O Peso do Coração






 O "Peso do Coração" era um conceito central na religião egípcia relacionado ao julgamento dos mortos no além. De acordo com as crenças egípcias, após a morte, a alma do falecido era submetida a um julgamento perante Osíris, o deus do além e da ressurreição, e um tribunal de divindades. O julgamento era conduzido no Salão das Duas Verdades, onde o coração do falecido era colocado em uma balança, enquanto a pena da deusa Maat (que representava a verdade e a justiça) era colocada do outro lado.


Durante o julgamento, o coração do falecido era pesado em relação à pena de Maat. Se o coração fosse mais leve que a pena, significava que o falecido havia vivido uma vida justa e em conformidade com os princípios da Maat. Nesse caso, a alma do falecido era considerada digna de passar para a vida após a morte e se unir aos deuses no reino do além.


No entanto, se o coração fosse mais pesado que a pena de Maat, indicava que o falecido tinha cometido pecados e transgressões durante sua vida. Nesse caso, o coração seria devorado por um monstro chamado Ammit, que tinha cabeça de crocodilo, corpo de leão e traseiro de hipopótamo. A alma do falecido então enfrentaria a segunda morte, o que significava a aniquilação completa e a não existência após a morte física.


Portanto, o peso do coração era simbólico da avaliação moral e espiritual do falecido e determinava seu destino na vida após a morte na mitologia egípcia. Este conceito refletia a importância da justiça, da moralidade e do equilíbrio na vida cotidiana dos antigos egípcios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS MISTÉRIOS DO 11 DE SETEMBRO "PORQUE A VERSÃO OFICIAL NÃO PODE SER VERDADEIRA"

OS BARCOS AÉREOS DA TRIBO DROPA (também Dropas, Drok-pa ou Dzopa "Trabalho de Wegener"

O Astronauta de Palenque