A Mãe de todos os Deuses





Rhea em equivalente romano (Magna Mater (sua forma de Cibele), foi um dos Titãs, filha de Urano e gaea. Ela era a irmã e esposa de Cronus, também um titã. Ela foi responsável pela forma como as coisas fluem no reino de cronus (o nome dela significa "Aquele que flui").

Rhea e cronus tiveram seis filhos; Héstia, Hades, Heméter, Poseidon, Hera e Zeus. Cronus, com medo que ele fosse derrubado pelos seus filhos assim como ele tinha feito com o pai, decidiu engolir todos eles. No entanto, ele foi enganado por rhea, que conseguiu salvar Zeus de seu pai. Quando Zeus cresceu, forçou seu pai a disgorge seus irmãos e eventualmente o derrubou.



Apesar de Rhea ter sido considerada a "Mãe dos deuses", similarmente a gaea e a Cibele, ela não teve um culto forte e muitos seguidores. Ela tinha um templo em Creta, o lugar em que ela escondeu Zeus para salvar de seu pai. Na Arte, ela começou a aparecer no quarto século BC; no entanto, ela foi muitas vezes representada com características semelhantes às usadas para a Cibele, tornando assim as duas deusas indistinguíveis. Rhea foi muitas vezes simbolizada como um par de leões que puxaram uma carruagem celestial. Este símbolo foi muitas vezes colocado em portões da cidade, o melhor exemplo conhecido sendo que na cidade de micenas, onde dois leões de pedra guardavam os portões.

Rheia (Rhea) foi a titanis (Titã) mãe dos deuses, e deusa da fertilidade feminina, da maternidade, e da geração. O nome dela significa " Flow " e " facilidade." como a esposa de kronos (cronus, tempo), ela representou o eterno fluxo de tempo e gerações; como a grande mãe (metro megale), o " Fluxo " era sangue menstrual, Águas de nascimento, e leite. Ela também foi uma deusa de conforto e facilidade, uma benção refletida na frase homéricos comum " os deuses que vivem à sua facilidade (Rhea)."

No Mito, Rhea foi a esposa do Titã Kronos (cronus) e rainha do céu. Quando o marido ouviu uma profecia que ele seria deposto por um de seus filhos, ele levou para engolir cada um deles assim que nasceram. Mas Rhea aborrecer seu mais novo, Zeus, em segredo e o escondeu em uma caverna em krete (Creta) guardada por escudo-confronto kouretes (curetes). Em seu lugar ela apresentou kronos com uma pedra enrolada em roupas de fralda que ele prontamente devorou.

A rhea foi de perto identificada com a mãe-Deusa da anatólia kybele (Cibele). Foram ambos retratados como mulheres maternal, geralmente vestindo uma coroa de torre, e compareceram por leões.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS MISTÉRIOS DO 11 DE SETEMBRO "PORQUE A VERSÃO OFICIAL NÃO PODE SER VERDADEIRA"

OS BARCOS AÉREOS DA TRIBO DROPA (também Dropas, Drok-pa ou Dzopa "Trabalho de Wegener"

O Astronauta de Palenque