O OCEANO DE LEITE DESCRITO NO LIVRO SRIMAD BHAGAVATAN É A VIA LÁCTEA (OS SISTEMAS PLANETÁRIOS SUPERIORES)
O OCEANO DE LEITE (VIA LACTEA) DESCRITO NUM DOS LIVROS MAIS ANTIGOS DA HUMANIDADE O (SRIMAD BHAGAVATAN) |
Através do Srimad-Bhagavatam, compreendemos que existem vários oceanos. Em alguma parte, existe um oceano cheio de leite,(via-lactea) em outras partes, um oceano de bebida inebriante, um oceano de ghi, um oceano de óleo e um oceano de agua doce. Logo existem variedades de oceanos dentro deste Universo. Os cientistas modernos, que têm apenas experiência limitada, não podem refutar estas afirmações. Eles não conseguém dar-nos informações exatas sobre planeta algum, nem mesmo sobre o planeta em que vivemos. Entretanto, através deste verso, podemos compreender que, se os vales de algumas montanhas são banhados por leite, isto produz esmeraldas. Ninguém tem habilidade de imitar as atividades da natureza material da forma como são conduzidas pela Suprema Personalidade de Deus.
Os habitantes dos planetas superiores - os Siddhas, os Câranas, os Gandharvas, os Vidyadharas, as serpentes, os Kinnaras e as Apsaras - vão divertir-se naquela montanha. Por conseguinte, todas as cavernas da montanha estão repletas desses cidadãos dos planetas celestiais.
Assim como os homens comuns podem divertir-se no oceano salgado, os habitantes dos sistemas planetários superiores vão ao oceano de leite. Eles flutuam no oceano de leite e também praticam vários esportes dentro das cavernas da montanha Trikuta.
Nos sistemas Planetários superiores, não há apenas várias categorias de seres humanos, mas também existem animais, tais como leões e elefantes. Existem arvores, e a terra é feita de esmeraldas.
Os geólogos, os botânicos e outros que se dizem cientistas especulam sobre outros sistemas planetários, porém, sendo imcapazes de avaliar as variedades encontradas em outros planetas, falsamente imaginam que, com excessão deste, todos os planetas são vazios e desabitados e cheios de areia. Embora não possam sequer detectar as variedades que existem em todo Universo, eles orgulham-se muito de seu conhecimento, e pessoas de igual calibre aceitam-nos como eruditos.
Os lideres materialistas são glorificados por cães, porcos camelos e asnos, e eles prórpios são grandes animais. Ninguém deve satisfazer-se com o conhecimento transmitido por um grande animal.
A julgar pela exaustiva descrição dos lagos e rios da montanha Trikuta. na Terra não existe nada que se lhes compare. Em outros planetas, no entanto, existem muitas dessas maravilhas. Por exemplo sabe-se que existem dois milhões de diferentes especies de árvores mas nem todas elas são vistas na Terra. No Srimad-Bhagavatam encontra-se todo o conhecimento das atividades universais. Ele não apenas descreve este Universo, mas também leva em conta o mundo espiritual, situado além deste Universo. Ninguém pode questionar as descrições sobre os mundos material e espiritual contidas no Srimad Bhagavatam.
A GUERRA CONTRA A ENERGIA ILUSÓRIA (MAYA)
O movimento da consciência de Deus declarou guerra contra a energia ilusória,(maya) na qual todas as entidades vivas estão apodrecendo numa falsa compreensão do que é civilização. No mundo material todos ocupam-se na luta pela existência. Todos tentam salvar-se do perigo, porém, quando é imcapaz de salvar-se, se alguém é piedoso, refugia-se nos pés de lótus da Suprema Personalidade de Deus. Isto é confirmado no Bhagavad-gita(7.16)
Quatro classes de homens piedosos - a saber, aquele que está em perigo, aquele que precisa de dinheiro, aquele que busca conhecimento e aquele perscrutador - começam a refugiar-se na Suprema Personalidade de Deus para se salvarem ou avançarem. Portanto, no Bhagavad-gita, afirma-se que aqueles que são piedosos (sukrti) acabam chegando a conclusão de que, em condição perigosa e incomoda, a pessoa deve refugiar-se nos pés de Lotus de Krsna.
Este mundo material é descrito como padam padam yad vipadam o que significa que há perigo a cada passo. O tolo pensa que é feliz neste mundo material, mas de fato ele não o é, pois quem cultiva esse pensamento esta apenas iludido. A cada passo, a cada momento há perigo. Na civilização moderna, pensa-se que com uma boa casa e um bom carro, a vida é perfeita. Nos países ocidentais, especialmente nos Estados Unidos, vem bem a calhar possuir um bom carro, porém, logo que a pessoa esta na estrada, surge o perigo porque, a qualquer momento, pode ocorrer um acidente e ela acaba morrendo. As estatísticas realmente mostram que muitas pessoas morrem nesses acidentes. Portanto pensarmos que de fato este mundo material é um lugar feliz, isto se deve apenas a nossa ignorância. O verdadeiro conhecimento é sabermos que este mundo material está cheio de perigos. Talvez lutemos pela existência tanto quanto nossa existência permita, e talvez tentemos cuidar de nós mesmos, porém, a menos que Krsna, a Suprema Personalidade de Deus, em última analise nos salve do perigo, as nossas tentativas são inúteis. Portanto, Prahlada Maharaja diz:
Podemos inventar muitas maneiras de sermos felizes ou de anularmos os perigos deste mundo material, porém, se nossas tentativas não forem sancionadas pela Suprema Personalidade de Deus, elas nunca nos trarão felicidade. Aqueles que tentam ser felizes sem se refugiarem na Suprema Personalidade de Deus são mudhas, patifes. Aqueles que são os mais baixos dos homens recusam-se a adotar a consciência de Deus, porque pensam que são capazes de proteger-se sem recorrer a ajuda de Krsna. Este é o erro deles.
Pessoas inteligentes compreendem que existe uma grande e suprema autoridade que está acima de tudo. Esta grande autoridade aparece em diferentes encarnações para que os inocentes possam salvar-se das perturbações. Como confirma o Bhagavad-gita (4.8): o Senhor aparece em Suas várias encarnações com dois propósitos - aniquilar o druskrti, o pecaminoso, e proteger seu Devoto.
Comentários
Postar um comentário
COMENTE AQUI