O GENERAL UCHOA “A Parapsicologia e os Discos Voadores”














Alfredo Moacyr de Mendonça Uchôa (Murici, Alagoas, 21 de abril de 1906  Brasília,Distrito Federal, 5 de março de 1996) foi professor, engenheiro e general do exército brasileiro.
Um dos pioneiros da ufologia, no Brasil, foi renomado estudioso desta e da parapsicologia, além de ter sido um contatado.
Engenheiro geógrafo e civil formado pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro, oficial de engenharia do Exército e professor de cálculo vetorial e mecânica racional da antiga Escola Militar de Realengo. Foi também professor catedrático de mecânica racional naAcademia Militar das Agulhas Negras, em ResendeRio de Janeiro. Cursou também aEscola Superior de Guerra.
Na área da ufologia, deixou as seguintes obras:
  • Além da parapsicologia – 5.ª e 6.ª dimensões da realidade (Editora Horizonte, 1968);
  • A parapsicologia e os discos voadores – O caso Alex
  • ânia (Editora Grupo de Expansão Cultural, 1973);
  • Cristo para a humanidade de hoje (Editora Horizonte, 1980);
  • Mergulho no hiperespaço – Dimensões esotéricas na pesquisa dos discos voadores (Editora Horizonte, 1981);
  • Muito além do espaço e do tempo (Editora Thesaurus, 1983);
  • Uma busca da verdade – Autobiografia (Edição do autor, 1995).

O fenômeno dos Discos Voadores foi sempre tratado pelas autoridades brasileiras com excesso de precaução. Alegam agir dessa forma a fim de se evitar uma histeria geral que causaria grande pânico no seio da sociedade. No entanto, sabe-se que alguns poucos militares acreditam na casuística ufológica, sendo que alguns desses desenvolveram verdadeiras pesquisas sobre o assunto, aliás, como é o caso do saudoso, General, Alfredo Moacyr de Mendonça Uchoa, grande pesquisador do caráter científico de fenômenos metapsíquicos, ele foi geógrafo e engenheiro civil, oficial do Exército Brasileiro e professor de cálculo vetorial e mecânica racional da antiga Escola Militar do Realengo (RJ). Para espanto de seus contemporâneos, o “General dos UFOs”, como muitos o tratavam, foi também professor catedrático de mecânica racional na ortodoxa Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ), instituição onde iniciou muitos de seus trabalhos com Ufologia e Parapsicologia. Uchôa — O que acontece hoje é que a Parapsicologia sofre o mesmo mal da ciência em geral. Pretendendo ser científica, ela está ungida a certos princípios gerais que governam a ciência atual. Mas sucede que esta ciência de hoje, como um todo, tem muita dificuldade em conhecer algo fora da Terra. É lastimável o que está acontecendo no campo da Parapsicologia, porque um de seus criadores, J. B. Rhine, estabeleceu que os fatos parapsicológicos são independentes do espaço e do tempo. Ele provou, primeiro, a veracidade dos fatos parapsicológicos. E, segundo, que eles seriam os mesmos que produziriam fenômenos fora do espaço e do tempo. Agora é preciso procurar em que âmbito da realidade deveriam ocorrer os fenômenos parapsicológicos. Devemos observar se eles são perceptíveis e matematicamente provados. Os parapsicólogos repetem os mesmos erros da ciência oficial?

Uchôa — Sim, pois eles estão dentro da ciência oficial. E parece que não conseguirão sair deste âmbito para compreender o que há. Uchôa — As raízes da Parapsicologia tratavam do assunto multo mais amplamente. Mas muitos parapsicólogos não têm a mínima condição disso, principalmente os pseudo-religiosos, como o padre Quevedo, Lauro Trevisan, Frei Albino etc. Eles não passaram à frente, pois se enrascaram no método e não podem resolver os problemas da área.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS MISTÉRIOS DO 11 DE SETEMBRO "PORQUE A VERSÃO OFICIAL NÃO PODE SER VERDADEIRA"

OS BARCOS AÉREOS DA TRIBO DROPA (também Dropas, Drok-pa ou Dzopa "Trabalho de Wegener"

O Astronauta de Palenque