Pular para o conteúdo principal

O QUE É UMA CONSPIRAÇÃO?


Em Direito Penal, a conspiração é uma das formas de participação tentada no delito junto com a proposição e a provocação; além das formas de participação delitivas (cooperação necessária, cumplicidade e indução).

A conspiração pertence ao que em Direito Penal espanhol se denominam atos preparatórios puniveis, cujo castigo se baseia na periculosidade que tem a ação de implicar a outras pessoas em um futuro delito.

A conspiração constitui uma forma prévia à co-autoría, ou como alguns autores denominam, coautoría antecipada. A conspiração ao igual que o resto dos atos preparatórios puniveis é em si mesma delito(diferente ao facto ao que se dirige a conspiração).

No Direito Penal espanhol a conspiração regula-se no artigo 17.1 CP, "a conspiração existe quando duas ou mais pessoas se marcam para a execução de um delito e resolvem o executar". Esta definição de delito tem dado lugar a duas teorias dentro da doutrina espanhola:

- Para uma parte da mesma a conspiração é uma coautoría antecipada, pelo que requer que todos os que intervêm na mesma resolvam executar o delito como coautores.

- Para outra parte da doutrina simplesmente é necessário que os conspiradores influam na decisão de executar o delito.

Como a maior parte da doutrina ajusta-se à primeira das concepções explicarei as consequências da conspiração como coautoría antecipada:

1. Só são conspiradores quem reúnem as condições necessárias para realizar um delito, por exemplo, não pode ser conspirador quem resolve cometer prevaricación sem ser juiz.

2. Só são conspiradores porque tomam uma decisão firme de cometer o delito.

http://pt.encydia.com/es/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS MISTÉRIOS DO 11 DE SETEMBRO "PORQUE A VERSÃO OFICIAL NÃO PODE SER VERDADEIRA"

TODOS OS MISTÉRIOS FORAM DESVENDADOS NESTE DOCUMENTÁRIO RTP 2 - 11 de Setembro A Grande Farsa (Completo) NÃO FOI UMA AERONAVE QUE ATINGIU O PENTÁGONO ISTO JÁ ESTA PROVADO AUTOR QUE DENUNCIAVA 11/09 É ENCONTRADO MORTO AUTOR QUE DENUNCIAVA O 11 DE SETEMBRO COMO UM PLANO AMERICANO É ENCONTRADO MORTO JUNTO COM TODA FAMÍLIA Phillip Marshall, pesquisador, escritor e ex-piloto da CIA, foi encontrado morto em 2 de fevereiro de 2013, com sua esposa e filhos. Até mesmo o cão da família foi morto. As autoridades tratam a questão como suicídio, mas de acordo com aqueles que o conheciam Phillip, ele vivia com medo desde q...ue ele publicou seu livro "The Big Bamboozle: 9/11 e a Guerra ao Terror", em que culpa o governo dos Estados Unidos para os ataques. Phillip escreveu no livro que a administração Bush, com a cooperação de inteligência saudita, foi responsável pelos ataques terroristas de falsa bandeira 11 de setembro de 2001 às Torres Gêmeas. De ac

ARTUR BERLET E A REVELAÇÃO (UMA CIDADE COM 90 MILHÕES DE HABITANTES) NOSSO PLANETA O PRÓXIMO ALVO?

Aliás, todas as evidências indicam que existe mesmo uma certa raça malévola dos tripulantes de OVNI que tem um grande interesse em destruir a nossa civilização, muito possivelmente para se apoderar da Terra - um verdadeiro paraíso infelizmente tão desprezado e maltratado por nós mesmos! Nada, nada mesmo, impede que certas criaturas, tal como nos falam os relatos bíblicos sobre a "Tentação da Serpente", de tempos em tempos se aliem com algumas nações, fornecendo tecnologia e assim estimulando nos bastidores, e graças à nossa estupidez, o nosso próprio fim! Artur Belet, um brasileiro seqüestrado para exames por tripulantes de um OVNI no Estado do Rio Grande do Sul, ouviu de um deles precisamente isto: "Chegamos à conclusão que vocês não suportarão por durante muito tempo a curiosidade de ver o estrago que fazem todas as suas armas. E quando isso acontecer, não poderão escapar dessa devastação, porque com poucas bombas daquelas (nucleares) contaminarão tod

EXISTEM TRÊS TIPOS DE REBELDES NO MUNDO

O rebelde a natureza, o rebelde a ciência e o rebelde a verdade, eles eram figurados no inferno dos antigos pelas três cabeças de Cérbero. Eles são figurados na Bíblia por Coié, Dathan e Abiron. Na lenda maçonica, eles são designados por nomes que variam segundo as ritos. O primeiro que se chama ordinariamente Abiran ou assassino de Hiran, fere o grão-mestre com a régua. É a história do justo que se mata, em nome da lei, pelas paixões humanas. O Segundo, chamado Mephiboseth, do nome de um pretendente ridículo e enfermo à realeza de Davi, fere Hiram com a alavanca ou a esquadria. É assim que a alavanca popular ou a esquadria de uma louca igualdade toma-se o instrumento da tirania entre as mãos da multidão e atenta, mais infelizmente ainda do que a régua, à realeza da sabedoria e da virtude. O terceiro enfim acaba com Hiram com a machadinha, Como fazem os instintos brutais quando querem fazer a ordem em nome da violência e do medo, abafando a inteligência. O ramo de a