Pular para o conteúdo principal

O MAIS POLÊMICO JORNALISTA BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS “CHATÔ O REI DO BRASIL”








Fernando Morais levou sete anos para reunir lances emocionantes da vida de Assis Chateaubriand, o mais polêmico jornalista brasileiro de todos os tempos.

Um pequeno imperador, o maior empresário de Comunicação do Brasil, com uma quantidade enorme de jornais e estações de rádio em São Paulo, no Rio, em Minas, no Sul e no Nordeste. Mas era sobretudo, um homem capaz de rigorosamente tudo: tanto de escrever em um artigo cáustico acabando com a vida de alguém quando de acabar literalmente com a vida do desafeto, simplesmente dando alguns tiros nele.

ONDE E QUANDO NASCEU
A gagueira não tinha sido a única mazela a infernizar a infância do menino  que assombrou os resquícios de memoria de Chateubriand. Além de gago, ele era feio. raquitico, amarelo e opilado. A cor da pelea palidez goianiense - denunciava os três séculos da malária acestral que desfigurava a população de Goiana pequena cidade da Zona da Mata pernanbucana de onde viera seu ramo materno.
Os pais de Chateubriand, Franciso José e Maria Crmem, tinham se casado muito jovens, pouco antes da proclamação da Republica. No dia em que ele nasceu, 4 de outubro de 1892 - Dia dos animais e de São Farncisco de Assis.

O CONVITE DA PRINCESA ISABEL
Em meados do ano, durante breve viagem a Paris, a princesa Isabel, filha de D. Pedro II e autora da lei que abolira a escravatura no Brasil, mandou convida-lo para passar um fin de semana no castelo da Família em EU, no Nordeste da França. Durante os anos em que trabalhara no Rio de Janeiro, ele encabeçara uma campanha, por meio de artigos no Correio da Manhã e no Jornal do Brasil, pela revogação do decreto que banira a Família Imperial do território brasileiro. Chateubriand acabou passando não dois, mas seis dias no Castelo d EU e passeando em companhia da princesa pelos campos de Normandia. Para não emocioná-la demais - quase uma octogenária, de cabelos inteiramente brancos, Isabel acabaria falecendo poucas semanas após aquele encontro -, ele ocultava a real situação em que se encontravam os negros no Brasil, para muitos doa quais a libertação não passara de um pedaço de papel.      

O ASSASSINATO DE JOÃO PESSOA
SE o rompimento político de Prestes representou um enorme transtorno para a Aliança, uma tragédia passional ocorrida semanas depois iria revigorar o movimento por todo o país, transformando-se no estopin de que os revolucionários tanto precisavam. João Pessoa fora assassinado com dois tiros em uma confeitária de Recife, na noite de 26 de julho. O matador era João Dantas. Embora o assassino fosse ligado por laços familiares a inimigos de Pessoa, ninguém tinha duvidas de que se tratara de um crime passional. Ao invadir, quatro dias antes do assassinato, o sobrado do Joven advogado João Dantas, inimigo declarado do Governador, os Policiais encontraram material politicamente muito mais explosivo do que balas e fuzis: pilhas de cartas de amor trocadas entre Dantas e sua amante, a joven e bela poetiza Anaíde Beiriz. Indignado com a invasão de sua casa e de sua intimidade, ao saber que João Pessoa viajara a Recife, João Dantas não teve duvidas: armou-se de um revolver invadiu a Confeitaria. a Glória, onde o governador confraternizava com amigos, e matou-o com dois tiros no peito.

A REVOLUÇÃO DE 30  

A alma de João Pessoa parecia afinal descansar em paz, mas Charteubriand soube por Osvaldo Aranha que a data da revolução tinha sido marcada: o movimento iria eclodir simultaneamente no Rio Grande do Sul, na Paraíba e em Minas Gerais no dia 26 de agosto, em homenagem ao trigésimo dia da morte do governador da Paraíba.

As cinco horas da chuvosa madrugada daquela sexta feira 3 de outubro de 1930. Chateaubriand chegava ao aeroporto do cais Pharoux, no centro do Rio, para embarcar nu hidroavião da Condor com destino a Porto Alegre. Como o tempo de voo previsto era de oito horas, o jornalista viajou certo de que chegaria á capital gaucha a tempo de se juntar as tropas revolucionárias.

ORDEM DE PRISÃO
Quando soube que Assis Charteubriand havia embarcado em direção ao Sul, Washington Luiz mandou que expelissem uma ordem de prisão contra ele, distribuia a todas as guarnições federais por onde ele pudesse passar.
Ignorando tudo isso, e sem saber sequer o que havia acontecido de fato em Porto Alegre na tarde anterior.

Continua

Trecho da Revista Audio 3                                                  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS MISTÉRIOS DO 11 DE SETEMBRO "PORQUE A VERSÃO OFICIAL NÃO PODE SER VERDADEIRA"

TODOS OS MISTÉRIOS FORAM DESVENDADOS NESTE DOCUMENTÁRIO RTP 2 - 11 de Setembro A Grande Farsa (Completo) NÃO FOI UMA AERONAVE QUE ATINGIU O PENTÁGONO ISTO JÁ ESTA PROVADO AUTOR QUE DENUNCIAVA 11/09 É ENCONTRADO MORTO AUTOR QUE DENUNCIAVA O 11 DE SETEMBRO COMO UM PLANO AMERICANO É ENCONTRADO MORTO JUNTO COM TODA FAMÍLIA Phillip Marshall, pesquisador, escritor e ex-piloto da CIA, foi encontrado morto em 2 de fevereiro de 2013, com sua esposa e filhos. Até mesmo o cão da família foi morto. As autoridades tratam a questão como suicídio, mas de acordo com aqueles que o conheciam Phillip, ele vivia com medo desde q...ue ele publicou seu livro "The Big Bamboozle: 9/11 e a Guerra ao Terror", em que culpa o governo dos Estados Unidos para os ataques. Phillip escreveu no livro que a administração Bush, com a cooperação de inteligência saudita, foi responsável pelos ataques terroristas de falsa bandeira 11 de setembro de 2001 às Torres Gêmeas. De ac

ARTUR BERLET E A REVELAÇÃO (UMA CIDADE COM 90 MILHÕES DE HABITANTES) NOSSO PLANETA O PRÓXIMO ALVO?

Aliás, todas as evidências indicam que existe mesmo uma certa raça malévola dos tripulantes de OVNI que tem um grande interesse em destruir a nossa civilização, muito possivelmente para se apoderar da Terra - um verdadeiro paraíso infelizmente tão desprezado e maltratado por nós mesmos! Nada, nada mesmo, impede que certas criaturas, tal como nos falam os relatos bíblicos sobre a "Tentação da Serpente", de tempos em tempos se aliem com algumas nações, fornecendo tecnologia e assim estimulando nos bastidores, e graças à nossa estupidez, o nosso próprio fim! Artur Belet, um brasileiro seqüestrado para exames por tripulantes de um OVNI no Estado do Rio Grande do Sul, ouviu de um deles precisamente isto: "Chegamos à conclusão que vocês não suportarão por durante muito tempo a curiosidade de ver o estrago que fazem todas as suas armas. E quando isso acontecer, não poderão escapar dessa devastação, porque com poucas bombas daquelas (nucleares) contaminarão tod

O PROJETO JANUS

Eis aqui um pequeno exemplo de poder: Imaginemos que sois o novo rei de um país e desejais ter a segurança de continuar sendo. Então, convocais separadamente duas pessoas das quais tendes a certeza de que elas farão o que lhes direis. Para uma dareis diretrizes “de esquerda” e a financiareis para que ela possa criar um partido.  Com a outra agireis da mesma forma, fazendo-a criar um partido “de direita”.  Acabais de dar vida a dois partidos de oposição, financiais a propaganda, os votos, as ações e estais exatamente a par de seus mínimos planos. O que significa que controlais os dois. Para que um partido tenha vantagem sobre o outro, só tendes de lhe dar mais dinheiro. Os dois chefes de partido crêem ter-vos a seu lado, e sois assim “amigo” dos dois.   O povo é assim, dessa forma, preso nesse vai-e-vem entre “esquerda” e “direita” e sequer pode imaginar que, como rei podeis ser a origem da dissensão. O povo até vai pedir-vos auxílio e conselho.  Golbery seria o idealizador do Projeto J