A fusão entre identidade religiosa e política tem levado a um fenômeno preocupante: o surgimento da "conspiritualidade", termo que descreve um sentimento religioso nutrido por teorias conspiratórias, de acordo com o pastor, teólogo e sociólogo Valdinei Ferreira, professor da Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB), durante participação no programa 'WW Especial', da CNN, que debateu o peso da religião na política brasileira.
Segundo Ferreira, esta tendência tem contribuído para o aumento da polarização e da intolerância entre grupos ideológicos diferentes. Ele destaca que a identidade religiosa foi "sequestrada" pela identidade política, transformando divergências ideológicas em conflitos que beiram o sectarismo religioso. Como resultado, grupos que pensam diferentemente passaram a se enxergar como inimigos, abandonando valores fundamentais como amor ao próximo e aceitação das diferenças.
"Aquelas virtudes cristãs que são essenciais para a criação da comunidade — comunidade no sentido de comunidade política, de nação — acabam sucumbindo ao tribalismo. O meu Deus vira o opositor do seu Deus, da minha religião, da sua religião, da sua fé. A gente não consegue mais ter uma discussão civilizada de ideias de campos políticos diferentes. Virou uma guerra em que você precisa aniquilar o outro", afirma.
Ferreira traça um paralelo histórico sobre a Reforma Protestante de 1517, que marcou a separação entre Igreja e Estado. O teólogo menciona que, assim como a invenção da imprensa por Johannes Gutenberg foi crucial para a disseminação das ideias de Martinho Lutero (1483-1546), hoje as redes sociais exercem papel semelhante na propagação de teorias conspiratórias.
O fenômeno atual, segundo o teólogo, assemelha-se à caça às bruxas do século XVI, em que o diferente era demonizado e perseguido. "Na conspiritualidade moderna, aquele que pensa diferente é visto como uma ameaça a ser eliminada, substituindo virtudes cristãs como generosidade e doação por sentimentos de ódio e intolerância", explica.
Ferreira também critica o uso de títulos religiosos em campanhas políticas, como "pastor" ou "apóstolo", argumentando que esta prática contribui para a fusão problemática entre religião e política. Esta mistura, segundo ele, tem consequências negativas para o debate público e para a própria essência da fé.
Anticonstitucional: Em um Estado laico, onde há separação entre Igreja e Estado (como no Brasil), a imposição de leis baseadas exclusivamente em uma única doutrina religiosa, ou a utilização do aparato estatal para beneficiar uma religião ou grupo, pode ser vista como inconstitucional, pois viola a liberdade religiosa e o princípio da isonomia (igualdade perante a lei).
Abuso de Poder: O uso da influência religiosa para obter vantagens políticas ou econômicas, como a coação de fiéis para votarem em determinados candidatos ou para fazerem doações que beneficiem líderes ou o grupo de forma ilícita, é frequentemente debatido no contexto de abuso de poder (político, econômico ou de autoridade) e pode levar à cassação de mandatos ou a outras sanções eleitorais/administrativas.
Crime: Dependendo da natureza exata da conduta e das leis do país, a ação pode se enquadrar em diversos tipos penais:
Estelionato, Fraude ou Apropriação Indébita: Se o benefício próprio for financeiro e envolver engano ou abuso de confiança para obter dinheiro ou bens dos fiéis.
Corrupção, Peculato ou Improbidade Administrativa: Se envolver o uso indevido de recursos públicos ou a troca de favores entre líderes religiosos e agentes públicos para benefício mútuo e ilegal.
Coação ou outros crimes contra a liberdade: Se houver ameaças ou uso de violência para obrigar as pessoas a seguir as "leis" ou a praticar atos específicos em benefício do grupo.
Sob a perspectiva "Primitiva":
O termo "primitivo" é subjetivo e muitas vezes carregado de preconceito, mas a ideia de que a autoridade deve ser baseada em argumentos puramente religiosos, ignorando a razão, a ciência e o debate democrático, é vista por muitos como um retrocesso a modelos de organização social pré-modernos ou teocráticos, onde o poder religioso e o político estavam unificados.
Em uma sociedade moderna e democrática, espera-se que as leis sejam baseadas em princípios seculares de justiça e bem-estar público.
Em resumo, a ação que você descreve é amplamente considerada antiética e imoral por abusar da fé das pessoas. Dependendo do contexto, se envolver a imposição de leis em um
Estado laico ou o uso de meios ilícitos para obter vantagens, pode ser considerada ilegal e enquadrada em diversos crimes ou atos de abuso de poder.

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