Pular para o conteúdo principal

A sabedoria de Sêneca



Nossos estoicos dizem que o homem sábio não participará do governo de nenhum Estado. Seja porque o Estado o quer, seja porque ele quer o Estado.


Que diferença faz em que o caminho, o sábio, chega ao ócio?


Então o sábio irá para a república dos cartagineses, onde a revolução nunca cessa de se inflamar e a liberdade é inimiga de todos os melhores homens, onde a justiça e a bondade não são tidas em conta, onde os inimigos são tratados com crueldade desumana e os nativos são tratados como inimigos, ele fugirá também desse estado.


Se o Estado desejar todos os sábios, e sempre terá necessidade de refinados pensadores, pergunto-lhe, a que Estado deve o sábio se levar ao dos atenienses, no qual Sócrates foi condenado à morte, e do qual Aristóteles se exilou para não ser condenado à morte. Onde as virtudes são derrubadas pela inveja, diga-me que nenhum homem sábio se juntará a tal estado. Se eu fosse discutir cada uma separadamente, não poderia encontrar uma república que o homem sábio pudesse suportar, ou que pudesse suportar o homem sábio. Agora, se uma república como a que sonhamos não pode ser encontrada na Terra, segue-se que o ócio é necessário para todos, porque a única coisa que pode ser preferida ao ócio não se encontra em lugar nenhum.


Tomemos consciência de que existem duas repúblicas, uma vasta e verdadeiramente pública, que contém igualmente deuses e homens, na qual não.

Levamos em conta este ou aquele recanto.

Da terra, mas fazemos chegar os limites do nosso estado até os raios do sol.


E a outra, a qual fomos designados.


 Pode ser a dos atenienses ou cartagineses.


 Alguns homens servem a ambos os estados.

O maior e o menor, ao mesmo tempo.


Ou de qualquer outra cidade que não. Podemos servir a grande comunidade, mesmo quando.


Não estou certo de que não possamos.

Estamos em ócio, de fato.


Pesquisamos sobre o que é virtude.


Servi-La a melhor quando estamos em ócio.


Se é única ou múltipla.


 Se é a natureza ou a técnica.


E o mar e tudo.


 Que faz o homem bom.


 Espécie, se aquilo de que todas as coisas são feitas é contínuo, é sólido.


Deus colocou neles muitos corpos da mesma.


 E que neles é único, ou se.


Obra, ou guia seu curso, Se ele.


Ou se contém interstícios e espaços vazios, cheios alternadamente.


Se Deus olha passivamente para a sua.


Está ausente em torno do mundo ou.


 Se ele permeia toda a sua superfície.


Se o mundo é imortal ou fadado à extinção.

Medita sobre essas questões?


Ou pertence à classe de coisas que.

[

Que serviço presta a Deus aquele que.


 Existem apenas por um tempo.


Ele impede que suas grandes obras não tenham ninguém que as testemunhe? Temos o hábito de dizer que o.Agora, a natureza nos produziu para dois.


Fins, para a contemplação e para a ação.

Isso não ficaria provado de maneira suficiente se cada um buscasse dentro de si. Provemos agora que dissemos antes. Por que agora? Próprio o desejo que possui para buscar. Quando veementemente a sua curiosidade é despertada. O desconhecido e a curiosidade diante da narração da história.

Homens fazem longas viagens e se esforçam para viajar para terras distantes sem nenhuma recompensa, exceto a descobrir algo escondido, remoto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS MISTÉRIOS DO 11 DE SETEMBRO "PORQUE A VERSÃO OFICIAL NÃO PODE SER VERDADEIRA"

TODOS OS MISTÉRIOS FORAM DESVENDADOS NESTE DOCUMENTÁRIO RTP 2 - 11 de Setembro A Grande Farsa (Completo) NÃO FOI UMA AERONAVE QUE ATINGIU O PENTÁGONO ISTO JÁ ESTA PROVADO AUTOR QUE DENUNCIAVA 11/09 É ENCONTRADO MORTO AUTOR QUE DENUNCIAVA O 11 DE SETEMBRO COMO UM PLANO AMERICANO É ENCONTRADO MORTO JUNTO COM TODA FAMÍLIA Phillip Marshall, pesquisador, escritor e ex-piloto da CIA, foi encontrado morto em 2 de fevereiro de 2013, com sua esposa e filhos. Até mesmo o cão da família foi morto. As autoridades tratam a questão como suicídio, mas de acordo com aqueles que o conheciam Phillip, ele vivia com medo desde q...ue ele publicou seu livro "The Big Bamboozle: 9/11 e a Guerra ao Terror", em que culpa o governo dos Estados Unidos para os ataques. Phillip escreveu no livro que a administração Bush, com a cooperação de inteligência saudita, foi responsável pelos ataques terroristas de falsa bandeira 11 de setembro de 2001 às Torres Gêmeas. De ac

ARTUR BERLET E A REVELAÇÃO (UMA CIDADE COM 90 MILHÕES DE HABITANTES) NOSSO PLANETA O PRÓXIMO ALVO?

Aliás, todas as evidências indicam que existe mesmo uma certa raça malévola dos tripulantes de OVNI que tem um grande interesse em destruir a nossa civilização, muito possivelmente para se apoderar da Terra - um verdadeiro paraíso infelizmente tão desprezado e maltratado por nós mesmos! Nada, nada mesmo, impede que certas criaturas, tal como nos falam os relatos bíblicos sobre a "Tentação da Serpente", de tempos em tempos se aliem com algumas nações, fornecendo tecnologia e assim estimulando nos bastidores, e graças à nossa estupidez, o nosso próprio fim! Artur Belet, um brasileiro seqüestrado para exames por tripulantes de um OVNI no Estado do Rio Grande do Sul, ouviu de um deles precisamente isto: "Chegamos à conclusão que vocês não suportarão por durante muito tempo a curiosidade de ver o estrago que fazem todas as suas armas. E quando isso acontecer, não poderão escapar dessa devastação, porque com poucas bombas daquelas (nucleares) contaminarão tod

EXISTEM TRÊS TIPOS DE REBELDES NO MUNDO

O rebelde a natureza, o rebelde a ciência e o rebelde a verdade, eles eram figurados no inferno dos antigos pelas três cabeças de Cérbero. Eles são figurados na Bíblia por Coié, Dathan e Abiron. Na lenda maçonica, eles são designados por nomes que variam segundo as ritos. O primeiro que se chama ordinariamente Abiran ou assassino de Hiran, fere o grão-mestre com a régua. É a história do justo que se mata, em nome da lei, pelas paixões humanas. O Segundo, chamado Mephiboseth, do nome de um pretendente ridículo e enfermo à realeza de Davi, fere Hiram com a alavanca ou a esquadria. É assim que a alavanca popular ou a esquadria de uma louca igualdade toma-se o instrumento da tirania entre as mãos da multidão e atenta, mais infelizmente ainda do que a régua, à realeza da sabedoria e da virtude. O terceiro enfim acaba com Hiram com a machadinha, Como fazem os instintos brutais quando querem fazer a ordem em nome da violência e do medo, abafando a inteligência. O ramo de a