Pular para o conteúdo principal

Enuma Elish o Mito da Criação

 




O Enuma Elish é um texto antigo, escrito em acádio, que conta a história da criação do mundo segundo a mitologia babilônica. Ele consiste em sete tabuletas de argila, datadas do século VII a.C., e foi descoberto na Biblioteca de Assurbanipal, na antiga cidade de Nínive.


Aqui está um resumo do Enuma Elish completo:


1. **Prólogo**: O poema começa descrevendo um tempo em que o céu e a terra ainda não haviam sido nomeados, apenas o caos primordial existia, representado pelas águas doces de Apsu e pelas águas salgadas de Tiamat.


2. **Conflito entre Apsu e Tiamat**: Apsu, o deus primordial da água doce, e Tiamat, a deusa primordial do oceano, decidem destruir seus filhos, os deuses menores, devido ao barulho que eles fazem. O deus Ea, filho de Apsu, descobre o plano e mata Apsu antes que ele possa executá-lo.


3. **Tiamat se vinga**: Tiamat, enfurecida com a morte de Apsu, decide vingar-se criando um exército de monstros liderados por Kingu, seu novo consorte. Ela dá a Kingu o Tablet of Destinies, tornando-o o líder dos deuses rebeldes.


4. **Ascensão de Marduk**: Os deuses, temendo a vingança de Tiamat, convocam Marduk para lutar em seu nome. Marduk aceita, mas com a condição de que, se ele vencer, seja proclamado o líder supremo dos deuses.


5. **Batalha entre Marduk e Tiamat**: Marduk enfrenta Tiamat em uma batalha épica. Ele a derrota usando ventos malignos, uma tempestade e uma rede para prendê-la. Marduk então a mata com uma flecha.


6. **Criação do mundo**: Após derrotar Tiamat, Marduk divide seu corpo ao meio para formar o céu e a terra. Ele então cria as estações, os rios e os deuses, usando o sangue de Kingu para moldar a humanidade.


7. **Enaltecimento de Marduk**: Os deuses reconhecem Marduk como seu líder supremo e entoam louvores a ele, concedendo-lhe cinquenta títulos honoríficos.


O Enuma Elish é um dos mais antigos mitos de criação conhecidos e influenciou muitas outras tradições religiosas e mitológicas, incluindo a narrativa da criação no livro de Gênesis da Bíblia hebraica.


Na mitologia suméria, Enki e Enlil eram dois importantes deuses que desempenhavam papéis distintos. Enki, também conhecido como Ea, era o deus da água, da sabedoria e da magia. Ele era frequentemente retratado como um benfeitor da humanidade, ensinando habilidades e concedendo sabedoria. Enki era associado ao cultivo, à irrigação e à fertilidade.


Por outro lado, Enlil era considerado o deus do ar, do vento e da tempestade. Ele era visto como um deus poderoso e muitas vezes era retratado como o líder dos deuses, exercendo autoridade sobre o mundo e sobre os outros deuses.


A relação entre Enki e Enlil era complexa e muitas vezes competitiva. Enlil representava o poder e a ordem cósmica, enquanto Enki representava a sabedoria e a criatividade. Suas interações frequentemente envolviam conflitos e disputas de poder, mas também colaboração em momentos de necessidade.


Em algumas narrativas, Enki e Enlil trabalhavam juntos para criar o mundo e a humanidade, enquanto em outras suas rivalidades levavam a eventos significativos na mitologia suméria, como a decisão de Enki de ajudar a humanidade durante o Dilúvio enviado por Enlil para destruir a humanidade. Essas histórias e relações entre Enki e Enlil desempenham um papel importante na mitologia suméria, refletindo as preocupações e valores da cultura mesopotâmica antiga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS MISTÉRIOS DO 11 DE SETEMBRO "PORQUE A VERSÃO OFICIAL NÃO PODE SER VERDADEIRA"

TODOS OS MISTÉRIOS FORAM DESVENDADOS NESTE DOCUMENTÁRIO RTP 2 - 11 de Setembro A Grande Farsa (Completo) NÃO FOI UMA AERONAVE QUE ATINGIU O PENTÁGONO ISTO JÁ ESTA PROVADO AUTOR QUE DENUNCIAVA 11/09 É ENCONTRADO MORTO AUTOR QUE DENUNCIAVA O 11 DE SETEMBRO COMO UM PLANO AMERICANO É ENCONTRADO MORTO JUNTO COM TODA FAMÍLIA Phillip Marshall, pesquisador, escritor e ex-piloto da CIA, foi encontrado morto em 2 de fevereiro de 2013, com sua esposa e filhos. Até mesmo o cão da família foi morto. As autoridades tratam a questão como suicídio, mas de acordo com aqueles que o conheciam Phillip, ele vivia com medo desde q...ue ele publicou seu livro "The Big Bamboozle: 9/11 e a Guerra ao Terror", em que culpa o governo dos Estados Unidos para os ataques. Phillip escreveu no livro que a administração Bush, com a cooperação de inteligência saudita, foi responsável pelos ataques terroristas de falsa bandeira 11 de setembro de 2001 às Torres Gêmeas. De ac

ARTUR BERLET E A REVELAÇÃO (UMA CIDADE COM 90 MILHÕES DE HABITANTES) NOSSO PLANETA O PRÓXIMO ALVO?

Aliás, todas as evidências indicam que existe mesmo uma certa raça malévola dos tripulantes de OVNI que tem um grande interesse em destruir a nossa civilização, muito possivelmente para se apoderar da Terra - um verdadeiro paraíso infelizmente tão desprezado e maltratado por nós mesmos! Nada, nada mesmo, impede que certas criaturas, tal como nos falam os relatos bíblicos sobre a "Tentação da Serpente", de tempos em tempos se aliem com algumas nações, fornecendo tecnologia e assim estimulando nos bastidores, e graças à nossa estupidez, o nosso próprio fim! Artur Belet, um brasileiro seqüestrado para exames por tripulantes de um OVNI no Estado do Rio Grande do Sul, ouviu de um deles precisamente isto: "Chegamos à conclusão que vocês não suportarão por durante muito tempo a curiosidade de ver o estrago que fazem todas as suas armas. E quando isso acontecer, não poderão escapar dessa devastação, porque com poucas bombas daquelas (nucleares) contaminarão tod

EXISTEM TRÊS TIPOS DE REBELDES NO MUNDO

O rebelde a natureza, o rebelde a ciência e o rebelde a verdade, eles eram figurados no inferno dos antigos pelas três cabeças de Cérbero. Eles são figurados na Bíblia por Coié, Dathan e Abiron. Na lenda maçonica, eles são designados por nomes que variam segundo as ritos. O primeiro que se chama ordinariamente Abiran ou assassino de Hiran, fere o grão-mestre com a régua. É a história do justo que se mata, em nome da lei, pelas paixões humanas. O Segundo, chamado Mephiboseth, do nome de um pretendente ridículo e enfermo à realeza de Davi, fere Hiram com a alavanca ou a esquadria. É assim que a alavanca popular ou a esquadria de uma louca igualdade toma-se o instrumento da tirania entre as mãos da multidão e atenta, mais infelizmente ainda do que a régua, à realeza da sabedoria e da virtude. O terceiro enfim acaba com Hiram com a machadinha, Como fazem os instintos brutais quando querem fazer a ordem em nome da violência e do medo, abafando a inteligência. O ramo de a