Pular para o conteúdo principal

O Observador e o objeto observado.



A teoria do observador e do objeto observado é uma ideia que sugere que a realidade é moldada pela percepção do observador. Isso implica que o que consideramos real pode ser influenciado pela nossa consciência e perspectiva. Na religião, encontramos reflexões sobre a natureza da realidade e da ilusão em textos filosóficos e espirituais, como os ensinamentos budistas sobre a natureza da realidade e o conceito hindu de Maya, que se refere à ilusão do mundo fenomênico. Na ciência, essa ideia é explorada em campos como a física quântica, onde a observação influencia o comportamento das partículas subatômicas, levantando questões sobre a natureza fundamental da realidade. Existem muitos textos e estudos que abordam esses conceitos tanto na religião quanto na ciência, oferecendo diferentes perspectivas sobre o que é real e o que é ilusório.


Há muitos escritores e obras que exploram a teoria do observador e do objeto observado, especialmente dentro da filosofia, psicologia e física quântica. Aqui estão alguns:


1. **David Bohm**: Seu trabalho, como "Wholeness and the Implicate Order" (Totalidade e a Ordem Implicada), explora profundamente a relação entre observador e observado, especialmente no contexto da física quântica.


2. **Fritjof Capra**: Autor de "O Tao da Física" e "O Ponto de Mutação", Capra examina as interseções entre a física moderna e a espiritualidade oriental, incluindo a natureza da observação.


3. **Carlos Castaneda**: Embora controverso, Castaneda escreveu uma série de livros, começando com "A Erva do Diabo", que explora os ensinamentos de um xamã Yaqui, incluindo conceitos de observação e realidade.


4. **Ken Wilber**: Autor de "A Teoria Integral", Wilber aborda a relação entre sujeito e objeto em seu sistema abrangente de pensamento, que integra várias disciplinas.


5. **Alan Watts**: Filósofo e escritor conhecido por sua interpretação da filosofia oriental para o público ocidental, em obras como "O Livro do Tabu" e "O Caminho do Zen", ele discute a natureza da experiência e da observação.


Estes são apenas alguns exemplos, e há muitos outros autores e obras que exploram esses conceitos de diferentes perspectivas e em diferentes campos do conhecimento.


Claro, aqui estão alguns escritores que abordam a relação entre o observador e o objeto observado na física quântica, juntamente com algumas de suas obras mais conhecidas:


1. **David Bohm**: 

   - Livro: "Wholeness and the Implicate Order" (Totalidade e a Ordem Implicada)


2. **Fritjof Capra**: 

   - Livros: "O Tao da Física" e "O Ponto de Mutação"


3. **John Wheeler**:

   - Livro: "Geometrodynamics" (Geometrodinâmica)


4. **Fred Alan Wolf**:

   - Livros: "O Sonho Quântico" e "A Viagem de um Campo de Potencial"


5. **Eugene Wigner**:

   - Artigo: "The Probability of the Existence of a Self-Reproducing Unit" (A Probabilidade da Existência de uma Unidade Autorreproduzível)


6. **Niels Bohr**:

   - Artigos e ensaios sobre a interpretação de Copenhague da mecânica quântica


7. **Werner Heisenberg**:

   - Livro: "Physics and Philosophy" (Física e Filosofia)


8. **Erwin Schrödinger**:

   - Livro: "What Is Life?" (O Que é a Vida?)


Esses escritores e suas obras oferecem uma variedade de perspectivas sobre como a presença de um observador influencia o comportamento das partículas e o entendimento da realidade na física quântica.

"O Sonho Quântico" de Fred Alan Wolf é uma exploração fascinante da interseção entre a física quântica e a consciência humana. O livro mergulha nas complexidades da mecânica quântica, oferecendo uma explicação acessível para conceitos como o princípio da incerteza de Heisenberg e o entrelaçamento quântico. Wolf também explora a ideia de que a realidade é moldada pela mente do observador, um conceito fundamental na interpretação quântica.


Ao longo do livro, Wolf utiliza exemplos e metáforas para tornar os conceitos da física quântica mais compreensíveis para o leitor não especializado. Ele discute como a compreensão desses princípios pode alterar nossa percepção da realidade e nosso papel nela. Além disso, o autor aborda questões filosóficas e espirituais, explorando o potencial da física quântica para transformar nossa compreensão do universo e de nós mesmos.


Em suma, "O Sonho Quântico" é uma jornada cativante que desafia as fronteiras entre ciência, consciência e realidade, oferecendo uma nova perspectiva sobre o funcionamento do universo e o papel da mente humana dentro dele.


"Physics and Philosophy" é um livro seminal escrito por Werner Heisenberg, um dos principais físicos do século XX e um dos fundadores da mecânica quântica. Publicado em 1958, o livro explora as interseções entre a física moderna e a filosofia, oferecendo insights profundos sobre os fundamentos da teoria quântica e suas implicações filosóficas.


Heisenberg discute as mudanças radicais na compreensão da realidade introduzidas pela mecânica quântica, incluindo o papel do observador na determinação dos resultados das medições e a natureza probabilística dos eventos quânticos. Ele também explora os desafios que esses conceitos apresentam para nossa compreensão tradicional da causalidade, determinismo e objetividade na física.


Além disso, Heisenberg discute as implicações filosóficas mais amplas da física quântica, abordando questões sobre o significado da realidade, a natureza da consciência e o relacionamento entre ciência e filosofia. Ele enfatiza a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para entender a natureza do universo e sugere que a física quântica pode levar a uma visão de mundo mais integrada e holística.


Em suma, "Physics and Philosophy" oferece uma exploração fascinante e profunda das questões fundamentais da física e da filosofia, mostrando como esses dois campos podem se complementar na busca pelo entendimento mais profundo da natureza da realidade.


O livro "Totalidade e Ordem Implicada" de David Bohm, publicado em 1980, é uma obra influente que explora os conceitos de totalidade e ordem implicada na natureza. Bohm propõe uma visão holística do universo, onde toda a realidade é interconectada e inseparável. Ele introduz o conceito de ordem implicada, sugerindo que a totalidade do universo está presente em cada parte, e que a ordem subjacente ao cosmos é mais fundamental do que a aparente desordem.


Bohm também discute a importância da percepção humana na compreensão da realidade, argumentando que nossas formas de pensar e observar o mundo podem limitar nossa compreensão da totalidade. Ele propõe uma abordagem dialógica para a investigação da realidade, onde diferentes perspectivas são exploradas e integradas para alcançar uma compreensão mais abrangente.


Ao longo do livro, Bohm tece ideias da física, filosofia, psicologia e espiritualidade para construir sua visão de uma realidade interconectada e em constante movimento. Ele desafia as noções tradicionais de separação e fragmentação, oferecendo uma nova perspectiva sobre a natureza do universo e nosso lugar nele.


Em resumo, "Totalidade e Ordem Implicada" é uma obra profunda e provocativa que convida o leitor a repensar suas concepções sobre a realidade e a forma como interagimos com o mundo ao nosso redor.

"O Tao da Física" de Fritjof Capra, publicado em 1975, é um livro que explora as interseções entre a física moderna e a espiritualidade oriental, especialmente o taoísmo. Capra apresenta paralelos entre os conceitos da física quântica e a filosofia taoísta, sugerindo que ambas as tradições oferecem insights semelhantes sobre a natureza fundamental da realidade.


Capra discute ideias fundamentais da física moderna, como a teoria dos quanta e o princípio da incerteza de Heisenberg, e compara esses conceitos com princípios do taoísmo, como a noção de unidade e interconexão de todas as coisas. Ele argumenta que ambas as tradições enfatizam a importância da inter-relação dinâmica e da harmonia no universo.


Além disso, Capra sugere que a compreensão da física quântica pode ter implicações profundas para a nossa visão de mundo e para a forma como vivemos nossas vidas. Ele propõe uma abordagem mais holística e integrada para a ciência e a espiritualidade, que reconheça a interdependência e a interconexão de todas as coisas.


Em resumo, "O Tao da Física" é uma exploração fascinante das convergências entre a física moderna e as tradições espirituais orientais, que desafia os leitores a reconsiderarem suas concepções sobre a realidade e a forma como se relacionam com o mundo ao seu redor.

"O Que é a Vida?" é um livro escrito por Erwin Schrödinger, um dos principais físicos do século XX, publicado em 1944. Neste livro, Schrödinger apresenta uma abordagem revolucionária sobre os processos biológicos a partir de uma perspectiva física, especialmente da física quântica.


Schrödinger explora questões fundamentais sobre a natureza da vida, como a organização dos sistemas vivos, o papel da informação na hereditariedade e o conceito de negentropia (ou entropia negativa) na manutenção da ordem biológica. Ele propõe que os organismos vivos são sistemas altamente organizados e que a hereditariedade pode ser explicada em termos de uma molécula que contém informação genética.


Um dos pontos mais notáveis do livro é a sugestão de Schrödinger sobre a possibilidade de uma molécula específica, que ele chama de "aperiodica", como a base física da hereditariedade. Essa ideia acabou inspirando os cientistas que mais tarde descobririam a estrutura do DNA.


Em suma, "O Que é a Vida?" é uma obra visionária que oferece uma perspectiva única e interdisciplinar sobre a natureza da vida, unindo conceitos da física e da biologia para lançar luz sobre um dos maiores enigmas da ciência.


Essas ideias são exploradas em várias áreas, incluindo a física teórica e a cosmologia. A teoria das cordas, por exemplo, sugere que as partículas fundamentais são na verdade pequenas "cordas" vibrantes, cada uma correspondendo a uma frequência específica. Alguns cosmologistas também propuseram a ideia de que o universo pode ser descrito como uma espécie de "música cósmica", onde as flutuações primordiais do espaço-tempo criam uma harmonia fundamental. A analogia da partitura pode ser usada para descrever como as leis físicas governam o comportamento do universo, como notas em uma partitura guiam a música. Essas metáforas fornecem maneiras fascinantes de conceituar a complexidade do cosmos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS MISTÉRIOS DO 11 DE SETEMBRO "PORQUE A VERSÃO OFICIAL NÃO PODE SER VERDADEIRA"

TODOS OS MISTÉRIOS FORAM DESVENDADOS NESTE DOCUMENTÁRIO RTP 2 - 11 de Setembro A Grande Farsa (Completo) NÃO FOI UMA AERONAVE QUE ATINGIU O PENTÁGONO ISTO JÁ ESTA PROVADO AUTOR QUE DENUNCIAVA 11/09 É ENCONTRADO MORTO AUTOR QUE DENUNCIAVA O 11 DE SETEMBRO COMO UM PLANO AMERICANO É ENCONTRADO MORTO JUNTO COM TODA FAMÍLIA Phillip Marshall, pesquisador, escritor e ex-piloto da CIA, foi encontrado morto em 2 de fevereiro de 2013, com sua esposa e filhos. Até mesmo o cão da família foi morto. As autoridades tratam a questão como suicídio, mas de acordo com aqueles que o conheciam Phillip, ele vivia com medo desde q...ue ele publicou seu livro "The Big Bamboozle: 9/11 e a Guerra ao Terror", em que culpa o governo dos Estados Unidos para os ataques. Phillip escreveu no livro que a administração Bush, com a cooperação de inteligência saudita, foi responsável pelos ataques terroristas de falsa bandeira 11 de setembro de 2001 às Torres Gêmeas. De ac

ARTUR BERLET E A REVELAÇÃO (UMA CIDADE COM 90 MILHÕES DE HABITANTES) NOSSO PLANETA O PRÓXIMO ALVO?

Aliás, todas as evidências indicam que existe mesmo uma certa raça malévola dos tripulantes de OVNI que tem um grande interesse em destruir a nossa civilização, muito possivelmente para se apoderar da Terra - um verdadeiro paraíso infelizmente tão desprezado e maltratado por nós mesmos! Nada, nada mesmo, impede que certas criaturas, tal como nos falam os relatos bíblicos sobre a "Tentação da Serpente", de tempos em tempos se aliem com algumas nações, fornecendo tecnologia e assim estimulando nos bastidores, e graças à nossa estupidez, o nosso próprio fim! Artur Belet, um brasileiro seqüestrado para exames por tripulantes de um OVNI no Estado do Rio Grande do Sul, ouviu de um deles precisamente isto: "Chegamos à conclusão que vocês não suportarão por durante muito tempo a curiosidade de ver o estrago que fazem todas as suas armas. E quando isso acontecer, não poderão escapar dessa devastação, porque com poucas bombas daquelas (nucleares) contaminarão tod

EXISTEM TRÊS TIPOS DE REBELDES NO MUNDO

O rebelde a natureza, o rebelde a ciência e o rebelde a verdade, eles eram figurados no inferno dos antigos pelas três cabeças de Cérbero. Eles são figurados na Bíblia por Coié, Dathan e Abiron. Na lenda maçonica, eles são designados por nomes que variam segundo as ritos. O primeiro que se chama ordinariamente Abiran ou assassino de Hiran, fere o grão-mestre com a régua. É a história do justo que se mata, em nome da lei, pelas paixões humanas. O Segundo, chamado Mephiboseth, do nome de um pretendente ridículo e enfermo à realeza de Davi, fere Hiram com a alavanca ou a esquadria. É assim que a alavanca popular ou a esquadria de uma louca igualdade toma-se o instrumento da tirania entre as mãos da multidão e atenta, mais infelizmente ainda do que a régua, à realeza da sabedoria e da virtude. O terceiro enfim acaba com Hiram com a machadinha, Como fazem os instintos brutais quando querem fazer a ordem em nome da violência e do medo, abafando a inteligência. O ramo de a