Pular para o conteúdo principal

II GUERRA MUNDIAL - Após 64 anos, Alemanha absolve 10 mil soldados que traíram Hitler.




II GUERRA MUNDIAL - Após 64 anos, Alemanha absolve 10 mil soldados que traíram Hitler.

Em 1942, o soldado alemão Ludwig Baumann decidiu que não queria mais fazer parte do massacre que Adolf Hitler estava promovendo pela Europa. Decidiu desertar. Mas foi pego e acabou condenado por trair a Alemanha. Este mês, no entanto, ele e milhares de outros "traidores" serão finalmente absolvidos pelo crime de ter abandonado a luta.

A reportagem é de Jamil Chade e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 16-08-2009.

Nesta semana, o Bundestag - o Parlamento alemão - acabará com o que está sendo chamado de o último tabu da 2ª Guerra: a reabilitação dos soldados alemães que desertaram e foram julgados por traição. No total, 30 mil jovens alemães abandonaram os campos de guerra nos anos 40. Cerca de 20 mil deles foram fuzilados por ordens da Justiça Militar nazista, que os acusaram de favorecer as tropas aliadas ou de servir como informantes.

Baumann, hoje com 87 anos, faz parte dos 10 mil soldados que, quase por milagre, escaparam da morte, seja nas trincheiras ou fuzilados após serem condenados. "Eu não queria matar ninguém. Nunca tive qualquer simpatia pelo que estávamos fazendo", afirmou Baumann, em entrevista por telefone ao Estado, de sua casa em Bremen, na Alemanha.

Por mais de 60 anos, Baumann foi considerado uma espécie de pária na sociedade alemã. Agora, ele está se preparando para o grande dia de sua "absolvição simbólica".

O debate sobre os desertores foi um tema sensível na Alemanha por décadas. Setores ligados ao Exército temiam que uma reabilitação desses soldados transmitisse um recado errado para a tropa atual, além de acabar qualificando como criminosos os juízes que decretaram a pena contra Baumann e outros 30 mil homens. "Esse é o último grande tabu da guerra", disse Baumann, que hoje lidera a associação de vítimas dos tribunais militares nazistas.

ENTRAVES

O primeiro passo para anular as sentenças nos tribunais militares na Alemanha foi dado em 1998, com a absolvição de qualquer pessoa condenada por razões políticas, militares, racistas, religiosas e ideológicas. Mas os desertores e traidores não foram contemplados.

Em 2002, uma lei reabilitou os desertores que não haviam sido julgados. Mas todos aqueles que foram condenados por "traição de guerra" continuaram sendo criminosos do ponto de vista jurídico. Na prática, contudo, a nova lei não tinha efeito, já que praticamente todos os desertores foram qualificados como traidores pelos tribunais militares nos anos 40.

Há três anos, a ministra da Justiça alemã, Brigitte Zypries, tentou dar uma explicação sobre o motivo pelo qual esses alemães não poderiam ser "perdoados": os soldados que traíram não poderiam ser absolvidos porque prejudicaram outros soldados alemães.

Foi apenas neste ano que o projeto de lei avançou. Até junho, parte do partido União Democrática Cristã (CDU), da chanceler Angela Merkel, ainda se opunha à reabilitação dos traidores. Mas, isolado e diante da pressão da opinião pública, o partido cedeu e aprovou a lei.

O principal argumento dos historiadores que defendem a absolvição dos desertores é o de que muitas das condenações por traição e milhares de fuzilamentos ocorreram de forma indiscriminada. "Hoje, estamos restaurando parte da dignidade dessas pessoas. Muitos já morreram, mas suas famílias podem tirar um peso das costas", disse Baumann.

ORQUESTRA VERMELHA

O maior temor do Exército era a Rote Kapelle (Orquestra Vermelha), nome dado pela Gestapo a um grupo de espionagem soviético que agia na Europa ocupada pelos nazistas e na Suíça durante a 2ª Guerra. A organização começou a ganhar adeptos, dentro e fora do Exército, em um movimento de oposição a Hitler. No fim de 1943, 150 membros do grupo foram mortos por defender o fim imediato do conflito.

Baumann admite que muitos dos desertores de fato passaram informações fundamentais para os americanos e para o Kremlin. "Não porque queríamos a morte de nossos companheiros. Só queríamos que a Alemanha se desse conta de que era preciso acabar com o massacre", disse o alemão.

Ao explicar o por quê de ter abandonado o Exército, Baumann diz que fugiu simplesmente para não morrer. "Nunca concordei com o que ocorria no campo de batalha. Eu me perguntava todos os dias sobre qual seria o destino das famílias dos lugares que nós ocupávamos", afirmou.

Sua fuga ocorreu em Bordeaux, cidade no sul da França, que era ocupada pelos nazistas em 1942. Baumann e seus companheiros mais próximos no quartel conversaram e decidiram que era hora de desertar.

A ideia era bastante ambiciosa: eles fugiriam para a parte da França que não estava ocupada e, de lá, para o Norte da África. O passo seguinte seria chegar aos EUA. Baumann conta que teve a ajuda da Resistência Francesa, mas que antes de chegar à França não ocupada foram capturados pelos nazistas.

"Fomos torturados e levados a julgamento. Em 40 minutos, a corte militar decretou a sentença de morte", disse. O alemão só não foi executado imediatamente porque seu pai tinha contatos no governo.

O ex-militar foi, então, levado para um presídio, onde permaneceu até 1944. Sua saga, no entanto, não terminou aí. Como não sabia que seu fuzilamento havia sido adiado, tentou fugir novamente. A ideia era promover um motim geral, com soldados espanhóis comunistas que haviam sido capturados e estavam na mesma prisão. Mas o plano fracassou.

Todos os espanhóis foram mortos. Baumann, mais uma vez, sobreviveu. A punição que ele recebeu pela tentativa de fuga foi ser enviado para combater no front soviético. A missão era considerada uma sentença de morte. Sua única escolha foi se ferir de forma tão grave que o Exército alemão não teria nenhuma outra alternativa a não ser enviá-lo de volta para casa, à espera do dia de sua execução. Mas a guerra terminou antes e ele sobreviveu novamente.

"Muitos amigos meus e vários companheiros de combate morreram com o estigma de ter traído a nação alemã. Mas a Alemanha está admitindo seus erros e permitindo que mais um tabu da pior parte de nossa história seja quebrado", concluiu Baumann.
Fonte IHU

COMENTÁRIO DO DONO DESTE BLOG RODRIGO VERONEZI GARCIA


Respondendo ao amigo que postou que desertores devem ser fuzilados, eu não postei o seu comentário aqui porque acho um absurdo se falando na Alemanha nazista, eles não serviam a um Governo, serviam a um assassino chamado Hitler, soldados não são assassinos eles defendem a independência de seu povo, tenho muito orgulho destes nobres soldados que traíram a Hitler e salvaram a humanidade de uma desgraça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS MISTÉRIOS DO 11 DE SETEMBRO "PORQUE A VERSÃO OFICIAL NÃO PODE SER VERDADEIRA"

TODOS OS MISTÉRIOS FORAM DESVENDADOS NESTE DOCUMENTÁRIO RTP 2 - 11 de Setembro A Grande Farsa (Completo) NÃO FOI UMA AERONAVE QUE ATINGIU O PENTÁGONO ISTO JÁ ESTA PROVADO AUTOR QUE DENUNCIAVA 11/09 É ENCONTRADO MORTO AUTOR QUE DENUNCIAVA O 11 DE SETEMBRO COMO UM PLANO AMERICANO É ENCONTRADO MORTO JUNTO COM TODA FAMÍLIA Phillip Marshall, pesquisador, escritor e ex-piloto da CIA, foi encontrado morto em 2 de fevereiro de 2013, com sua esposa e filhos. Até mesmo o cão da família foi morto. As autoridades tratam a questão como suicídio, mas de acordo com aqueles que o conheciam Phillip, ele vivia com medo desde q...ue ele publicou seu livro "The Big Bamboozle: 9/11 e a Guerra ao Terror", em que culpa o governo dos Estados Unidos para os ataques. Phillip escreveu no livro que a administração Bush, com a cooperação de inteligência saudita, foi responsável pelos ataques terroristas de falsa bandeira 11 de setembro de 2001 às Torres Gêmeas. De ac

ARTUR BERLET E A REVELAÇÃO (UMA CIDADE COM 90 MILHÕES DE HABITANTES) NOSSO PLANETA O PRÓXIMO ALVO?

Aliás, todas as evidências indicam que existe mesmo uma certa raça malévola dos tripulantes de OVNI que tem um grande interesse em destruir a nossa civilização, muito possivelmente para se apoderar da Terra - um verdadeiro paraíso infelizmente tão desprezado e maltratado por nós mesmos! Nada, nada mesmo, impede que certas criaturas, tal como nos falam os relatos bíblicos sobre a "Tentação da Serpente", de tempos em tempos se aliem com algumas nações, fornecendo tecnologia e assim estimulando nos bastidores, e graças à nossa estupidez, o nosso próprio fim! Artur Belet, um brasileiro seqüestrado para exames por tripulantes de um OVNI no Estado do Rio Grande do Sul, ouviu de um deles precisamente isto: "Chegamos à conclusão que vocês não suportarão por durante muito tempo a curiosidade de ver o estrago que fazem todas as suas armas. E quando isso acontecer, não poderão escapar dessa devastação, porque com poucas bombas daquelas (nucleares) contaminarão tod

O PROJETO JANUS

Eis aqui um pequeno exemplo de poder: Imaginemos que sois o novo rei de um país e desejais ter a segurança de continuar sendo. Então, convocais separadamente duas pessoas das quais tendes a certeza de que elas farão o que lhes direis. Para uma dareis diretrizes “de esquerda” e a financiareis para que ela possa criar um partido.  Com a outra agireis da mesma forma, fazendo-a criar um partido “de direita”.  Acabais de dar vida a dois partidos de oposição, financiais a propaganda, os votos, as ações e estais exatamente a par de seus mínimos planos. O que significa que controlais os dois. Para que um partido tenha vantagem sobre o outro, só tendes de lhe dar mais dinheiro. Os dois chefes de partido crêem ter-vos a seu lado, e sois assim “amigo” dos dois.   O povo é assim, dessa forma, preso nesse vai-e-vem entre “esquerda” e “direita” e sequer pode imaginar que, como rei podeis ser a origem da dissensão. O povo até vai pedir-vos auxílio e conselho.  Golbery seria o idealizador do Projeto J