Eu recorro ao Templo mais antigo do conhecimento humano a literatura Védica.

Especialmente hoje em dia, estamos construindo arranha-céus e desenvolvendo outras condições materiais vantajosas. Entretanto cumpre sabermos que os ingredientes dos arranha-céus e máquinas só podem ser fabricados pela Suprema Personalidade de Deus. O Mundo inteiro limita-se a uma combinação dos cinco elementos materiais (tejo-vâri-mrdãm yathã vinimayah). Um arranha-céu é uma transformação dos elementos terra, água e fogo. Embora possa fabricar tijolos, o homem não pode fabricar os ingredientes de que eles são construídos. A Suprema personalidade de Deus criou a água, a terra, o ar, o fogo e o céu, e todos podem utiliza-los. Entretanto, ninguém pode arrogar-se o direito a propriedade. Este é o comunismo perfeito. O senhor Manu disse: O ser vivo supremo criou este mundo material animado, e, ninguém deve concluir que Ele tenha sido criado por este mundo material. Na civilização moderna, pensa-se que com uma boa casa e um bom carro, a vida é perfeita. Nos países ocidentais, especialmente nos Estados Unidos, vem bem a calhar possuir um bom carro, porém, logo que a pessoa esta na estrada, surge o perigo porque, a qualquer momento, pode ocorrer um acidente e ela acaba morrendo. As estatísticas realmente mostram que muitas pessoas morrem nesses acidentes. Portanto pensarmos que de fato este mundo material é um lugar feliz, isto se deve apenas a nossa ignorância. O verdadeiro conhecimento é sabermos que este mundo material está cheio de perigos. Talvez lutemos pela existência tanto quanto nossa existência permita, e talvez tentemos cuidar de nós mesmos, porém, a menos que Deus, a Suprema Personalidade de Deus, em última analise nos salve do perigo, as nossas tentativas são inúteis. Portanto, Prahlada Maharaja diz: Podemos inventar muitas maneiras de sermos felizes ou de anularmos os perigos deste mundo material, porém, se nossas tentativas não forem sancionadas pela Suprema Personalidade de Deus, elas nunca nos trarão felicidade. Aqueles que tentam ser felizes sem se refugiarem na Suprema Personalidade de Deus são mudhas, patifes. Aqueles que são os mais baixos dos homens recusam-se a adotar a consciência de Deus, porque pensam que são capazes de proteger-se sem recorrer a ajuda de Deus. Este é o erro deles. Pessoas inteligentes compreendem que existe uma grande e suprema autoridade que está acima de tudo. Esta grande autoridade aparece em diferentes encarnações para que os inocentes possam salvar-se das perturbações. Como confirma o Bhagavad-gita (4.8): o Senhor aparece em Suas várias encarnações com dois propósitos - aniquilar o druskrti, o pecaminoso, e proteger seu Devoto. BIBLIOGRAFIA: Título Original Srimad Bhagavatam, Eigth Canto "Withdrawal of the Cosmic Creations" The Baktivedanta Book Trust Na literatura védica, a cosmologia descreve múltiplos níveis de existência e mundos superiores conhecidos como **Lokas**. Esses Lokas são reinos ou planos de existência, cada um habitado por diferentes seres e caracterizado por diversos níveis de consciência e espiritualidade. A cosmologia védica é rica e complexa, descrevendo um universo multidimensional que se estende além do plano físico. ### Os Três Lokas Principais Os três Lokas principais na cosmologia védica são **Bhur Loka**, **Bhuvar Loka** e **Svar Loka**. Esses Lokas fazem parte de um sistema mais amplo de quatorze Lokas, divididos em sete Lokas superiores e sete inferiores. 1. **Bhur Loka (Terra)**: Este é o plano físico, onde os seres humanos e outros seres terrestres habitam. É o mundo material que percebemos com nossos sentidos e onde a vida humana se desenrola. 2. **Bhuvar Loka (Mundo Intermediário)**: Este Loka é o plano astral ou etéreo, que serve como um intermediário entre o mundo físico e os mundos celestiais. Aqui habitam seres como espíritos, devas menores e entidades etéreas. Este Loka também é associado com o espaço entre a Terra e o Sol. 3. **Svar Loka (Céu ou Paraíso)**: Também conhecido como **Svarga Loka**, é o plano celestial onde residem os deuses (Devas) e almas virtuosas após a morte. Este Loka é governado por Indra, o rei dos Devas, e é caracterizado por grande felicidade, prazer e delícias celestiais. ### Lokas Superiores e Inferiores Além dos três Lokas principais, a literatura védica descreve mais Lokas superiores e inferiores, cada um com suas próprias características e habitantes. #### Lokas Superiores 4. **Mahar Loka**: Habitado por grandes sábios e rishis que atingiram altos níveis de realização espiritual. 5. **Jana Loka**: Morada de seres celestiais altamente evoluídos e dos filhos de Brahma. 6. **Tapa Loka**: Ocupado por ascetas e seres que praticam austeridades intensas e meditação profunda. 7. **Satya Loka**: Também conhecido como Brahma Loka, é o plano mais elevado e a morada de Brahma, o criador do universo. É um reino de verdade absoluta e iluminação completa. #### Lokas Inferiores Os sete Lokas inferiores são conhecidos como **Patalas** e são habitados por diversos seres, incluindo Nagas (serpentes) e demônios. Eles são: 1. **Atala** 2. **Vitala** 3. **Sutala** 4. **Talatala** 5. **Mahatala** 6. **Rasatala** 7. **Patala** ### Referências e Fontes A cosmologia védica é descrita em vários textos antigos, incluindo os Vedas, Upanishads, Puranas e outras escrituras sagradas: 1. **Vedas**: Os textos mais antigos e fundamentais do hinduísmo. Descrevem a estrutura do cosmos e os vários deuses que habitam os diferentes Lokas. 2. **Upanishads**: Escritos filosóficos que exploram a natureza da realidade e a relação entre o eu individual (Atman) e o universal (Brahman). 3. **Bhagavad Gita**: Parte do Mahabharata, este texto descreve as três Gunas (qualidades) e suas influências nos diferentes Lokas. 4. **Puranas**: Textos como o Vishnu Purana, Bhagavata Purana, e outros, fornecem descrições detalhadas da cosmologia védica, incluindo as histórias dos deuses e a estrutura dos Lokas. 5. **Brahmanda Purana**: Contém uma descrição detalhada da cosmologia, incluindo os vários Lokas e seus habitantes. ### Conclusão A cosmologia védica apresenta uma visão rica e estruturada do universo, onde múltiplos níveis de existência são habitados por seres de diferentes níveis de consciência e espiritualidade. Esta estrutura proporciona uma compreensão profunda e complexa do cosmos, refletindo a diversidade e a interconexão de toda a existência. Essas descrições servem para ilustrar a crença na transcendência e na existência de realidades superiores além do mundo material, incentivando a busca espiritual e o crescimento interior.

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