é considerado o deus do vento, tempestades e é frequentemente associado ao poder e à autoridade. Ele desempenha um papel mais dominante e é algumas vezes retratado como um deus que toma decisões mais rígidas.


A história desses deuses muitas vezes envolve suas interações e conflitos, refletindo aspectos da natureza e da sociedade humana. Suas lendas são preservadas em textos sumérios antigos, como os "Mitose de Enki e Enlil", que contam suas diferentes façanhas e interações com a humanidade.


Resumindo tudo surgiu na Suméria, todas as religiões oficiais com algumas semelhanças com a religião egípcia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS MISTÉRIOS DO 11 DE SETEMBRO "PORQUE A VERSÃO OFICIAL NÃO PODE SER VERDADEIRA"

TODOS OS MISTÉRIOS FORAM DESVENDADOS NESTE DOCUMENTÁRIO RTP 2 - 11 de Setembro A Grande Farsa (Completo) NÃO FOI UMA AERONAVE QUE ATINGIU O PENTÁGONO ISTO JÁ ESTA PROVADO AUTOR QUE DENUNCIAVA 11/09 É ENCONTRADO MORTO AUTOR QUE DENUNCIAVA O 11 DE SETEMBRO COMO UM PLANO AMERICANO É ENCONTRADO MORTO JUNTO COM TODA FAMÍLIA Phillip Marshall, pesquisador, escritor e ex-piloto da CIA, foi encontrado morto em 2 de fevereiro de 2013, com sua esposa e filhos. Até mesmo o cão da família foi morto. As autoridades tratam a questão como suicídio, mas de acordo com aqueles que o conheciam Phillip, ele vivia com medo desde q...ue ele publicou seu livro "The Big Bamboozle: 9/11 e a Guerra ao Terror", em que culpa o governo dos Estados Unidos para os ataques. Phillip escreveu no livro que a administração Bush, com a cooperação de inteligência saudita, foi responsável pelos ataques terroristas de falsa bandeira 11 de setembro de 2001 às Torres Gêmeas. De ac

ARTUR BERLET E A REVELAÇÃO (UMA CIDADE COM 90 MILHÕES DE HABITANTES) NOSSO PLANETA O PRÓXIMO ALVO?

Aliás, todas as evidências indicam que existe mesmo uma certa raça malévola dos tripulantes de OVNI que tem um grande interesse em destruir a nossa civilização, muito possivelmente para se apoderar da Terra - um verdadeiro paraíso infelizmente tão desprezado e maltratado por nós mesmos! Nada, nada mesmo, impede que certas criaturas, tal como nos falam os relatos bíblicos sobre a "Tentação da Serpente", de tempos em tempos se aliem com algumas nações, fornecendo tecnologia e assim estimulando nos bastidores, e graças à nossa estupidez, o nosso próprio fim! Artur Belet, um brasileiro seqüestrado para exames por tripulantes de um OVNI no Estado do Rio Grande do Sul, ouviu de um deles precisamente isto: "Chegamos à conclusão que vocês não suportarão por durante muito tempo a curiosidade de ver o estrago que fazem todas as suas armas. E quando isso acontecer, não poderão escapar dessa devastação, porque com poucas bombas daquelas (nucleares) contaminarão tod

EXISTEM TRÊS TIPOS DE REBELDES NO MUNDO

O rebelde a natureza, o rebelde a ciência e o rebelde a verdade, eles eram figurados no inferno dos antigos pelas três cabeças de Cérbero. Eles são figurados na Bíblia por Coié, Dathan e Abiron. Na lenda maçonica, eles são designados por nomes que variam segundo as ritos. O primeiro que se chama ordinariamente Abiran ou assassino de Hiran, fere o grão-mestre com a régua. É a história do justo que se mata, em nome da lei, pelas paixões humanas. O Segundo, chamado Mephiboseth, do nome de um pretendente ridículo e enfermo à realeza de Davi, fere Hiram com a alavanca ou a esquadria. É assim que a alavanca popular ou a esquadria de uma louca igualdade toma-se o instrumento da tirania entre as mãos da multidão e atenta, mais infelizmente ainda do que a régua, à realeza da sabedoria e da virtude. O terceiro enfim acaba com Hiram com a machadinha, Como fazem os instintos brutais quando querem fazer a ordem em nome da violência e do medo, abafando a inteligência. O ramo de a