Pular para o conteúdo principal

EU SOU A LUZ DO MUNDO

 



O mito solar mais antigo conhecido é provavelmente o deus egípcio Rá, que remonta a cerca de 3.000 a.C. Rá era associado ao sol e considerado uma divindade poderosa na mitologia egípcia.

Eu já discordo e acredito que o Deus do Sol mais antigo é na mitologia suméria, o deus do Sol era Utu, também conhecido como Shamash em acadiano. Utu desempenhava um papel importante como divindade solar, associado à justiça e à ordem.

Eu também não ficaria surpreso se o Deus do Sol mais antigo fosse o da civilização védica.

Na mitologia védica, o deus do Sol é chamado Surya. Surya é considerado uma divindade importante associada à luz, calor e energia vital.


Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá luz e vida.”




Estas palavras de Jesus, contidas no Evangelho de João (8, 12), desempenharam um papel crucial quando as autoridades do Império Romano e os primeiros hierarcas da Igreja procuraram esclarecer um dos enigmas da Bíblia: quando foi o fundador do Cristianismo?


Embora os evangelistas não mencionem a data de nascimento daquele que hoje quase 2,3 mil milhões de crentes consideram ser o filho de Deus, a passagem anterior deu apoio teológico à decisão pela qual durante quase 17 séculos todos os 25 de dezembro celebram o Natal.


data não foi escolhida ao acaso, mas com toda a intenção de que coincidisse com um dos grandes momentos do calendário romano: a festa do Sol Invencível.


Um culto do Oriente


A festa do Sol Invicto, cujo nome oficial era Nativitas Solis Invicti ou “nascimento do Sol Invicto”, era uma celebração dedicada a uma divindade solar que era celebrada no dia 25 de dezembro.


Invictus não foi a primeira divindade solar adorada pelos romanos. Antes existia o Sol Indiges, que foi apresentado pelo rei Tácio, nas origens do que mais tarde seria um dos maiores impérios que a humanidade já viu.


No entanto, o culto ao Invictus foi quem se enraizou, mas não só graças a Heliogábalo, mas também aos que o sucederam.


“Graças a Aureliano, o Sol Invicto começou a jogar na Liga dos Campeões ”, disse Castellanos. Isto porque o imperador impôs o monoteísmo em torno da divindade solar, já que a sua ideia era “um deus, um império ” .


No entanto, foi Constantino quem tomou uma decisão que sobreviveu até hoje. No ano 312 DC; Ou seja, quase uma década após sua conversão ao cristianismo, o monarca decretou o dies Solis (Dia do Sol) , localizado no sétimo dia da semana, ou o que hoje conhecemos como domingo.


Quando os romanos conquistaram outras regiões do mundo, assumiram cultos e tradições dessas regiões , mas é claro que os reinterpretaram, mudaram ou moldaram”, disse Castellanos.


Alonso, por sua vez, destacou: “Quando uma cultura se impunha a outra, ela se apropriava de seus ritos e lugares sagrados. É por isso que quando escavamos debaixo de uma igreja em alguns lugares da Europa, por exemplo, encontraremos uma mesquita, mais abaixo um templo romano e mais abaixo um centro cerimonial de outra cidade anterior.”


Fonte. BBC News

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS MISTÉRIOS DO 11 DE SETEMBRO "PORQUE A VERSÃO OFICIAL NÃO PODE SER VERDADEIRA"

TODOS OS MISTÉRIOS FORAM DESVENDADOS NESTE DOCUMENTÁRIO RTP 2 - 11 de Setembro A Grande Farsa (Completo) NÃO FOI UMA AERONAVE QUE ATINGIU O PENTÁGONO ISTO JÁ ESTA PROVADO AUTOR QUE DENUNCIAVA 11/09 É ENCONTRADO MORTO AUTOR QUE DENUNCIAVA O 11 DE SETEMBRO COMO UM PLANO AMERICANO É ENCONTRADO MORTO JUNTO COM TODA FAMÍLIA Phillip Marshall, pesquisador, escritor e ex-piloto da CIA, foi encontrado morto em 2 de fevereiro de 2013, com sua esposa e filhos. Até mesmo o cão da família foi morto. As autoridades tratam a questão como suicídio, mas de acordo com aqueles que o conheciam Phillip, ele vivia com medo desde q...ue ele publicou seu livro "The Big Bamboozle: 9/11 e a Guerra ao Terror", em que culpa o governo dos Estados Unidos para os ataques. Phillip escreveu no livro que a administração Bush, com a cooperação de inteligência saudita, foi responsável pelos ataques terroristas de falsa bandeira 11 de setembro de 2001 às Torres Gêmeas. De ac

ARTUR BERLET E A REVELAÇÃO (UMA CIDADE COM 90 MILHÕES DE HABITANTES) NOSSO PLANETA O PRÓXIMO ALVO?

Aliás, todas as evidências indicam que existe mesmo uma certa raça malévola dos tripulantes de OVNI que tem um grande interesse em destruir a nossa civilização, muito possivelmente para se apoderar da Terra - um verdadeiro paraíso infelizmente tão desprezado e maltratado por nós mesmos! Nada, nada mesmo, impede que certas criaturas, tal como nos falam os relatos bíblicos sobre a "Tentação da Serpente", de tempos em tempos se aliem com algumas nações, fornecendo tecnologia e assim estimulando nos bastidores, e graças à nossa estupidez, o nosso próprio fim! Artur Belet, um brasileiro seqüestrado para exames por tripulantes de um OVNI no Estado do Rio Grande do Sul, ouviu de um deles precisamente isto: "Chegamos à conclusão que vocês não suportarão por durante muito tempo a curiosidade de ver o estrago que fazem todas as suas armas. E quando isso acontecer, não poderão escapar dessa devastação, porque com poucas bombas daquelas (nucleares) contaminarão tod

EXISTEM TRÊS TIPOS DE REBELDES NO MUNDO

O rebelde a natureza, o rebelde a ciência e o rebelde a verdade, eles eram figurados no inferno dos antigos pelas três cabeças de Cérbero. Eles são figurados na Bíblia por Coié, Dathan e Abiron. Na lenda maçonica, eles são designados por nomes que variam segundo as ritos. O primeiro que se chama ordinariamente Abiran ou assassino de Hiran, fere o grão-mestre com a régua. É a história do justo que se mata, em nome da lei, pelas paixões humanas. O Segundo, chamado Mephiboseth, do nome de um pretendente ridículo e enfermo à realeza de Davi, fere Hiram com a alavanca ou a esquadria. É assim que a alavanca popular ou a esquadria de uma louca igualdade toma-se o instrumento da tirania entre as mãos da multidão e atenta, mais infelizmente ainda do que a régua, à realeza da sabedoria e da virtude. O terceiro enfim acaba com Hiram com a machadinha, Como fazem os instintos brutais quando querem fazer a ordem em nome da violência e do medo, abafando a inteligência. O ramo de a