'Aristóteles não é simplesmente o filósofo mais importante, mas o ser humano mais importante que já viveu'
"Toda teoria está aberta à refutação por meio de observações subsequentes, disse Aristóteles mais de uma vez", enfatiza Sellars.
A lógica também?
"Ele foi o primeiro a estudar as estruturas do pensamento racional, inventando a lógica formal no processo e articulando claramente pela primeira vez os principais princípios lógicos, como a Lei do Meio Excluído: qualquer proposição só pode ser verdadeira ou falsa."
"Essa divisão binária é a ideia fundamental subjacente ao mundo digital."
Além disso, "Ética a Nicômaco foi provavelmente o livro de ética mais influente de todos os tempos", diz Sellars.
Por quê?
Por causa da riqueza e complexidade da resposta que ele dá. Ele não simplifica. E ele reconhece todas as dificuldades reais de tentar viver uma vida humana."
"Ele também traz seu espírito científico para o assunto.
"Temos que pensar primeiro sobre o que é um ser humano e quais são suas capacidades e habilidades, e depois sobre o que significaria ser um bom ser humano que usasse essas capacidades e habilidades da melhor maneira possível."
Aristóteles acreditava que, além de crescer, se mover e se reproduzir, como outros seres vivos, nossa capacidade distinta é raciocinar: a grande maioria dos humanos adultos são seres pensantes... potencialmente.
"Para citar um exemplo que ele gostou, os olhos servem para ver; essa é a função deles. Se alguém tem olhos, mas nunca os abre, não se tornará olhos no sentido mais amplo", ilustra Sellars.
Na mesma linha, "só somos seres verdadeiramente pensantes quando realmente pensamos".
Ao fazer isso, exercitamos o fato de sermos humanos. E o que é ser um bom humano, então?
Um bom ser humano é aquele que, por um lado, usa sua razão, diz Sellars, acrescentando que existem várias maneiras de pensar sobre isso.
"Uma maneira de usarmos a razão é controlando os desejos e emoções irracionais que temos, impedindo que eles nos dominem."
"Ou seja, se um ser humano adulto ainda é excessivamente emocional — fazendo birras quando não consegue o que quer e se comporta como uma criança — então você poderia dizer que ele nunca cresceu de verdade, nunca se tornou adulto de verdade, certo?"
"Aristóteles também insiste que somos seres sociais e é por isso que temos que nos dar bem com outras pessoas. Isso é absolutamente fundamental."
"Outra coisa é que ele acha que, por natureza, somos curiosos, queremos conhecer e aprender, e que esse é um instinto humano natural."
"Se quisermos florescer e viver uma vida boa, devemos ser sociais, curiosos e racionais", diz Sellars em conversa com a BBC Mundo.
Os conceitos de Aristóteles continuam enraizados porque "ele moldou a maneira como pensamos."
A entrevista com John Sellars foi reali8zada por ocasião do HAY Festival Cartagena, que este ano comemora 20 anos de existência na cidade do Caribe colombiano.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/ckgnlw05d0yo?at_medium=social&at_link_id=2C15C426-E183-11EF-8C02-C8764F4D2048&at_link_origin=BBC_News_Brasil&at_format=image&at_campaign=Social_Flow&at_bbc_team=editorial&at_link_type=web_link&at_campaign_type=owned&at_ptr_name=facebook_page&fbclid=IwY2xjawIMgWJleHRuA2FlbQIxMQABHS2H0M9T_TxJOiYPeldleyn162v8Ou-VGj1T8nJ4Fb8KGxyCF-wHbBq7Gg_aem_7GPs7U6v4p8aeQQ_oED2ig
Comentários
Postar um comentário
COMENTE AQUI